Jorge Salgado fala sobre reunião com Campello e sugere trégua com Leven Siano por meio de nova eleição
Terça-feira, 08/12/2020 - 20:00
Candidato da chapa "Mais Vasco", Jorge Salgado classificou como positiva a primeira reunião de transição que teve hoje (8) com o atual presidente cruzmaltino, Alexandre Campello. O empresário destacou a receptividade do dirigente e afirmou que o mandatário "abriu" o clube.

"Ele abriu o clube para nossa equipe, vai manter um entendimento com a equipe dele e, todas as informações, ele disse que seriam passadas sem nenhum tipo de problema", declarou ao UOL Esporte.

Salgado - que esteve na companhia de seu 1º vice-geral, Carlos Osório, do 2º vice-geral, Roberto Duque Estrada, e do vice-jurídico, José Cândido Bulhões - deu mais detalhes do encontro. Ele ressaltou, por exemplo, o interesse de Campello em que o possível futuro presidente já assuma tomando conhecimento do que se passa internamente no Vasco:

"Foi o primeiro contato. Marcamos essa reunião basicamente para nos apresentarmos, iniciarmos o processo, mostrarmos algumas coisas que precisamos de informação, entregar isso a ele e criar uma rotina de procedimentos em relação a essas informações, mas a receptividade, do ponto de vista do Campello, foi muito boa, amigável, colocou o clube à disposição da melhor maneira possível. Ele acha que temos que agir mesmo, está a mais ou menos um mês do término do mandato e ele mesmo tem interesse de que tomemos ciência do que acontece".

Proposta de trégua a Leven

Jorge Salgado, que foi declarado vencedor da eleição do dia 14 de novembro, também sinaliza com uma proposta de trégua com o candidato Leven Siano, que se proclama vencedor do pleito do dia 7. O líder da "Mais Vasco" sugere que eles retirem suas ações e participem de uma nova votação com a chancela da Justiça.

"O que tenho sugerido, mas tentei falar com o Leven e não consegui, é construir uma saída para parar com essas ações. Minha proposta é no sentido de todos os candidatos retirarem suas ações e o Vasco chamar para uma nova eleição com carimbo do judiciário. Este seria o ideal. Essa construção de entendimento é a única saída para resolver o imbróglio político. O presidente eleito não terá ação na Justiça para perturbar ele nos próximos meses e anos, seria muito bom para o clube. Seria muito ruim continuar com essa briga na Justiça. O que custa retirar essas ações e ir novamente para o pleito?", indagou.

Em contrapartida, no último domingo (6), Leven Siano havia divulgado um comunicado em seu Instagram se comprometendo a acatar o resultado do julgamento do próximo dia 17, dizendo que não entraria com recurso caso a decisão fosse desfavorável, e sugerindo que Salgado fizesse o mesmo.

O líder da "Mais Vasco" foi questionado sobre esta situação e deu sua versão:

"Ele me passou um Whatsapp que queria conversar comigo, e aí eu o procurei a partir de domingo. Liguei umas duas ou três vezes e não obtive resposta, não consegui falar com ele. Ele queria que a gente acatasse a decisão do dia 17 e, a partir daí, não ter mais nenhum tipo de questionamento, só que temos algumas ações do dia 7 que precisam ser julgadas, precisam de uma resposta da Justiça para, aí sim, tomar as decisões. A saída é construir um entendimento, vamos parar com a briga, eu tiro as minhas ações, ele tira as deles, o Julio Brant também, o Sérgio Frias também, se tiver, e vamos para um outro pleito chancelado pelo clube".

Futebol não foi debatido profundamente

No que se refere ao futebol, não houve uma conversa aprofundada entre Jorge Salgado e Alexandre Campello. Segundo o líder da "Mais Vasco", este assunto ainda é de responsabilidade do atual mandatário:

"Falamos muito superficialmente sobre futebol, focamos mais nessa área financeira e jurídica tentando encontrar soluções para esse impasse. Este assunto do futebol é do presidente, eu ainda não sou presidente oficialmente. Então, estas questões do futebol ele [Campello] tende a resolver".

Leven se reunirá com Campello nesta quarta

Amanhã (9) será a vez de Leven Siano e sua equipe se reunirem com Alexandre Campello para o processo de transição. O encontro está marcado para às 15h em São Januário e estarão presentes também outros integrantes da chapa "Somamos", os executivos Nilton Leão, Luís Paulo Rosenberg e Augusto Tannure.



Fonte: UOL


Após reunião com Campello no Vasco, Salgado sugere acordo com Leven Siano por terceira eleição

Jorge Salgado fez uma sugestão a Leven Siano para dar fim ao imbróglio judicial que se tornou a eleição do Vasco. Após se reunir com Alexandre Campello na tarde desta terça-feira, em um encontro que tratou da transição, Salgado gravou um vídeo direcionado a Leven. Sugeriu que os dois retirem as ações na Justiça e, sob supervisão dela, façam um terceiro pleito que apontará o novo presidente.

- Faço um apelo ao candidato Leven Siano ao qual tentei me comunicar. Liguei para ele três vezes para conversar sobre os problemas que acontecem. A gente sabe que no dia 17 vai ter uma decisão, mas pode ser que isso não defina quem vai ser o novo presidente. Portanto, diante do quadro gravíssimo, a gente não pode conviver mais com a insegurança jurídica. Isso só atrasa o Vasco. Então, Leven, depois de tentar falar com você três vezes, o apelo que eu faço é que a gente faça um acordo na Justiça em relação à eleição. A gente retira todas as ações, e a Justiça promove uma nova eleição: você candidato, eu candidato. É a única solução viável para o impasse. É dessa maneira que vamos criar uma saída que vai beneficiar o clube - disse Salgado.

A eleição que vai definir o novo presidente do Vasco está judicializada. Uma votação presencial ocorreu em 7 de novembro, em São Januário, mas foi interrompida antes do fim devido a uma liminar do STJ. Na ocasião, Leven, da chapa Somamos, foi o mais votado.

Com a votação do dia 7 invalidada, uma nova eleição, dessa vez virtual, ocorreu uma semana depois, em 14 de novembro, sem a participação de Leven e outros dois candidatos (Alexandre Campello e Sérgio Frias). Jorge Salgado (Mais Vasco) foi o mais votado superando Julio Brant (Sempre Vasco). Minutos depois da apuração dos votos, no entanto, o STJ cassou a liminar do dia 7 e determinou que o caso retornasse ao TJ-RJ. No dia 17 de dezembro os desembargadores da Primeira Câmara Cível vão decidir se o pleito presencial, realizado em 7 de novembro, teve validade.

Neste contexto, Campello preparou a transição. Anunciou que se reuniria com Salgado e Leven. Nesta terça, recebeu Salgado em São Januário - fará o mesmo com Leven na quarta. No domingo, Leven propôs que todos os envolvidos aceitem a decisão do dia 17, uma sugestão para dar fim ao impasse.

Salgado foi recebido por Campello em São Januário. A reunião durou pouco mais de uma hora e meia e teve a presença ainda de Carlos Osório (1º vice geral), Roberto Duque Estrada (2º vice geral), José Cândido Bulhões (vice jurídico) e Adriano Mendes (vice de finanças), todos da chapa Mais Vasco.

Mesmo que informações detalhadas não tenham sido passadas pelo clube, Salgado afirmou que o cenário é preocupante:

- A primeira impressão não foi nada boa. A gente tem sérios problemas a enfrentar. Provavelmente, vamos chegar ao final do ano com pendências salariais e de impostos. Essa situação afeta o nosso time no momento que mais precisa de recuperação.

Osório conversou com a reportagem do ge. De acordo com ele, a chapa Mais Vasco entregou solicitação de informações financeiras e jurídicas. O clube ficou de avaliar e informar. Neste caso, as áreas técnicas de cada lado terão contato direto.

- O presidente colocou o clube à disposição e de forma transparente. Nossa equipe passou linhas do que julgamos receber em um primeiro momento, e a sistemática de trabalho foi debatida. Entendemos que o clube está em andamento e não pode parar, ainda é uma situação de transição dupla, algo inédito. Isso vai ser muito útil e importante. Por conta da confusão jurídica, temos um atraso de um mês - disse, para completar:

- Precisamos entender a situação das contas do clube, direitos a receber, contas a pagar e o fluxo de caixa. É importante dimensionar o tamanho do passivo. Isso é público, o momento é de dificuldade, o que vai exigir ação rápida.

A situação do futebol e, por exemplo, a do técnico Ricardo Sá Pinto, pressionado pelos maus resultados na luta contra o rebaixamento, não foi debatida.

- A situação do Vasco no futebol é muito delicada. O presidente Campello e seu VP seguirão sendo os responsáveis pelo departamento até o fim do mandato. De minha parte esperem responsabilidade e compromisso com o Vasco. Não fiz nem farei anúncios de contratações imaginárias, ou qualquer tipo de bravata que só tumultua o ambiente. Para se recuperar nosso time precisa de estabilidade e apoio. De minha parte terá - disse Salgado ao ge.

Fonte: ge