Veja exemplos de jogadores que, assim como Henrique, ficaram muito tempo sem marcar gols
Sexta-feira, 28/08/2020 - 16:57
Foram 164 jogos ao longo de mais de 7 anos vestindo a camisa do Vasco - e nenhum gol. Mas, na noite desta quarta-feira, o lateral-esquerdo Henrique, finalmente, desencantou. E em um momento decisivo para o clube carioca.

Autor do primeiro gol vascaíno na vitória sobre o Goiás, pela terceira fase da Copa do Brasil, o jogador ajudou o time a levar a partida para os pênaltis depois de um 2 a 1 no tempo normal - no primeiro jogo, em São Januário, o Goiás tinha vencido por 1 a 0.

Ou seja, o gol de Henrique com a bola rolando foi determinante para colocar o Vasco na quarta fase da competição. Mas significou um algo mais também para o lateral: a entrada no seleto grupo de jogadores que passaram por longos períodos de jejuns de gols, mas que não perderam as esperanças.



Abaixo, você confere uma lista com outros jogadores que ficaram anos sem balançar as redes, mas que conseguiram vencer o tempo para desencantar.

Jejum de primeiro gol da carreira

Wendel

Mais de uma década ligado ao Palmeiras, o volante Wendel demorou 12 anos para marcar o primeiro gol pelo profissional. Quando tinha 34 anos, após sair do time paulista, o jogador desencantou em 2015, defendendo o Boa Esporte, na Série B do Campeonato Brasileiro.

Yuri Lima Lara

O tempo de espera foi menor. Mas o volante Yuri, ex-Bahia e CSA, demorou mais de 4 anos para marcar profissionalmente. E o gol só saiu no Japão, em 2019, defendendo o Tochigi SC, pela Segunda Divisão do Campeonato Japonês.

Dennis Diekmeier

O drama do alemão Dennis Diekmeier foi maior. Depois de 10 anos atuando como profissional, o lateral-direito com passagens pela base da seleção alemã, finalmente, desencantou em 2020. Defendendo o SV Sandhausen, em maio deste ano, o jogador fez o primeiro gol da carreira. O caso ganhou repercussão na Alemanha. O curioso é que, um mês depois, o jogador voltou a marcar.

Tony Hibbert

O caso de Tony Hibbert talvez seja um dos mais conhecidos no mundo da bola. Muito querido pelos torcedores do Everton, da Inglaterra, o zagueiro passou a carreira toda sem marcar um gol. Mas, em 2012, quando tinha 31 anos, balançou as redes contra o AEK, da Grécia. Tudo bem que foi em um jogo amistoso. Mas a torcida do time inglês invadiu o gramado para comemorar o feito. O fim do jejum ganhou repercussão mundial e virou, inclusive, matéria do Globo Esporte. Veja no vídeo.

Jejum de anos sem marcar

Diguinho

Tem também os jogadores que já tinham feito gols na carreira, mas passaram por longos jejuns. Diguinho é um deles. Com passagens por diversos clubes grandes do Brasil, o volante, em 2020, viralizou na internet por quebrar uma escrita de longos 10 anos.

Em janeiro deste ano, atuando pelo São José, o volante foi autor de um gol contra o Grêmio, no Campeonato Gaúcho. O último gol dele tinha sido pelo Fluminense, contra a LDU, em 2009. O São José acabou derrotado. Mas o feito de Diguinho acabou ganhando a redes sociais com diversos memes.

Guiñazu

Este é um nome conhecido da torcida vascaína. O volante Guiñazu também passou por uma longa seca de gols. Foram seis anos sem marcar - inclusive, ele atuou pelo Vasco sem balançar as redes. Mas a escrita chegou ao fim em 2016, quando foi autor de um dos gols da vitória do Tallares sobre o All Boys, por 2 a 1, na Argentina.

Chiquinho

O tempo de espera de Chiquinho foi menor. Mas não menos angustiante. Com uma passagem sem gols pelo Flamengo e pelo futebol japonês, o lateral ficou quase 3 anos sem encontrar as redes. Mas, quando marcou, foi decisivo. Em 2018, defendendo o São Caetano, ajudou o Azulão a vencer o Palmeiras por 1 a 0 no Campeonato Paulista daquele ano.

Jejum em um único clube

Mascherano

E para concluir tem também aqueles jogadores que viveram anos e anos de espera em único clube. Como é o caso de Mascherano, que mesmo colecionando títulos, só conseguiu o primeiro gol no Barcelona após 7 anos. O gol aconteceu em 2017, na goleada do Barça sobre o Osasuna, por 7 a 1, pelo Campeonato Espanhol. Na época, o feito virou meme e ganhou repercussão nos jornais.

Charles Guerreiro

Este é um jejum mais antigo, mas que se tornou folclórico no Rio de Janeiro. Jogador muito querido pelos torcedores do Flamengo nos anos 90, Charles Guerreiro ficou marcado no clube pela entrega. Mas também pela seca de gols. O primeiro gol dele pelo clube só saiu depois de 5 anos. Confira no vídeo acima no Baú do Esporte.

Fagner

Mesmo ganhando títulos e conseguindo convocações para a Seleção, o lateral Fagner também viveu uma seca de gols. Foram três anos e meio sem marcar. Mas o gol saiu na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, contra o Cruzeiro.

E foi histórico: representou o gol de número 11 mil da história do Corinthians. Antes disso, o último gol do lateral tinha acontecido contra o Vitória, em Salvador, no dia 22 de maio de 2016.

Fonte: ge