Globo e SBT têm interesse em transmitir o Estadual 2021
Sexta-feira, 25/12/2020 - 01:31
As negociações para venda dos direitos do Campeonato Carioca avançaram entre clubes, Ferj e televisões. Há uma proposta encaminhada para explorar múltiplas plataformas, sem estar preso em uma só empresa, e atingir renda similar ao contato anterior da competição. Na TV Aberta, o SBT e a Globo, que rescindiu o compromisso anterior, estão interessados - há a possibilidade de um pay-per-view da competição.

Quem está comandando o empacotamento do Carioca é o ex-executivo da Globo Marcelo Campos Pinto. Ele já convenceu os dirigentes de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo a negociarem juntos com a Ferj.

Houve interesse acima do esperado pelos dirigentes de clubes. A Globo, que rescindiu seu contrato que iria até 2024, fez uma proposta em valores menores do que os R$ 120 milhões originais. Inicialmente, não foi aceito. Mas a emissora segue monitorando o caso.

Houve um avanço em outra direção com uma proposta por diversas plataformas vendidas a diferentes empresas. Está praticamente fechado que não haverá concentração dos direitos em uma empresa. Assim, o SBT é apontado como um candidato a ocupar a faixa de TV Aberta. Além disso, seriam exploradas outras mídias para aumentar a renda.

Pela proposta que está sendo alinhavada, os clubes poderiam conseguir até R$ 17 milhões, um valor próximo ao que era pago a Globo. Mas isso dependeria de se atingir determinados parâmetros.

Entre eles, estaria a exploração de uma plataforma de pay-per-view própria da competição. Nesse caso, cada clube ficaria com o percentual do que for arrecadado pela sua torcida.

Isso atenderia a demanda do Flamengo de ser recompensado por gerar mais receita para a competição. Se for feito dessa forma, há, sim, possibilidade real de os outros clubes aceitaram.

Em 2020, o Flamengo não aceitou fechar com a Globo pelo mesmo valor ofertado aos outros clubes. Pediu mais dinheiro a emissora que não quis pagar. A disputa, envolvendo até a MP do Mandante editada pelo governo federal, gerou um vai e vem nas transmissões. Ao final, a emissora rescindiu o acordo. Se a Globo voltasse ao Carioca, seria por valores menores e aí os jogos seriam incluídos em seu ppv.

Quem acompanha as negociações do Carioca de perto prevê novidades para os próximos dias.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL