Natação Paralímpica: Multicampeã pelo Vasco, Lídia Cruz tem chance de disputar Paralimpíada
Segunda-feira, 08/02/2021 - 15:39
Lídia Cruz é uma das paratletas do Vasco de destaque. Multicampeã, ela tem muito orgulho de compartilhar o orgulho que sente por ser torcedora do clube e ser integrante do projeto paralímpico. A jovem tem 18 anos e veste a camisa do Gigante da Colina de domingo a domingo. No Parque Aquático de São Januário, Lídia escreve sua história de sucesso desde 2016 e atualmente tem chances de ir disputar uma paralimpíada. A nadadora destacou sobre a importância do projeto inclusivo do Vasco.

– Eu tenho uma admiração imensa pelo Vasco. O Clube é o único do Rio de Janeiro que abre as portas para os atletas paralímpicos. Nós nos esforçamos dando o nosso máximo para honrar essa camisa e ajudar da melhor forma colocando o Vasco no ranking- expressou Lídia, que em seguida brincou com o fato de ser multicampeã pelo Vasco.

Eu sou a segunda melhor no ranking Nacional da minha classe e só perco para outra vascaína que é a Joana. Ela também é atleta do Vasco. O pódio é Vasco- destacou Lídia.

A natação paralímpica entrou na vida da jovem durante o processo de reabilitação e atualmente ela compete na classe S5. O professor a encaminhou para a técnica e coordenadora da modalidade, Lívia Prates. Como ela se destacava dos outros adolescentes, Lídia entrou direto para as disputas na categoria profissional.

A primeira competição da paratleta foi em 2017, um regional no Rio de Janeiro, e a intenção ao se inscrever no campeonato era apenas experimentar a sensação. Logo na estreia em competições, Lídia conquistou três medalhas de pratas. No ano seguinte, 2018, a jovem conquistou cinco medalhas, sendo quatro de prata e uma de ouro no regional do Rio Grande do Sul. Naquele mesmo ano, Lídia alcançou o índice para competição Nacional.

Infelizmente por questão de saúde ela ficou de fora do campeonato. Ainda, em 2018, a nadadora terminou o ano entre os oito melhores paratletas brasileiros e por isso ela foi selecionada para competir duas provas. Individualmente, Lídia conquistou três medalhas de bronze e o terceiro melhor lugar entre os nadadores do Brasil da classe S5. Naquela competição ela fez um revesamento e a equipe celebrou a medalha de prata.

O ano de 2019 começou bem movimentado para vascaína. No regional Rio Sul- Curitiba, ela ganhou mais sete medalhas, sendo cinco provas individuais e dois revesamentos, obtendo sucesso nos cinco índices para a fase Nacional. Quando chegou na competição, ela medalhou em todas as cinco provas disputadas.

No mesmo ano, por intermédio da Lívia, a equipe paralímpica que compete com a Lídia entrou como atleta de uma universidade e todos ganharam bolsas como parceria. Lídia cursa fisioterapia com 100% de bolsa por competir pela faculdade. Nas três provas que foram disputadas no torneio universitário, a jovem ganhou duas medalhas de ouro e uma de prata. Ainda no final de 2019, no Campeonato Brasileiro, Lídia competiu cinco provas, sendo quatro valendo medalhas. Nessa competição ela bateu um recorde do Campeonato de 200 metros livre, foi ouro nos 100 metros peito, prata nos 50 metros costas e prata nos 100 metros livre.

Como em 2020 a pandemia impactou todos os esportes no Brasil, com a natação paralímpica não foi diferente. Naquele ano no regional Rio Sul- Vitória, Lídia participou de dez provas e conquistou mais nove medalhas para a coleção. Foram sete ouros e duas pratas em sete probas individuais e dois revesamentos.



Fonte: Site oficial do Vasco