Germán Cano é responsável por mais de 70% dos pontos do Vasco no Brasileiro
Terça-feira, 15/12/2020 - 11:11
O gol de Germán Cano nos últimos minutos do clássico do último domingo, contra o Fluminense, foi o 11º do atacante argentino no Brasileirão 2020. Mais do que quantidade, ele é decisivo, o camisa 14 do Vasco vem mostrando toda a sua importância para o time lutar contra mais um rebaixamento. É disparado o jogador que mais fez gols que geraram pontos a sua equipe na competição.

Foram computados na lista os gols que são responsáveis diretos por pontuação das equipes. Exemplo: o primeiro gol de uma vitória por 3x0, o gol da virada de um 3x1, ou o segundo gol do time num 2x2. Neste quesito, sem Cano, o Vasco teria apenas sete pontos no Brasileirão. Estaria virtualmente rebaixado.



Por mais que o futebol seja um esporte coletivo e a reflexão acima acabe um pouco simplista, o argentino consegue o desempenho em uma equipe que passou boa parte da competição com organização ofensiva abaixo da média. Ou seja, Cano foi pouco alimentado, mas mesmo assim dá a resposta. O que aconteceria se recebesse ''bolas açucaradas'' com mais frequência?

No início do campeonato, ainda treinado por Ramon Menezes, o Vasco tinha ideias ofensivas mais bem elaboradas. Em virtude do pouco tempo de trabalho e da falta de reposição quando algumas peças eram desfalques, o time oscilava bastante na produção, mas ao menos o cenário era melhor que o visto atualmente.

Com Ricardo Sá Pinto o Cruzmaltino passou a dar prioridade a organização defensiva e jogar em contra-ataques. Quando eles não são possíveis, as ligações diretas são constantes, mas falta um complemento a isso. Muitas vezes o time faz o passe longo, mas não se mobiliza para ganhar a ''segunda bola'' ou ter movimentos de ataque à profundidade na sequência.

Mesmo diante do caos, Cano mostrou-se eficiente em qualquer uma das duas realidades. Bom trabalho de observação do Vasco em cima de um atleta que já chegou ao clube com 31 anos, vinha de ótima passagem pelo Independiente Medellín, mas havia decepcionado em sua ida ao futebol mexicano pouco antes.



Dono de ótimo posicionamento na área e precisão nas finalizações, Germán também possui um senso de urgência apurado nos lances. Define rápido as jogadas e geralmente marca seus gols com um toque só na bola. Não se trata de um atacante de explosão, mas tem velocidade razoável, e não acrescenta ao sair da área para auxiliar os companheiros na criação de jogadas. É um atacante de finalização! Faz diagonais curtas entre os zagueiros e se coloca para empurrar a bola pra dentro com inteligência.

Seja qual for o futuro do Vasco no Brasileirão 2020, uma coisa é certa: Cano terá sido o responsável direto por uma manutenção na Série A ou por evitar um rebaixamento precoce. Jogador primordial para o time!

Fonte: Blog Rodrigo Coutinho - UOL