CBF envia ao Governo Federal estudo de retorno do público aos estádios para meados de outubro
Quinta-feira, 17/09/2020 - 20:02
Depois do primeiro encontro no Rio de Janeiro para discutir o retorno do futebol com público - uma nova reunião com a Ferj e autoridades do estado está prevista para esta sexta-feira -, a CBF deu primeiro passo para retorno dos torcedores em competições oficiais.

Nesta semana, chegou às mãos do general Eduardo Pazuello, que foi empossado como novo Ministro da Saúde depois de quatro meses como interino, estudo da CBF sobre o retorno gradual de público.

Nem o Ministério da Saúde nem a CBF se manifestam sobre o assunto. Mas a proposta engloba as seguintes diretrizes iniciais:

- Como? Premissa número 1: Com estádio liberado para até 30% da capacidade de público. A número 2: sem torcida visitante, apenas com o público do mandante.

- Quando? A proposta que o Ministério da Saúde analisa não trata de data específica, mas a estimativa é em meados de outubro.

Alguns clubes ouvidos pelo ge reforçaram que existe desejo pelo retorno do público, pela necessidade de arrecadação. Aguardam também os primeiros resultados de retorno às aulas em alguns lugares no país e ressaltam também a abertura de diversas atividades da economia.

A CBF evita se manifestar, mas defende uniformidade da decisão para ter equilíbrio técnico. Ou seja, se voltar o público no Rio de Janeiro, o ideal seria que todos clubes pudessem receber torcedores também em seus estádios.

Ainda não há protocolo montado sobre esse retorno. A intenção do Ministério da Saúde é ter novos elementos de estudo da CBF, auxílio dos clubes e mais informações para embasar a iminente liberação de público.

O Ministério da Saúde não deu prazo de resposta. O presidente Jair Bolsonaro é entusiasta da ideia.



Fonte: ge