Feminino: Conheça a goleira vascaína Yasmin
Sexta-feira, 23/10/2020 - 14:28
Depois de sete meses de paralisação, o Vasco encara o Atlético-MG na segunda, pelo Brasileirão Feminino A-2 - o torneio foi interrompido logo após a primeira rodada, devido à pandemia do novo coronavírus. O duelo será de portões fechados, mas a ausência de público não faz com que a goleira Yasmin se sinta só: ansiosa pela reestreia, a jogadora recebe apoio dos vascaínos pelas redes sociais.

- A ansiedade é imensa, até porque vamos voltar a fazer o que a gente tanto ama. Eu confesso que estou bastante ansiosa. A torcida do Vasco está sempre presente, ainda mais comigo. Sempre me mandam mensagem de motivação. Alguns torcedores conseguem entrar em contato comigo, estão interagindo demais. Eles também estão ansiosos pro retorno do Feminino A-2 - disse ao ge.

Em setembro, Yasmin foi convocada pelo técnico Jonas Urias para um período de treinamentos com a seleção feminina sub-20, de olho no Sul-Americano da categoria. Além da experiência com o grupo, a goleira comemorou o novo relacionamento com Duda Luizelli, coordenadora de seleções femininas da CBF.

- Foi uma experiência de muito aprendizado, sabe? Pude conhecer diversas formas de futebol com as meninas, um pouco de cada uma, a comissão técnica. Aprendi demais com eles. Acho que foi no terceiro dia de concentração, ela (Duda) deu uma palestra e explicou qual seria o trabalho dela dentro da seleção - afirmou Yasmin.

"Ficamos surpresas com muitas coisas, porque vimos que tudo está, de fato, mudando. Nunca imaginamos que o futebol feminino poderia chegar nesse nível que está chegando."

Cria das categorias de base do Vasco, Yasmin nunca imaginou seguir carreira debaixo das traves. Quando menina, o sonho de ser jogadora tinha um detalhe: ela queria, antes de tudo, ser atacante. Depois de fazer testes no clube carioca, um conselho do técnico Antony Menezes a "transformou" em goleira.

- Cheguei para fazer testes como atacante, mas meu querido treinador Tony me puxou para o gol (risos). Entramos de cabeça nisso, jogamos um campeonato e fomos campeãs. Isso me deu uma motivação, e desde então venho me dedicando. Estou muito feliz no gol, acho que foi a decisão certa a ser tomada - completou.

Com a transição para o gol, Yasmin rapidamente achou uma inspiração: Aline Reis, goleira do UD Granadilla Tenerife (Espanha). Fora do futebol, a atleta do Vasco buscou apoio na avó Alicréia, que faleceu há oito anos, vítima de um infarto fulminante. Manter o sonho da avó vivo é o que mais a motiva.

- Acho que meu maior sonho no Vasco é ganhar o Brasileiro. Dentro do esporte, admiro demais o trabalho da Aline Reis. Na vida, é a minha avó. Ela faleceu há oito anos, mas sempre me apoiou e dizia que o sonho dela era me ver jogando com a seleção brasileira. Estou trabalhando para isso, certamente tenho expectativa de ser convocada. Vou dar o meu melhor - garantiu.

Não bastasse ter sido revelada pelo Vasco, Yasmin também é aluna do Colégio Vasco da Gama, outro xodó da torcida. Há dois anos, a goleira concilia a rotina de treinos com o desenvolvimento escolar, assim como boa parte da equipe.

- Eu estudo no Colégio Vasco da Gama, e está uma coisa linda. Eles são muito dedicados no que fazem, todos os professores dão assistência, a direção também. Entendem quando é período de treino, quando a gente está exausta. Estou há dois anos no colégio e não tenho do que reclamar. Quando me lesionei e não pude ir às aulas, me deram apoio para fazer as provas, ter a matéria toda e estudar - finalizou.

O Vasco está no Grupo E do Brasileirão Feminino A-2, junto com Atlético-MG, Botafogo, Goiás, Real Brasília e Vila Nova-ES. Até o momento, todas as equipes da chave têm um ponto.





Fonte: ge