Leandro Castan fala sobre decisão contra o Botafogo, Ramon, Pikachu, Ricardo, Benítez e Bastos
Terça-feira, 22/09/2020 - 21:09
Leandro Castan foi o entrevistado da noite desta terça-feira na Vasco TV. Ao responder a perguntas dos jornalistas, o capitão vascaíno defendeu Pikachu das críticas ao dizer que o lateral-direito tem crédito por serviços prestados e apontou o caminho para a equipe reverter a vantagem do Botafogo na Copa do Brasil: pressionar o tempo todo.

Como perdeu por 1 a 0 na semana passada, o Vasco tem de ganhar por dois ou mais gols de diferença para chegar às oitavas de final. A partida começa às 21h30 em São Januário.

- A gente conhece eles bem já, vai ser o terceiro jogo em menos de dez dias. É um time jovem, com qualidade e rápido. Temos de levar de aprendizado os jogos anteriores. Fomos bem no primeiro, no segundo as coisas não se encaixaram. Respeitamos eles. Vamos jogar em São Januário e, dentro de casa, temos de impor o nosso ritmo. Pressionar eles o tempo todo para reverter a situação de um gol atrás.

Castan volta ao time após ser poupado contra o Coritiba, partida na qual Pikachu cometeu pênalti infantil e passou a ser criticado por alguns torcedores. A escalação provável do Vasco é: Fernando Miguel; Pikachu, Miranda, Leandro Castan e Henrique; Andrey (Marcos Jr), Fellipe Bastos e Benítez; Ygor Catatau (Vinícius), Cano e Talles.

Mais respostas de Castan

Ausência de Ramon por ter testado positivo para a Covid-19

Com certeza, ele vai fazer muita falta. É o nosso comandante. É um jogo decidiso, então, temos de nos superar. Eu me preparei muito para esse jogo e espero ajudar meus companheiros e o nosso time. Ramon já fez todos os testes e deu negativo, então, logo vai estar com a gente

Andrey e Benítez jogam?

Não sei... Na verdade, eu sei. Mas não vou falar. Isso é estatística, a gente deixa para vocês falarem. Quem está em campo tem a nossa confiança. Sei da qualidade deles. Espero que eles continuem assim.

Bolas pelo alto

Sabemos que o Botafogo é forte na bola pelo alto. Tem de marcar de perto, usar o corpo e não deixar ele subir. Infelizmente, não temos como treinar por conta dessa calendário maluco. É só jogo e recuperação. Sabemos que temos de melhorar nesse aspecto, então, vamos na base da conversa.

Babi

Ele tem muita qualidade, é muito alto. Temos te tentar dificultar as ações. Ele tem mais de 1,90m, então, não pode deixar ele subir sozinho.

Papel do líder

A gente perde nosso comandante. Tem o Thiago, o Junior Lopes e o professor Antonio Lopes. Na minha questão da liderança, não muda nada na minha liderança. A função principal do líder é dar o exemplo, ter atitude. Esse jogo é muito importante. Quis deixar claro isso quando postei aquela foto na rede social. Eu vi que todo mundo estava se lamentando pela derrota contra o Coritiba. A gente pode recuperar os pontos ainda, mas na Copa do Brasil é o jogo que temos de vencer a todo o custo para continuar. Dar o exemplo, mostrar para todo mundo que o jogo é importante, tirar o peso de alguns e assumir a responsabilidade.

Conversou com Pikachu após o pênalti cometido contra o Coritiba?

Pikachu tem a nossa total confiança. Eu falei com ele depois do jogo. Todo mundo está sujeito a error, e ele tem muito crédito com a gente. Nos deu muitas vitórias no passado. Ele sabe que não está no seu auge. Lembrando que ele teve uma lesão na pré-temporada, então, perdeu jogos. Depois, voltou. Com o calendário maluco fica mais difícil até porque ele não ficou de fora de nenhuma partida após a lesão. Com certeza, isso influencia. A gente entende a torcida que contesta, mas nosso grupo está fechado. No começo do campeonato, falei que a nossa força é no grupo. E vamos juntos até o fim.

Acha necessário ser poupado?

Não é questão de ser poupado por vontade. Chega um momento que isso acontece pois há um desconforto e, como não tem tempo para treinar e recuperar, se é poupado para evitar lesão. Foi o que aconteceu comigo. Joguei seis jogos seguidos. Eu senti um desconforto contra o Fluminense, então, fiquei de fora contra o Santos. Contra o Athletico, ainda sentia. Miranda e Marcelo foram bem, então, tive mais tranquilidade para voltar depois. Enfrentei o Botafogo duas vezes e, depois de uma sequência, fiquei fora novamente para não ter risco de não atuar nessa decisão. Não é só o Vasco, todos os clubes no Brasil fazem isso.

Você está no seu limite?

Não estou no meu limite, pelo contrário. Me sinto bem. Infelizmente, por ter um jogo atrás do outro, é melhor parar quando se sente um desconforto do que se machucar e ficar fora por muito tempo. Imprensa e torcedores têm de se acostumar pois o calendário é maluco e eu espero que esse rodízio continue pois quero que o Vasco continue em todas as competições.

Eleição

Não tenho de falar nada sobre isso. Isso foge da minha alçada. Eu não tenho de blindar ninguém sobre isso. É a responsabilidade de cada um saber o que tem de ser feito.

Benítez

É um jogador muito importante. Se fosse perguntar isso para ele, acho que ele diria que não. Somos um grupo. Mas ele precisa de todo mundo bem para poder desenvolver o seu futebol.

Time da virada?

Dou um amém. Espero que, sim, seja amanhã o time da virada. O torcedor pode esperar muita garra e muita luta. Vamos nos dedicar 100% para buscar a classificação.

Dupla com Ricardo Graça

É muito mérito do Ramon, que confiou, e do Ricardo, que foi deslocado para a direita e tem feito ótimos jogos. Fico feliz de acompanhar o começo da carreira dele. Ele tem um futuro muito promissor

Discurso no vestiário

Eu até fico meio sem graça com esses vídeos. É um momento interno nosso. Por vezes, se fala algo que não se deveria. Eu falo o que sinto e penso no momento. Não treino nada. Gosto de estimular e, ao falar, eu fico mais concentrado. Não consigo ficar muito quieto.

Fellipe Bastos

Ele é, ao lado do Ramon, quem tem título nacional no currículo. Sabemos que a estrada é longa, mas esperamos conseguir esse título para o Vasco. Quero muito conquistar um título aqui, eu confio muito nesse grupo. Espero que a gente dê a resposta em campo e consiga a classificação.

Recado ao torcedor

Que o torcedor possa mandar energia positiva. Gostaria muito que o estádio estivesse lotado. Assim, a gente sairia com 1 a 0 no placar. Mas ainda não pode. Vamos dar 100%, correr muito. Vamos fazer de tudo para conquistar a classificação. Quando torcida e jogadores se unem, somos muito fortes.



Fonte: ge