Elenco do Vasco é o 8º mais seguido no Instagram; Castan, Talles e Pikachu são os mais populares
Sábado, 03/10/2020 - 16:29
O IBOPE Repucom avaliou a popularidade dos atletas no Instagram, considerada a rede social com maior incidência de atletas que atuam no futebol brasileiro, e o camisa 10 do São Paulo Futebol Clube, Daniel Alves, lidera o ranking com mais de 31 milhões de seguidores na rede. No top 5 do ranking, a estrela do SPFC é seguida por três jogadores do Flamengo – Gabigol com 7,7 milhões seguidores, Filipe Luís com 5 milhões e Diego Ribas com 4,2 milhões – e um do Internacional, o peruano Paolo Guerrero com 4 milhões de fãs na rede. A análise considerou os 20 clubes da Série A, além do Cruzeiro e Vitória.

O ranking dos top 10 jogadores com mais seguidores no Instagram destaca o Flamengo ao emplacar 6 de seus atletas. Além dos atletas já citados, Bruno Henrique, Éverton Ribeiro e Arrascaeta marcam presença entre os jogadores mais seguidos do País. A lista é composta, ainda, de dois jogadores de clubes paulistas: o Palmeiras representado pelo Felipe Melo (2,8 milhões) e o São Paulo Futebol Clube pelo mais popular Daniel Alves, um clube gaúcho, o Internacional representado por Paolo Guerrero (4 milhões), e por mais um clube carioca, o Fluminense com o Fred, que soma 2,6 milhões de seguidores.

"A identificação dos torcedores com a imagem dos atletas é um dos maiores bens dos Clubes de Futebol e pode ser aliada estratégica para potencializar o alcance de ativações das marcas patrocinadoras dos clubes. O volume total dos seguidores do Daniel Alves, por exemplo, representa 80% do total de seguidores do São Paulo Futebol Clube. O Paolo Guerrero não fica atrás dessa corrida, seus seguidores representam 43% do volume entre todos outros atletas do Internacional, afirma José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.

Atletas carregam os clubes no ranking

Os três clubes com maior volume de seguidores entre seus atletas são respectivamente: Flamengo, São Paulo e Palmeiras. Os três clubes representam 57% do valor acumulado de inscrições entre os mais de 700 jogadores das 22 equipes mapeadas. O Flamengo, líder no acumulado, possui 46,2 milhões de seguidores entre todos seus atletas, o que corresponde a 26% do valor total entre todos os clubes. Ou seja, 1 a cada 4 seguidores de atletas de futebol dos clubes mapeados segue um atleta do Flamengo.

O São Paulo, segundo colocado, possui 39,1 milhões de seguidores entre todos seus atletas. Já o Palmeiras, terceiro clube com mais inscritos entre seus atletas, totaliza 13,8 milhões de inscritos. Destaques para os dois meio campistas formados pelo clube, Patrick de Paula e Gabriel Menino, que registraram aumentos de 455% e 136% no volume de seguidores, respectivamente, nos últimos 5 meses.

O levantamento mapeou 718 atletas, uma média de 32,6 atletas por clube. Destes, 92% possuem conta ativa no Instagram atualmente. O valor acumulado de inscrições, desconsiderando sobreposições, nas redes dos atletas ultrapassa os 175 milhões (175.472.123) de seguidores.

Veja a lista dos Top 100 atletas e dos Clubes do futebol brasileiro em volume seguidores no Instagram:

TOP 100 ATLETAS



CLUBES



Sobre o IBOPE Repucom

Líder global em pesquisa de marketing esportivo e retorno de exposição das marcas em mídia, o IBOPE Repucom fornece métricas de eficiência e avaliação de resultados de patrocínio em esportes, entretenimento e cultura. Com metodologia reconhecida globalmente, o IBOPE Repucom analisa todas as mídias e entrega análises qualitativas e quantitativas para o monitoramento de ações em eventos, planejamento de anunciantes em mídia, estudos analíticos sobre comportamento e consumo esportivo e outros indicadores de performance para mensurar o retorno de campanhas e ações.

Fonte: Ibope Repucom