Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Vanderlei Luxemburgo após Red Bull Bragantino 4 x 1 Vasco
Quinta-feira, 21/01/2021 - 00:38
O técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo, reconheceu que sua tentativa de escalação no primeiro tempo não deu resultado. Ele tirou Juninho ainda na primeira etapa para entrada de Pikachu - no fim das contas, o resultado não veio, com goleada de 4 a 1 para o Bragantino, em Bragança Paulista (SP). O resultado colocou o Vasco, de novo, na beira da zona de rebaixamento com 32 pontos.

O Fortaleza, com os mesmos 32 pontos, enfrenta o Santos, nesta quinta-feira, às 19h, no Castelão. No sábado, o Vasco enfrenta o Atlético-MG, em São Januário. Luxemburgo já antecipou a escalação do argentino Benítez, que ficou no Rio de Janeiro para aprimorar a forma física.

O treinador vascaíno fez um apelo de união para os últimos oito jogos do Vasco no Brasileiro. Pediu todos esforços para manter o Vasco na Série A do Brasileiro na edição de 2021.

- Temos oito jogos para nos mantermos na primeira divisão. Cabe a nós nos envolvermos para isso. Nós, a direção, a torcida, os jogadores, todos. São oito jogos decisivos. Tudo o que puder ser feito para envolver esse ambiente tem de ser feito. Agora, criar um ambiente hostil não vai nos ajudar. Falei aos jogadores que o placar foi elástico pelo o que jogaram no segundo tempo - opinou Vanderlei, que questionou mais de uma vez o critério de Leandro Vuaden, no lance do terceiro gol do Bragantino.

- Fizemos o gol e ficamos em cima deles. Aí, teve a falta no Andrey e praticamente decidiu. A gente estava perto de empatar, mas depois bateu o desânimo. Para mim tem a ver a interpretação do Vuaden nos lances de faltas. Não estou dizendo que ele errou. Foi critério diferente. Mas não tenho do que reclamar - disse Vanderlei Luxemburgo.

O treinador explicou a tentativa da escalação inicial, com Andrey, Caio Lopes, Leo Gil e Juninho no meio de campo. E quando foi questionado sobre a substituição de Talles Magno, no intervalo, pela segunda vez consecutiva, cobrou do atacante mais vontade.

- Talles precisa se reencontrar com a motivação, com a vontade. Ele é um grande jogador, continuo achando ele um grande jogador, mas só isso não basta. Eu gosto dele, vamos continuar apostando e a gente não pode queimá-lo. Agora, eu posso sacá-lo do time com ele não indo bem - disse o treinador.

Sobre as mudanças na escalação inicial, o treinador do Vasco explicou:

- Eu tentei uma situação de começo de jogo, com o Juninho. Mudei ele para a esquerda. Eles encaixavam a bola por dentro. Mudei. Não deu certo o que tentei, então, não tem porque esperar o intervalo para mudar. Depois, tivemos mais posse, um pouco mais de tranquilidade e começamos a jogar bola. As mudanças que fiz depois foram em função do que vi dentro do jogo - explicou o técnico.

Técnico e diretor criticam critérios

Vanderlei Luxemburgo evitou criticar duramente Leandro Vuaden, mas questionou o critério na marcação de falta em lances de Carlinhos, no ataque do Vasco, e de Andrey, na defesa, na jogada que terminou em gol de Claudinho. O terceiro do Bragantino.

- Só tenho a lamentar... Não reclamo em si da arbitragem. Os árbitros são corretos, eles erram pois são serem humanos. Eu só acho que deixar o jogo correr acaba com o critério. Assim, marca uma falta e não marca outra igual. Teve uma do Carlinhos, que ele deu. E no Andrey, ele não deu e saiu o gol. Falta é falta. Não pode deixar o jogo correr assim. Ao meu ver, a falta no Andrey que ele não deu foi igual a uma que ele deu do Carlinhos no ataque. Deixou um seguir e outro não. Existem as faltas, as não faltas. As faltas têm que ser dadas, falta é falta. Não estou reclamando por que não deu a falta no Andrey. Estou reclamando que deu a falta no Carlinhos e depois houve um lance parecido ou igual ao meu ver - questionou Vanderlei.

Depois da coletiva de imprensa, o diretor executivo de futebol do Vasco, Alexandre Pássaro, pediu a palavra e fez pronunciamento com tom acima. Questionou o critério de Leandro Vuaden e usou o verbo repudiar para classificar a arbitragem do árbitro gaúcho.

"Benítez ficou no Rio para se preparar"

O treinador voltou a usar Carlinhos e Vinicius, na segunda etapa. A dupla não foi nem relacionada na derrota para o Coritiba, em São Januário. Vanderlei adiantou que Benítez será titular contra o Atlético-MG, no próximo sábado. Ele explicou a decisão de deixá-lo no Rio de Janeiro treinando.

- Jogamos em casa contra o Coritiba, era um jogo de confronto direto. Ele mesmo mal preparado, a minha ideia era usá-lo 20 minutos. Com a expulsão do Henrique, usei ele meio tempo. Houve desgaste. Analisando o contexto, esse jogo aqui seria difícil com ou sem Benítez. Ele ficou no Rio para se preparar para entrar em condição melhor contra o Atlético-MG. Havia o risco de uma lesão aqui. Preferi, conversei e ele entendeu. Achou o melhor também. O campeonato não termina hoje. Benítez está guardado e temos oito jogos para decidir a nossa permanência na série A - disse o técnico.

Fonte: ge