Ex-VP geral Sonia Andrade pede mais mulheres na diretoria do Vasco e clube responde
Quarta-feira, 03/02/2021 - 00:50
Em entrevista ao site Lance, a ex-2ª vice-presidente geral do Vasco, Sonia Andrade, pediu maior presença feminina em cargos de gestão do clube. Ela chegou a sugerir uma legislação que obrigue os clubes a ter 30% de mulheres em cargos de gestão:

"Entendo que a gestão Jorge Salgado irá dar continuidade e aprimorar as ações praticadas pela gestão passada: pagamento de dívidas, aprimoramento e modernização administrativa e patrimonial do clube, maior investimento no futebol, dentre outras. Infelizmente, após a posse de todos os poderes do clube, constatei a falta de uma mulher no cargo de gestão, apesar do crescente número de conselheiras dentro do Conselho Deliberativo. Precisamos brigar por cotas de mulheres na gestão do futebol brasileiro assim como ocorre em partidos políticos, onde 30% tem que ser destinados para as mulheres", declarou Sonia, que participou da administração Campello, ao Lance.

Procurado pela publicação, o Vasco se manifestou por meio de uma nota. Veja:

"Um dos principais objetivos políticos da gestão Jorge Salgado é elevar o nível de debates nos Conselhos, tornando o ambiente mais saudável e atraente para o ingresso não só de novas mulheres, mas de sócios do Vasco da Gama de uma forma geral.

Teremos essa preocupação também na administração do Clube. Essa é uma premissa, inclusive, listada no planejamento estratégico da pasta de Responsabilidade Social.

Soma-se isso à dificuldade de encontrar mulheres com cinco anos de vida associativa ininterruptos, que é o que você precisa para ser elegível e participar de uma chapa, e a consequência é a ausência dessas figuras de liderança femininas, o que não quer dizer que hoje não existam no Clube, mas ainda não estão posicionadas na Vice-Presidência.

Estamos desenvolvendo políticas de compliance, com códigos de ética e conduta, dentre outras ações, para que consigamos encorajar cada vez mais mulheres a terem maior atuação na vida social do Clube, para que futuramente participem mais do Conselho, sejam mais indicadas para chapas, e consequentemente estejam cada vez mais inseridas na política do Vasco."

Fonte: NETVASCO