Frase 'Enquanto existir um coração infantil, o Vasco da Gama será imortal' foi criada por Américo Oliveira Cachiço em 1958
Quarta-feira, 14/10/2020 - 07:45
A famosa frase "Enquanto existir um coração infantil, o Vasco da Gama será imortal" (a versão utilizada atualmente é um pouco diferente da original) foi criada por Américo Oliveira Cachiço para um concurso de slogans promovido pelo Departamento Infanto-Juvenil do Vasco em 1958. O mistério foi solucionado pelo pesquisador vascaíno Jorge Medeiros, que mantém o blog Memória do Torcedor Vascaíno. Foi ele quem encontrou as referências à competição em edições antigas do Jornal dos Sports na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

O concurso de slogans integrou as comemorações do 60º aniversário do Vasco, em 1958, e teve como objetivo escolher o lema do Departamento Infanto-Juvenil do clube. Vascaínos de todo o Brasil participaram, enviando suas contribuições por carta. Os nomes dos autores das dez frases selecionadas foram publicados pelo Jornal dos Sports no dia 25/07/1958. Os dez slogans foram revelados em 03/08/1958 e ficaram expostos no salão nobre do DIJ, em São Januário. O primeiro colocado, Américo Oliveira Cachiço, ganhou um sofá como prêmio.



Agradecimento aos pesquisadores Jorge Medeiros e Henrique Hübner.

Fonte: NETVASCO (texto), Jornal dos Sports (imagens)