CBF lança documentário 'Geração Joga Bola: A Nossa Copa', com participação de Talles Magno; assista
Sábado, 02/01/2021 - 06:42
Domingo, 17 de novembro de 2019. Em pleno horário nobre, na TV aberta, uma decisão de Copa do Mundo FIFA atraiu a atenção dos fãs da Seleção Brasileira. Direto do estádio Bezerrão, na cidade do Gama-DF, o narrador Gustavo Villani informava aos espectadores sobre aquele Brasil x México e quem eram os meninos que buscariam o tetracampeonato da categoria sub-17 para o Brasil naquela noite. Em campo, uma geração formada por jovens promissores nascidos em 2002, ano da última conquista brasileira em uma Copa do Mundo entre os profissionais.

A trajetória de Kaio Jorge, Gabriel Veron, Peglow, Lázaro e cia, no entanto, começa muito antes daquela virada emocionante contra os mexicanos, com direito a gol marcado nos últimos minutos. Esse é o roteiro de "Geração Joga Bola - A Nossa Copa", o primeiro webdocumentário produzido pela CBF TV e disponível no canal oficial, na plataforma Youtube. Dividido em cinco episódios, com cerca de 10 minutos cada, o documentário mostra bastidores exclusivos da campanha invicta na primeira Copa do Mundo de categoria de base realizada no Brasil.

A série documental contextualiza como a equipe treinada por Guilherme Dalla Déa se preparou técnica, física e mentalmente para a disputa do campeonato mais importante do mundo para atletas até 17 anos. Com registros feitos desde a preparação, na Granja Comary, passando por momentos nos vestiários e a concentração em Brasília e Goiânia, a CBF TV resgata situações vividas pela delegação e histórias curiosas contadas em entrevistas com os protagonistas da história um ano após a conquista.

'A Nossa Copa' traz imagens cinematográficas cedidas pela FIFA Films e revisita conteúdos produzidos pelo jornalismo da TV Globo, emissora detentora dos direitos da competição. O tema de abertura da série é assinado com exclusividade por "Papatinho". Batizada como "Tem que respeitar", a batida é inspirada no samba autoral criado pelos jogadores e comissão técnica durante a campanha da Copa do Mundo.

NAVEGUE ABAIXO PELOS EPISÓDIOS:

Geração JOGA BOLA - A Nossa Copa | EP. 1: Mente campeã

"É a primeira Copa do Mundo de categorias de base realizada no Brasil". A frase do treinador da Seleção Brasileira, Guilherme Dalla Déa, dá a dimensão da responsabilidade dos 21 convocados para a Copa do Mundo Sub-17 FIFA 2019. O grupo se apresenta para a preparação na Granja Comary sob incertezas e sem o seu camisa 10. É hora de mostrar como se constrói um time mentalmente forte, unido e vencedor.



Geração JOGA BOLA - A Nossa Copa | EP. 2: O primeiro passo

A Seleção Brasileira desembarca em Brasília para a estreia na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA Sub-17. Canadá é o primeiro adversário. Goleada de 4 a 1 para a alegria do torcedor no Estádio Bezerrão. No segundo jogo contra a Nova Zelândia, nem mesmo a expulsão de Yan, consegue ameaçar a classificação brasileira. O time apresenta uma de suas virtudes: a superação. Veron marca golaço contra a Angola e comemora de forma inusitada. Na concentração, um clássico na Libertadores da América mexe com os companheiros de quarto Daniel Cabral e Pedro Lucas.



Geração JOGA BOLA - A Nossa Copa | EP. 3: Coletivo > individual

Não foi fácil vencer o Chile nas Oitavas de Final da Copa do Mundo Sub-17. Com um chutaço do nosso "Bomberman" Diego Rosa, o Brasil consegue a primeira grande virada na fase decisiva da disputa. O grupo sofre a perda de Talles Magno, cortado por motivo de lesão. Sem um de seus principais jogadores, a Seleção mostra a força da coletividade. Pedro Lucas substitui o camisa 11 nas quartas de final contra a Itália. O último convocado aproveita a oportunidade e dá dois passes para a vitória de 2 a 0. A ida de um torcedor mirim ao treino e a visita ao Hospital do Câncer de Goiânia dão um tom emocionante no caminho vitorioso do Brasil.



Geração JOGA BOLA - A Nossa Copa | EP. 4: Jogo dos Sonhos

Brasil x França. Seria uma final antecipada? As duas melhores seleções da Copa do Mundo FIFA Sub-17 2019 frente a frente valendo um lugar na grande decisão. Quem garantiu o ingresso para estar no Estádio Bezerrão naquele dia 14 de novembro presenciou o jogo mais emblemático da história das categorias de base da Seleção Brasileira. Uma noite épica, com uma virada espetacular saindo dos pés de um cara iluminado. O jogo que todo atleta de futebol sonha viver algum dia. A camisa que entorta o varal em seu estado mais puro. Merece um capítulo à parte.



Geração JOGA BOLA - A Nossa Copa | EP. 5: Tem que respeitar! (Disponível em 29/12)



Ficha Técnica "Geração JOGA BOLA - A Nossa Copa"

Roteiro e Direção: Bruno Pacheco & Rafael Carmo - Direção de Fotografia: Joilson Marcone - Entrevistas e Pesquisa: Bruno Pacheco - Edição/Colorização: Rafael Carmo - Designer Gráfico/Parallax: Marco Miagostovich - Música Vinheta: Papatinho - Edição de Som/SFX: Rafael Carmo - Operação de Câmera: Joilson Marcone, Leandro Lopes - Imagens Aéreas: Leandro Lopes - Narração: Felipe Santos, Gustavo Villani - Imagens: CBF TV, FIFA FILMS - Fotos: Alexandre Loureiro - Produção: CBF TV Equipe CBF TV - Diretor de Comunicação: Douglas Lunardi - Gerente de Comunicação: Fernando Torres - Coordenador Digital: Lucas Varidel - Assessor de Comunicação: Jorge Tripoli - Produtores de Vídeo: Joilson Marcone, Leandro Lopes - Produtor de Conteúdo: Matheus Meyohas - Redes Sociais: Lucas Cascão Entrevistados Matheus Donelli - Pedro Lucas - Henri - Yan Couto - Daniel Cabral - Luan Patrick - Gabriel Veron - Lázaro - Diego Rosa - Kaio Jorge - João Peglow - Talles Magno - Guilherme Dalla Déa - Phelipe Leal

Fonte: CBF