FFERJ e Prefeitura discutiram volta do público aos estádios; novas reuniões estão previstas
Terça-feira, 08/09/2020 - 20:17
O Protocolo de biossegurança para o retorno do público aos estádios de futebol foi debatido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e o Complexo Maracanã na tarde desta terça-feira (08/09). Vários pontos foram colocados à mesa.

Novas rodadas para ajustes dos cuidados estão previstas também com a presença de todos os órgãos envolvidos numa partida de futebol.



Fonte: FFERJ


Reunião entre prefeitura, Ferj e Maracanã abre debate sobre volta do público; ideia inicial é de 30% de ocupação

Uma reunião entre Prefeitura do Rio, a federação de futebol do estado (Ferj) e o Complexo Maracanã realizada na tarde desta terça-feira serviu de pontapé inicial para a discussão sobre a volta do público aos jogos. Embora a discussão esteja em estágio embrionário, a reabertura dos estádios pode ocorrer ainda em setembro. A ideia é que o Maracanã possa receber até 30% de sua capacidade nesta primeira etapa.

Antes da pandemia de Covid-19, o estádio operava com capacidade máxima de 68 mil pessoas. Se a porcentagem for aplicada sobre este total, significaria cerca de 20 mil torcedores na arquibancada. No entanto, em junho, durante a primeira tentativa da prefeitura de reabrir os estádios, a Vigilância Sanitária não trabalhava com este número. A conta do órgão considerava 12 mil como sendo o equivalente a um terço do público.

Esta primeira reunião não contou com a participação de outros órgãos que serão incluídos no debate, como a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Cet-Rio. Assim como a CBF, organizadora do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. A ideia é que, a partir de agora, eles entrem na conversa. Ao mesmo tempo, o Maracanã irá avaliar as adaptações e medidas que precisam ser tomadas para deixar o estádio apto a receber este público.

É importante destacar que, embora a primeira reunião tenha sido realizada apenas com o Maracanã, gerido por Flamengo e Fluminense, Vasco e Botafogo não estão excluídos do debate. Uma liberação da prefeitura envolveria todos os estádios que tivessem condições de atender às condições estabelecidas por ela.

A volta do público, caso vá adiante, ocorreria nos jogos das competições nacionais. Isso porque a Conmebol já definiu que a fase de grupos da Libertadores será toda realizada com portões fechados.

Fonte: O Globo Online