Posicionamento de José Luis Moreira contrário à demissão de Sá Pinto é o principal motivo da permanência do treinador
Terça-feira, 08/12/2020 - 07:36
Apesar da forte pressão pela demissão do técnico Ricardo Sá Pinto, o Vasco decidiu manter o português no comando da equipe, ao menos, até o clássico diante do Fluminense, domingo, em São Januário. A goleada sofrida contra o Grêmio parecia ter sido a pá de cal no trabalho do treinador, que já vinha balançando no cargo desde a eliminação na Copa Sul-Americana. No entanto, um voto de confiança foi dado, tendo vários argumentos envolvidos.

O principal deles foi a posição do VP de futebol, José Luís Moreira, que é contra a demissão por entender que Ricardo Sá Pinto ainda não teve tempo para implementar a sua filosofia de jogo. Além disso, existe a consideração pelo fato do treinador ter aceitado o desafio de atravessar o Atlântico para iniciar um trabalho com a temporada na metade e em meio a uma pandemia.

A semana cheia para treinos e o retorno de Germán Cano também foram pontos importantes para José Luís Moreira vencer a queda de braço pela permanência da comissão técnica. Vale lembrar que Ricardo Sá Pinto não teve o artilheiro nos últimos três jogos (Ceará, Defensa Y Justicia e Grêmio), justamente a pior sequência do português pelo Vasco. O dirigente é o principal expoente político da atual gestão e foi o principal entusiasta pela contratação do treinador.

NOVA DÍVIDA E AUSÊNCIA DE UM SUBSTITUTO

A questão financeira também pesou na decisão de manter Ricardo Sá Pinto no comando técnico do Vasco. Uma rescisão contratual implicaria em mais uma dívida, que provavelmente seria quitada na próxima gestão, podendo causar ainda mais problemas políticos. O clube já está devendo os salários de outubro para funcionários e jogadores.

Além do mais, o substituto ideal apontado por aqueles que são contrários à permanência de Sá Pinto, é Vanderlei Luxemburgo, que comandou o Vasco no ano passado e livrou o time do rebaixamento sem sustos. No entanto, um retorno do treinador é encarado com muita dificultade, tendo em vista que o clube deve dinheiro a ele e segue com os salários atrasados, condição determinante para Luxa não renovar com o Cruz-Maltino em dezembro de 2019.

Vanderlei Luxemburgo está sem clube desde que foi demitido do Palmeiras, em outubro deste ano.



Fonte: Esporte News Mundo