Globo se posiciona sobre Vasco x Athletico-PR não ter transmissão por TV ou internet
Quinta-feira, 03/09/2020 - 16:21
Lucas Pedrosa @pedrosa
POR QUE O JOGO ENTRE VASCO X ATHLETICO-PR NÃO VAI SER TRANSMITIDO?

O duelo vai ser um jogo 'fantasma'. Mesmo o Vasco tendo a 5ª maior torcida do Brasil, os torcedores não poderão assistir ao duelo com o CAP no domingo, marcado às 18h, pelo Brasileiro. Siga o fio ? e entenda:

1 - A Globo tem os direitos de TV aberta do Vasco e do CAP. Poderia transmitir na TV aberta caso escolhesse e, se não quisesse transmitir na TV por estratégia, para não deixar o jogo sem transmissão, poderia fazer no http://globoesporte.com, como já aconteceu em 2019 (CORXCAP).

2 - Foi uma escolha da emissora não passar o jogo do Vasco na TV aberta, já que, por exemplo, Flamengo e Athletico-PR, pela 13ª rodada, vai ser transmitido na Globo, como indica a tabela detalhada do Brasileirão:



3 - Após explicar os pontos da TV aberta, vamos para a fechada e PPV. Na fechada e PPV a Globo não tem os direitos do CAP e só poderia passar caso fosse favorável à Lei do Mandante (MP 984), algo que a emissora não é.

3.1 - Além de não usá-la para transmitir, a Globo também bloqueou, judicialmente, a possibilidade de outra emissora transmitir quando tem os direitos do mandante.

4 - Por qual motivo o Vasco não transmite na Vasco TV, como aconteceu no Carioca? No estadual, a emissora abriu mão dos direitos da competição com a rescisão do contrato. Já no Brasileirão ela é dona dos direitos do Vasco. Aberto, fechado e também no PPV.

5 - A não transmissão da partida, além de deixar o torcedor sem ver o Vasco jogar, também diminui o percentual que o clube tem a receber dentro do bolo de direitos. A emissora não gasta mais para transmitir, o que muda é a distribuição do dinheiro e, claro, a visibilidade.

QUAL É O POSICIONAMENTO DA GLOBO? Entrei em contato com a assessoria da emissora e a resposta da Comunicação da Globo foi a seguinte: ??



No posicionamento, ela explica que fez a escolha de não transmitir, tanto na TV aberta quanto no http://globoesporte.com, que seria uma alternativa se não quisesse transmitir na TV aberta. Em 2020, o site não transmitiu nenhuma partida nesses moldes. Mas em 2019 sim. (CORXCAP)

QUAL É A POSIÇÃO DO VASCO?

Procurei o Vasco para saber sobre o imbróglio e o clube vai me passar um posicionamento assim que estiver definido. Posto aqui para informar a vocês. Gostou do fio? Aproveite para se inscrever no #CanaldoPedrosa!

E só pra deixar bem claro: eu não faço pesquisa. A DataFolha realizou uma em 2019 e, nela, o Vasco tem a 5ª maior torcida do Brasil. A fonte foi essa. Qualquer informação além desta tem que ser proveniente de pesquisa. Não achismo.

Fonte: Twitter do jornalista Lucas Pedrosa/Band