Germán Cano e Martín Benítez podem voltar a atuar juntos após um mês
Quarta-feira, 09/12/2020 - 08:22
Ricardo Sá Pinto está na corda bamba, mas tem uma excelente possibilidade para o clássico contra o Fluminense, domingo, às 20h30 (de Brasília), em São Januário. Após quase um mês, Cano e Benítez, os dois grandes destaques do Vasco em 2020, poderão voltar a jogar juntos. Sob orientação do português, aliás, só formaram dupla em apenas duas oportunidades.

A principal notícia, porém, é inegavelmente o provável retorno de Germán Cano. Depois de 10 dias em isolamento por ter testado positivo para a Covid-19, período em que desfalcou o time em três partidas, ele retomou os treinamentos no CT nesta terça-feira.

Números sem Cano são sofríveis

Cano desfalcou o Vasco 10 vezes em 2020, e o retrospecto é desanimador. O time somou cinco pontos de 30 possíveis, o que corresponde a um aproveitamento de 16,6%.

A única vitória sem Cano foi na segunda fase da Copa Sul-Americana, contra o Caracas, em São Januário. O também centroavante Tiago Reis fez o gol do jogo.

Aliás, falando em ataque, nos 10 jogos sem Germán Cano os números ofensivos são pífios: quatro gols (média de 0,4 por jogo).

Com Cano em campo, aproveitamento cresce

Embora não seja aproveitamento condizente com o tamanho do clube, o Vasco conquistou 47,2% dos pontos disputados com Germán Cano em campo - 13 vitórias, 12 empates e 11 derrotas. Trata-se quase do triplo sem ele.

A média de gols também tem impacto significativo com o gringo em campo. São 36 gols em mesmo número de jogos. Vinte deles são de Cano - 55,5% do total.

Benítez e Cano juntos depois de quase um mês

Benítez e Cano não entram em campo juntos desde 14 de novembro, quando o Vasco fez sua melhor atuação com Ricardo Sá Pinto e venceu por 2 a 0 o Sport - a última vitória do time a a única sob comando do português no Brasileiro. Os gols foram marcados pelo centroavante argentino. A dupla portenha só fez outro jogo com o português à frente da equipe, a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, em São Januário.

Na sequência, o Vasco atuou seis vezes, com três empates e três derrotas. Benítez testou positivo para a Covid-19 e desfalcou o time contra Fortaleza (0 a 0), São Paulo (1 a 1) e no jogo de ida com o Defensa y Justicia (1 a 1). Pela mesma razão, Cano foi baixa nos três confrontos posteriores: Ceará (1x4), Defensa (1x1) e Grêmio (0x4).

Com Cano e Benítez juntos em campo, o aproveitamento do Vasco em pontos conquistados (52,6%) e gols marcados (24) cresce. Nos 19 jogos da dupla, nove vitórias, três empates e sete derrotas. Cano marcou 12 vezes, e Benítez, duas.





Fonte: ge