Artilheiro nos anos 70, Paulinho revela que Vasco teve 'desconto' em seu passe em troca de vaga para o XV de Piracicaba no Brasileiro
Sábado, 29/08/2020 - 04:14
Um declaração do ex-atacante Paulinho Massariol, que marcou época por XV de Piracicaba, Vasco, Palmeiras e Ponte Preta nos anos 1970/80, desvenda como eram os bastidores do futebol brasileiro na época do Governo Militar (1964/1985).

Em matéria no canal "Museu da Pelada", vinculado no YouTube e feita essa semana por Kaul Mattus, confessa que seu passe foi negociado pelo Nhô Quim para o Cruzmaltino em troca de uma vaga para a equipe piracicabana no Campeonato Brasileiro de 1978.

"Fui emprestado para o Vasco pelo XV em 1977 com passe estipulado em Cr$ 3 milhões (Três milhões de cruzeiros, dinheiro da época) e fui muito bem. O Vasco queria comprar, mas não tinha dinheiro", declarou.

"Daí o Heleno Nunes (presidente da CBD, sucedida pela CBF) entrou em ação e em reunião com Romeu Ítalo Rípolli (lendário presidente do XV de Piracicaba), na qual meu pai também participou junto com os dirigente do Vasco, foi feito um acordo", continuou.

"Nesse acordo, o Rípolli reduziu meu passe pela metade e a CBD deu uma vaga ao XV no Campeonato Brasileiro de 1978", afirmou Paulinho Massariol.

GOVERNO MILITAR TAMBÉM CONTROLAVA O FUTEBOL

Na época, o controle dos militares era total, inclusive no futebol, e Heleno Nunes era almirante. Além da CBD, também presidia a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), partido de sustentação política do governo militar. Heleno Nunes faleceu no Rio de Janeiro em 1984 aos 67 anos.

Nos anos 1970/80, o Campeonato Brasileiro era disputado por várias equipes através de convite da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), algumas vezes por critérios meramente políticos.

QUEM FOI PAULINHO MASSARIOL

Filho de Idiarte, um dos principais jogadores da história do XV de Piracicaba, Paulinho Massariol destacou-se nas categorias de base do próprio XV de Piracicaba e, após uma convocação para uma Seleção Brasileira de Novos, foi para o Vasco, chegando a ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1978, além de ter conquistado títulos importantes.

Depois do Cruzmaltino, o ex-atacante esteve em várias outras equipes de projeção como Palmeiras, Ponte Preta, Grêmio, Cruzeiro-RS, Náutico, Comercial-SP, entre outras, além de ter atuado no futebol mexicano. Atualmente com 62 anos, Paulinho reside em Piracicaba.





Fonte: Futebol Interior (texto), Youtube Museu da Pelada (vídeo)