Remo: Conheça o trabalho realizado pelo Vasco na sede náutica da Lagoa
Sexta-feira, 16/10/2020 - 04:45
Esporte fundador do Vasco, o Remo é um dos orgulhos do torcedor vascaíno. O trabalho na modalidade vem sendo focado na formação de atletas, além de tornar a Sede Náutica da Lagoa auto sustentável. O local abriga os remadores vascaínos, além das reuniões do Conselho Deliberativo e outros eventos importantes. O Site Oficial mostra um pouco de como é o trabalho realizado por lá.

FORMAÇÃO DE ATLETAS

Gigante no Remo, o Vasco tem feitos importantes no esporte, como o recorde de 16 anos consecutivos obtendo o título carioca. O Vice-Presidente de Desportos Náuticos, Horácio Cortinhas, fez um balanço do trabalho realizado pela atual direção na modalidade nos últimos anos.

- O maior motivo de orgulho do Remo é a formação dos nossos atletas, pois o nosso principal rival, atualmente, pelo seu poder econômico e financeiro parte de uma política da qual nós não compactuamos. Eles tiram dos outros clubes os melhores atletas, porque eles não têm preocupação com uma formação de base como nós temos - explica, antes de completar:

- Quando aqui cheguei a dois anos atrás, nós reformulamos todo o Remo. Tiramos da modalidade as pessoas que não tinham a relação de desenvoltura esportiva ou que estavam dando trabalho negativo para o Vasco, fizemos uma nova comissão técnica pegando a base e subindo para equipe principal, reformulamos a base no parque aquático e abrimos para as comunidades a opção de incluir mais remadores na nossa equipe. O Vasco investe muito na base, porque o remador não se faz da noite para o dia e o remo é tradição do Vasco. Para você ter um atleta de alto rendimento, o clube precisa de anos para conseguir. Logo, para aqueles que tem um alto poder econômico e financeiro é mais fácil persuadir um atleta e levá-lo sem o ônus de precisar se preocupar com a formação dele, mas o Vasco não abre mão da sua história. A formação do atleta está nas nossas veias e é importantíssima, porque um remador do Vasco tem orgulho de usar o nosso uniforme que nós chamamos de macaquinho.

CORTE NAS DESPESAS

O Vasco investe bastante na base e nos últimos anos cortou gastos para dar continuidade ao esporte que é imortal no clube. O Remo é o berço do Vasco da Gama. Pensando em não perder a qualidade, o Vasco fez cortes necessários, mas sem perda na modalidade. O clube também investiu na recuperação de barcos e materiais antigos pensando na contenção de gastos. Horácio Cortinhas explica como está sendo feito esse procedimento para o Remo se sustentar sozinho e falou um pouco sobre o projeto das melhorias que ele quer realizar na sede para beneficiar o esporte e os sócios:

- A arrecadação que nós temos fica distante da nossa necessidade, embora quando cheguei na sede a nossa folha dos remadores era bem mais elevada e nós reduzimos os custos seguindo a orientação da nossa presidência de redução de gastos. Estamos fazendo um sucesso sem abrir mão da qualidade. Agora nós selecionamos a nossa qualidade. Conseguimos reduzir muito as nossas despesas e hoje os nossos gastos são absorvidos pelo próprio remo. Nós temos dois quadros aqui de telefonia cuja a locação proporciona ao Vasco uma arrecadação que supre a nossa folha de remadores. Já solicitamos que o Vasco desloque essa verba para cobrir a nossa folha. Os eventos na Sede Náutica seriam outra forma de arrecadação. A escolinha de remo da Canoa Havaiana aumenta cada vez mais a procura. Pasmem, mas muitas senhoras, crianças e moças também nos procuram. O Vasco é um clube pioneiro na escolinha de Canoa Havaiana. Nós temos uma boutique com os uniformes da escolinha que também são fontes de arrecadação para o operacional da sede. A medida que nós conquistarmos um patrocínio, iremos colocar tudo no lugar que deve estar.

O dirigente explicou como pensa em utilizar a Sede Náutica da Lagoa, que abriga os atletas e os barcos e fica em uma área nobre da cidade do Rio de Janeiro, como fonte de arrecadação para ajudar nos custeios da modalidade:

- A sede tem um potencial enorme e basta que seja direcionada com uma arrecadação condizente com a necessidade. Isso já está no plano de gestão para 2021. O nosso plano premia também, entre outras coisas, um elevador panorâmico. Temos muitos idosos que frequentam o local nas reuniões do conselho e queremos deixar mais acessível os três andares da sede: térreo, salão de festas e o terraço. Pretendemos também colocar uma área de lazer para os sócios na parte dos fundos e investir em uma cobertura retrátil no terraço para toda família vascaína. Os sócios do Vasco vão poder passar o final de semana no clube tendo todos os atrativos à disposição.

- Hoje nós precisamos cumpir etapas. Nosso projeto, se continuarmos com a reeleição do presidente Campello, é trazer o Vasco em 3 anos a hegemonia do remo. Nós também estamos trabalhando a representatividade do Vasco junto a federação de remo. Nosso maior rival hoje está prestes a ficar com a hegemonia da confederação e apresenta um candidato forte para a federação de remo. Nós não devemos e não podemos permitir isso. Se ele tem a confederação, a federação e o maior poder econômico e financeiro, fica desleal para os demais tentarem fazer qualquer projeto que possam passá-los. Nós vamos conseguir reverter isso. Por isso é importante o patrocínio e as parcerias. O Vasco precisa de mais arrecadação, porque um atleta olímpico não ganha o mesmo salário que os outros, mas é fundamental ter algum no clube para servir de exemplo para os remadores que estão começando. Quando um clube tem um ídolo, ele precisa ter nessa pessoa todos os segmentos do ser humano perfeitos para servir de exemplo para os demais. O Vasco tem muito cuidado com isso e o nosso projeto olímpico está sendo totalmente reformulado, mas preciso primeiro colocar em dia todos os atributos que hoje ainda não estão em dia. O caminho é esse.

TRABALHO PSICOSSOCIAL

Como o Vasco valoriza muito o trabalho realizado com a formação da base, um setor bastante importante no clube é o pisicossocial que nos últimos anos tem se envolvido com inúmeros projetos. O Vice-Presidente de Desportos Náuticos, Horácio, falou, emocionadamente, com muito orgulho sobre a importância das ações que o Vasco realiza para melhorar o desempenho dos atletas:

- Competir depende de muitos fatores, principalmente do estado de cada atleta no dia da competição. Nós trabalhamos muito a inteligência emocional dos atletas, porque se você mostrar a cada um cidadão que ele tem valor e potencial, ele não precisa temer o adversário que tem maior poder econômico e financeiro. O atleta precisa colocar na cabeça que ele pode e que veste uma camisa vitoriosa. Antes de cada regata eu faço uma preleção buscando puxar pelo ego de cada atleta, o prazer, a vontade e o orgulho de vestir uma camisa vencedora do Vasco da Gama. Toda vez que nós temos um problema, trazemos as psicólogas para sede e elas tem um convívio direto e separado com os atletas. É preciso que a interação entre o clube e o atleta estejam sempre em dia para que não pegue a gente de surpresa com uma ação negativa, pois tudo pode acontecer: problemas familiares, más companhias etc. Antes de qualquer coisa é o Vasco da Gama. Eles são atletas do Vasco e por isso precisam ter conduta e postura, mas antes disso eles precisam entender o valor que a camisa do Vasco tem. Enfatizamos sempre que não é qualquer um que veste essa camisa.

- Primeira característica que um remador precisa ter é equilíbrio, pois a ansiedade antes da prova precisa ser muito controlada. Por isso, realizamos palestras antes da regata para buscar incentivá-los. Outra característica fundamental é a vontade de ser um campeão. Isso só vai acontecer pelo esforço do atleta. Não adianta o Vasco oferecer o melhor treinador, melhor preparador, melhor médico se o remador não tem o intuito de ser vencedor. Os atletas precisam colocar na cabeça que eles podem e que vão conseguir. Ganhar uma regata nem sempre é possível, mas a perda é um incentivo para próxima. O atleta precisa ser honesto com ele mesmo e ter a consciência que se ele tem algum problema antes da regata, ele necessita chegar aos superiores e falar. Só assim podemos oferecer um tratamento adequado para fazer o ego dele voltar a uma condição normal.

ALOJAMENTO PARA REMADORES

Não é só no futebol que os atletas vivem em alojamentos do Vasco. Os remadores que não têm condições financeiras favoráveis para se sustentarem ou que moram longe podem contar com o apoio do clube. Horácio explica como funciona esse projeto que tem o objetivo de auxiliar os atletas a se desenvolverem com mais qualidade:

- Hoje temos 10 atletas morando na sede, mas esse número pode aumentar. Nós temos espaço suficiente e estamos fazendo obras para ampliar o nosso espaço para absorver mais atletas. Nós temos remadores de Porto Alegre, Espírito Santo etc. Estamos pesquisando mais. Fazemos essa renovação com atletas de fora do Rio de Janeiro também. Eles vêm para peneira, são preparados para depois passar a se engajar na equipe principal. O Vasco proporciona moradia para quem precisa.

COLÉGIO

Além da moradia, o clube oferece escola para os atletas. O Vasco não foca apenas em ser campeão dentro do esporte. A instituição quer garantir a formação completa deles, tanto pessoal quanto profissional. O Vice-presidente Horácio contou como funciona a parceria do colégio:

- Os atletas têm aulas sobre a história do Vasco. Eles recebem palestras, tem avaliações e a nossa comissão técnica é de primeira. O Vasco tem interesse em criar seminários com outros clubes para que cada um mostre o seu trabalho, porque não são só as nossas ideias. Não é o fato de querer copiar a ideia de outra instituição, mas se outras ideias podem nos ajudar e as nossas ideias podem ajudar outros clubes, por que não o intercâmbio? Acho que as competições são dentro da água, mas fora da água nós precisamos ter respeito uns com os outros e sermos irmãos, pois isso é fundamental.

- Nós tínhamos todos os nossos atletas na escola do Vasco da Gama, mas o remo começa 4:30 da manhã, eles são liberados aproximadamente 10:30, precisam almoçar, iam para São Januário, depois tinham meia hora para caírem na água outra vez. Por isso, nós estabelecemos uma parceria com o grupo Pinheiro Guimarães que fica aqui na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Vasco é suprido de todo material didático, uniforme e mensalidade. Em troca o clube oferece publicidade e alguns ingressos para dias de jogos em São Januário. Eu acho que é uma troca bastante relevante pela facilidade de acesso e pelo colégio oferecer um ensino de primeira qualidade com todo um desenvolvimento que os atletas podem chegar á faculdade. Por isso, nós fizemos esse engajamento de comum acordo com as áreas sociais e a presença do presidente.

- Os atletas possuem uma bolsa quando são selecionados. Os remadores têm também ajuda de custo mensais. A nossa folha hoje gira em torno de 17 mil reais. Até antes da pandemia de 2020 o Vasco oferecia refeições no clube, mas a ideia agora é oferecer ticket alimentação para evitar o desperdício de comida e transferir para o atleta a responsabilidade de alimentação. Não basta só remar, mas os remadores precisam cuidar do corpo com um critério de avaliação própria. Nós oferecemos a eles suplementação sistematicamente e orientação. Essa suplementação é mantida financeiramente através da escolinha de remo.

CAPTAÇÃO

Horácio também contou como o Vasco trabalha formando atletas desde a base e captando eles para a instituição seguir a tradição de inclusão que o clube sempre teve:

- A nossa equipe principal hoje é composta por 25 atletas e a pré-equipe são 20, mas isso tende a crescer. Nós estamos fazendo um trabalho junto as comunidades. Em primeira mão, nós vamos começar a estabelecer parcerias com as forças armadas como: a escola naval, marinha de um modo geral, exército e aeronáutica. Os atletas vão vir para o Vasco através do intercâmbio que estamos fazendo.

REPRESENTATIVIDADE FEMININA

No mesmo caminho da igualdade e respeito que o Vasco tanto defende, o clube faz um excelente trabalho dando espaço para as mulheres. Em uma sociedade que se fala cada vez mais de representatividade feminina, o Vasco é pioneiro e faz questão de valorizar essa causa. Horácio explicou a importância de dar voz às mulheres:

- Estou estabelecendo com a doutora Sônia Andrade um trabalho psicossocial que ela brilhantemente tem desenvolvido no clube e é de orgulhar sempre a participação da mulher. Eu quero também que as mulheres tenham uma participação mais efetiva não só no remo, mas também na administração e no convívio com os atletas, porque a mulher tem um jeito todo especial de lidar com as pessoas. A mulher vascaína e os funcionários do Vasco precisam sempre serem valorizados. Eu agradeço muito a todos, porque com todas as dificuldades do clube e do cenário atual do mundo, eles têm se mostrado fiéis e estão conosco trabalhando independente das situações de vida. Nós precisamos dar valor a essas pessoas.

- Se o nosso presidente continuar, ele já me confirmou isso, o Alexandre Campello vai me manter como Vice-presidente do remo do Vasco e ele vai dar continuidade ao trabalho da mulher aqui dentro. Acho que novas áreas sociais precisam ser agregadas a sede náutica do Vasco.

IMPACTO DA PANDEMIA

Durante a pandemia que o mundo vive em 2020, a Sede Náutica do Vasco precisou paralisar as atividades em respeito ao momento que enfrentamos. O objetivo atual é preservar vidas. Horácio, no dia do aniversário do Vasco, sugeriu uma homenagem singela ao clube porque queria homenagear também os mortos da Covid e as famílias que perderam seus entes queridos nessa tragédia. Horácio também enfatizou que o Vasco está voltando aos poucos com as atividades, mas que teve o cuidado de higienizar toda a sede antes da reabertura:

- Eu quero destacar sobre o grau de preocupação que nós temos aos atletas, membros da comissão técnica e aos dirigentes. Antes da reabertura da sede nós fizemos a dedetização, a sanitização, a limpeza, lavagem e tratamento de água das caixas, fizemos a sorologia dos atletas e estamos fazendo agora os exames cardíacos. O Vasco preparou tudo.
Antes da pandemia, os remadores estavam se preparando para as competições. Agora os atletas estão voltando gradualmente. O tempo afastado da sede e das atividades, prejudicou todos eles. Horácio explica como estão as expectativas na modalidade:

- A volta dos atletas ela tem o prazo de pelo menos dois ou três meses, pela quantidade de tempo que eles estão inativos em função da pandemia. A competição do Campeonato Brasileiro, que vai ser o primeiro evento a seguir, ia começar agora em outubro, mas foi adiado pela própria confederação brasileira de remo.

- 2020 é um ano atípico, pois nós temos eleições na presidência da federação de remo do Rio de Janeiro e na confederação. Não adianta também fazer uma série de competições atrás de competições, pois os atletas vão sentir isso. Nós precisamos ter também o cuidado para um atleta de alto rendimento não ter um problema de saúde por um esforço muito além da sua atual capacidade, por isso a volta precisa ser gradativa. O próximo evento será o campeonato brasileiro que o Vasco vai participar e tem grandes chances de realizar uma excelente apresentação. O estadual, por decisão da assembleia, foi interrompido. Esse ano não terá campeão, pois só houve uma regata. Logo, não tem como definir um vencedor quando nós temos cinco regatas para definir o Campeonato Estadual.

IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NA HISTÓRIA DO CLUB

Horácio concluiu destancando a importância do remo na história Cruzmaltina. Vale enfatizar que durante toda a conversa que a equipe de jornalismo teve com o Vice-presidente, ele demonstrou bastante carinho pelo clube e muito orgulho por tudo que a modalidade e a Sede Náutica representa na trajetória do Gigante da Colina, campeão de terra e mar. Através de um tour por todos os pontos da sede, ele compartilhou o valor do local e do remo:

- Gostaria de terminar essa entrevista falando da importância do remo na história do Vasco. O remo é estatutário. Mantendo as devidas proporções, o futebol tem um peso semelhante ao remo porque o remo é a origem, a história, do clube. O futebol é a sustentabilidade do clube de um modo geral. É com o futebol que o Vasco faz frente as despesas. Por isso, são duas áreas que precisam ser tratadas com carinho. Elas necessitam sempre de observações com carinho, avaliações constantes de melhorias, porque elas são os pilares do nosso clube. O hino do Vasco já fala isso. O remo é imortal e o futebol é um traço de união Brasil e Portugal.

- O nosso hino diz muito sobre a história do Vasco da Gama. Dos portugueses e brasileiros. Ninguém tem a história que o Vasco tem. Eu quando falo da trajetória do Vasco me emociono, porque os meus 63 anos de sócio do clube, o Vasco é a minha segunda cada e a minha segunda família. Não há um clube com uma história tão bonita quanto a do Vasco. Todo vascaíno deve se orgulhar disso. É fundamental os nossos torcedores conhecerem e frequentarem as nossas instalações: São Januário, Lagoa, Calabouço, parque de remo, centros de treinamentos. São incontáveis motivos que fazem os vascaínos terem orgulho de vestir a camisa do Vasco. A nossa camisa é a mais bonita que existe e com mais história. Vale ressaltar que quem é Vasco de verdade nunca vai deixar de ser. Vamos Vasco!



Fonte: Site oficial do Vasco