Vasco e Ricardo Sá Pinto ainda têm arestas a aparar, mas há otimismo quanto ao acerto, diz jornalista
Quarta-feira, 14/10/2020 - 08:02
A diretoria do Vasco tem arestas a aparar para poder anunciar a contratação do português Ricardo Sá Pinto, treinador que dirigiu o Braga na última temporada.

Detalhes relativos à parte fiscal estão sendo discutidos e, apesar do impasse surgido no final da tarde desta terça-feira, há otimismo quanto ao acerto.

Sá Pinto era o preferido do vice de futebol José Luís Moreira que chegou a conversar com ele na viagem a Portugal em março, antes de assumir, em abril.

O dirigente, português de nascimento, como todos sabem, foi quem indicou Jorge Jesus ao Vasco antes do acerto com o Flamengo.

Com bons relacionamentos no país. só não acertou com o ex-técnico do Braga àquela altura por causa da pandemia.

A paralisação dos campeonatos e a perspectiva de não haver pagantes na retomada dos jogos o obrigou a adoção de projeto mais enxuto nos primeiros meses.

A aposta em Ramon, formando dupla com Antônio Lopes, foi um paliativo que durou mais do que inicialmente se supunha.

Aliás, ao contrário do que se tenta passar, a destituição da comissão técnica não se deu só pelos maus resultados nos últimos dez jogos.

Havia questionamento à carga de trabalho imposta pelo treinador e o preparador físico Léo Cupertino.

Assim como divergências conceituais da dupla com o chefe departamento médico Marcos Teixeira e o coordenador científico Marcos Cézar.

Ramon teve um bom início de Brasileiro, tirando proveito da intensidade do trabalho.

Mas ao final do primeiro mês começou a sofrer com os casos de lesões musculares e com a queda de rendimento físico do time no segundo tempo dos jogos.

Os maus resultados (uma vitória em oito jogos), somados às divergências no protocolo, minaram a continuidade do projeto.

A BUSCA DO EQUILÍBRIO...

O clube acionou seus agentes colaboradores na busca do substituto, mas as conversas com nomes tentados não evoluíram.

As sondagens sobre Tiago Nunes, Dorival Júnior e Luiz Felipe Scolari esbarraram sempre nas discussões preliminares sobre projeto e tempo de contrato.

Foi quando Moreira decidiu revisitar a ideia de trazer o treinador, de perfil motivador e ideias ofensivas, com o qual conversara em março.

E está perto do final feliz, assinando contrato até o término do Brasileiro.

A expectativa da imprensa portuguesa é bem razoável quanto ao possível sucesso de Sá Pinto no Vasco.

O ex-centroavante, hoje com 48 anos, não tem grandes conquistas no currículo, mas registra bons momentos em passagens pelo futebol português e belga.

O veem lá como mais um representante da geração de treinadores que ainda tenta emplacar trabalhos vitoriosos.

Como Benfica e Porto ficam com o título há 18 temporadas, entenda isso como conquistas das Copas nacionais e desempenhos razoáveis na Liga Europa.

E isso Sá Pinto possui: foi à semifinal do torneio europeu sendo eliminado pelo Atletico Bilbao no jogo de volta, e tem um título da taça da Liga.

Não sei se no calendário atual, onde não há tempo para treinamento, as virtudes metodológicas valem mais do que a eficiência do chamado "mental coach".

Segundo Rui Santos, colunista da SIC Notícias, o Sá Pinto de temperamento exaltado, tem buscado o equilíbrio e a possibilidade de liderar um projeto vencedor.

Quem sabe não encontra o terreno fértil no além-mar?

Fonte: Coluna Futebol, Coisa & Tal - Extra