Rafagnelli, do Expresso da Vitória, estaria completando 100 anos nesta 6ª-feira
Sexta-feira, 05/03/2021 - 11:41
EstudeVasco @EstudeVasco
05/03/1921 – CENTENÁRIO DE RAFAGNELLI

Hoje comemoramos o nascimento do argentino Ramón Roque Rafagnelli, ídolo vascaíno da década de 40 e o estrangeiro com mais títulos da história do Gigante.

Trajetória (thread) e números (imagem) do xerife do Expresso 👇🏽



Rafagnelli foi revelado pelo Unión da Argentina em 1941, e jogou pelo time de Santa Fé até pelo menos abril de 1943. Foi cobiçado por River e Boca, mas acabou sendo comprado pelo Vasco de Ondino Vieira.

Rafagnelli estreou pelo Vasco no dia 28 de Agosto de 1943, numa goleada vascaína sobre o Bonsucesso pelo Campeonato Carioca, e desde então se firmou na titularidade do time que em 2 anos seria apelidado de "Expresso da Vitória".

No final de 1945, em matéria ao jornal El Litoral de Santa Fé, Rafagnelli é destacado como um dos melhores zagueiros do Brasil. O jornal ainda comparou o futebol do Vasco ao da Lá Máquina do River Plate, e aponta que o time era conhecido como "El Expresso".

Em 45 e 47 foi um dos grandes destaques dos títulos cariocas invictos do Vasco, sendo eleito pelo O Globo Sportivo como melhor zagueiro pela esquerda do campeonato nos dois anos.

Rafagnelli atuou em 5 das 6 partidas do Vasco pelo Sul-Americano de Campeões em 48. Por causa de uma lesão, não atuou contra o Colo-Colo, e apesar de ter se recuperado rápido, a comissão vascaína considerou arriscado que ele começasse a decisão contra o River.

O argentino acabou entrando aos 19 minutos do 2º tempo da decisão no lugar de Wilson, que saiu lesionado. Ele manteve o bom nível de atuação de seu companheiro e ajudou o Vasco a conquistar o título sul-americano.

Não se sabe exatamente o porquê, mas Rafagnelli jogou pouquíssimas vezes no resto da temporada de 48. Muitos acreditam que ele tenha se desentendido com Flávio Costa por não ter começado o jogo contra o River e por isso teria perdido espaço no time.

Rafagnelli jogou seus últimos jgs pelo Vasco no dia 4 de Julho pelo Torneio Início de 48, qdo ajudou o time a levantar a 2ª taça na temporada.

Em 49, Rafagnelli, junto ao seu companheiro vascaíno Djalma, se transferiu para o Bangu.

Encerraria sua carreira em 54, no Palmeiras.

É até hoje o estrangeiro com mais títulos pelo Vasco na história. Ainda é também o jogador argentino de linha com mais partidas e vitórias vestindo a camisa cruzmaltina.

Fonte: Twitter EstudeVasco