Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Ramon após Goiás 1 (2) x (3) 2 Vasco
Quinta-feira, 27/08/2020 - 00:56
O técnico Ramon Menezes gostou da atuação e da postura do Vasco na classificação para a quarta fase da Copa do Brasil. Na madrugada desta quinta-feira, o treinador destacou a humildade do elenco para reverter a desvantagem da derrota no Rio, no jogo de ida, e o que chamou de jogo excepcional para construir o resultado favorável contra o Goiás.

Na noite de quarta, em Goiânia, o Vasco avançou na competição ao ganhar nos pênaltis por 3 a 2 - havia vencido a partida por 2 a 1 a favor no tempo normal. Em São Januário, em março, antes da pandemia, o Esmeraldino havia superado o time da casa por 1 a 0.

- Primeiro: todo mundo está muito feliz e muito satisfeito, acho que toda a torcida vascaína está muito contente. Jogadores estão de parabéns por tudo. Tenho que falar muito desses atletas por conta da entrega e dedicação. Não posso deixar de falar de Vasco da Gama, que eles estão representando muito bem. O adversário entrou ganhando de 1 a 0 e, com a troca de treinador, houve uma nova motivação pelos jogadores deles. Viemos com muita humildade e fizemos grande partida. Gostei muito do que vi não só pela vitória, mas pela entrega e dedicação desses atletas. Todos eles teriam que vir aqui para falar alguma coisa - disse o técnico, para completar:

- Atuação excepcional, o campo muito bom para se jogar. Entramos para fazer tudo o que a gente vem trabalhando, que é ter o controle das ações, dificultar as ações do adversário e ter o prazer de jogar futebol. O prazer de encurtar, marcar, pressionar e induzir o adversário fazer que o adversário faça o que a gente quer.

Mais respostas de Ramon:

Treino de pênaltis: simulação como se fosse um jogo, com jogadores no centro do gramado

- A gente trabalhou muito as cobranças de pênaltis. Fizemos até a simulação de jogo, botando os jogadores lá no meio de campo e fazendo com que o atleta percorresse um caminho até chegar na bola. Temos batedores, como Cano, Yago, Bastos, e agora o Castan tem batido muito. Benítez não vinha treinando muito e voltou a treinar. Bruno César bate muito bem. O próprio Andrey era outro que poderia bater.

No final do jogo, teve o desenho e optamos por deixar alguns atletas sabendo dessa possibilidade. Claro que a gente quer vencer no tempo normal

Análise do jogo: "do jeito que o torcedor do Vasco gosta"

- Se tratando de um jogo de tamanha importância, sabíamos que era um jogo muito importante na parte financeira e projeção dos atletas. Essa busca de chegar numa competição e estamos trabalhando para isso em todas. Foi um jogo sem dúvida nenhuma muito bom, mas em todos os jogos temos passado para esses atletas que todos os jogos se tornaram finais. A entrega foi como a gente gosta de ver, tenho certeza que é como o torcedor do Vasco gosta de ver. Esses atletas estão de parabéns.

Participação de Andrey no gol de Benítez, quem elogiou também

O Andrey tem muito talento, fez uma grande jogada e tocou para o Talles. Benítez já merecia um gol há tempo, jogador importantíssimo pra gente. A entrega dele é excepcional. É muito inteligente, faz o companheiro crescer. Jogador que tem uma garra e um espírito de luta enorme. Com a bola, é um talento absurdo. E sem a bola com muita disposição.

Henrique mais solto e variações táticas

- Tudo passa por estratégia. Cada jogo você tem uma estratégia. Nós estamos ganhando mais opções, tivemos as voltas do Yago e do Vinícius, que até então não tinha participado desde o começo de uma partida. Yago voltou agora depois de jogar contra o Sport.

- Hoje optamos por fazer a formação que começamos lá atrás (no Carioca). Em determinados momentos, em cima da plataforma do Goiás deixando só um atacante, poderíamos deixar os dois zagueiros e aí vem a projeção do Henrique. Fico muito feliz por tudo que está acontecendo com Henrique, merece muito. É um menino de ouro. Entendeu muito bem a função. Ele poderia chegar para mim e falar que não estava entendendo.

- Na minha opinião, o Henrique é forte na fase ofensiva e defensiva. Ele é bom para atacar e defender. Ele vem nos ajudando muito. Fiquei muito feliz pela entrega e dedicação do Henrique, mas por ele entender e jogar pelo Vasco. Por ele jogar pelo grupo. Tudo aquilo que ele faz é pelo grupo. Tenho certeza que torcedor tá feliz com o Henrique também.

- Nosso sistema defensivo... Miguel, o Castan não perde uma bola. O que vou falar do Castan? Tem o Ricardo. Jogar dessa maneira é muito bom, mostra um entendimento de um trabalho. Eles fazem isso no treinamento, fazem isso todo dia. Isso que está muito legal.

- Hoje o jogo é muito estratégico. Vai chegando no segundo tempo, e você tem que pensar muita coisa. Vi Benítez no final do jogo já cansado. Mas ele mesmo cansado, com o talento que ele tem, consegue segurar a bola e fazer um grande lance. E ainda tinham os pênaltis.

Saída de Talles e elogios aos reservas

- Todas as substituições foram pensadas. Talles fez um grande jogo, ele tem nos ajudado muito. Estou feliz com a entrega defensiva dele, ele está segurando mais a bola. Está errando porque é um jogador diferente e vai tentar o grande lance. Talvez ele precise entender o momento certo de passar a bola ou circular a bola. No campo adversário, aí sim ele vai para cima e faz o grande lance com improviso e a magia que tem de sobra. Tem a minha confiança e de todos do grupo.

- Gostei da entrada do Carlinhos, do Parede, da volta do Yago. E aí o grupo se fortalece. Muitos poderiam entrar hoje e dar sua parcela de contribuição mesmo não entrando. Temos jogo agora no sábado, o tempo de recuperação é muito curto. Precisamos de todos e dos departamentos para a recuperação dos atletas. E os atletas estão nessa luta de querer mais e querer melhorar.

Crescimento de jogadores

- Fico muito feliz com o crescimento de todos os atletas. Falei lá atrás do Ricardo, do Andrey e do Henrique, que são oriundos da base e hoje são referências. Andrey é referência de superação, não vinha jogando no ano passado. Fez o que se espera e botou todo o talento para fora. Tem uma técnica impressionante. Ele tinha sim que melhorar quando não tem a bola, que é encurtar e marcar. Isso está fazendo muito bem.

- Há o crescimento do Ricardo e do Henrique tendo o Castan do lado. O Castan é importantíssimo para o clube. Castan e Fernando Miguel são a minha extensão dentro do campo. Como representam bem do clube! E fazem esses atletas crescerem. Hoje não tivemos o Bruno Gomes, atleta importantíssimo e que vem crescendo muito. Não podemos esquecer da evolução do Fellipe Bastos, que sabe muito o que é ser Vasco e ser campeão aqui. O Yago vem jogando aqui há algumas temporadas e é importantíssimo.

- Tem o Juninho, que vai começar a ter oportunidade. Pec teve chance. Quando Lucas Santos se recuperar, vai nos ajudar muito. Neto, que já jogou e está em processo de adaptação, já está entendendo tudo e a estratégia do jogo. Jogou contra o São Paulo e depois foi titular contra o Ceará.

- Carlinhos teve oportunidade de entrar contra o Ceará. Hoje entrou e muito bem. Quase fez um gol. Parede também vem tendo oportunidades, ainda não teve chance de iniciar um jogo, mas vai ter a oportunidade.

- Ribamar é um exemplo de grupo. Foi lá e com três ou quatro minutos e fez o que se espera dele, que é o gol do atacante.

Relação com o elenco

- Eu estava no clube já, conheço bem esses atletas. Sei que é um grupo onde nunca vai faltar espírito e atitude. São marcas registradas.

- Que nós poderíamos crescer em relação ao prazer de jogar futebol e de estar mais com a bola. De tentar e trabalhar muito para que a gente pudesse ter o controle das ações e dificultar as ações do adversário.

- Desde o começo foi muito legal o trabalho e o entendimento do trabalho, que tem sido maravilhoso. Sou um cara muito franco. Fui um ex-atleta, vesti a camisa desse clube de uma maneira intensa. Eu devo muito ao Vasco da Gama, e o torcedor vê em mim uma extensão deles aqui dentro. É olho no olho, sinceridade o tempo todo. Fui muito chato lá no começo, de mostrar, de pegar no pé, falar: "Vem aqui, vamos posicionar".

- O tempo, os treinamentos e os jogos fazem a relação crescer mais. Eu quero o crescimento de todos porque o meu pensamento é no Vasco da Gama. Eu sei a grandeza desse clube e o que ele representa para o torcedor e para mim.

Fonte: ge


Ramon exalta postura do Vasco e dedica classificação aos jogadores

Classificado, invicto e feliz. É assim que está o técnico Ramon Menezes depois do sétimo jogo do Vasco sob seu comando. O Gigante da Colina derrotou o Goiás por 2 a 1 no tempo normal e 3 a 2 nos pênaltis e garantiu a vaga na quarta fase da Copa do Brasil. Com seis vitórias e um empate desde que foi efetivado como treinador, o comandante exaltou mais uma vez a postura dos jogadores e a entrega do elenco em mais um jogo decisivo.

- Todo mundo está muito feliz. Muito satisfeito. Os jogadores estão de parabéns por tudo. A entrega, a dedicação e não posso deixar de falar de Vasco da Gama. Coisa que eles estão representando muito bem. Fizemos um grande jogo. Sabíamos da dificuldade. O adversário entrou ganhando por 1 a 0, com um novo treinador, motivação e com todas essas dificuldades nós conseguimos a classificação. Gostei muito do que vi, não só pelo resultado, mas pelo empenho, dedicação... todos os atletas deveriam vir aqui falar. Passando pra vir pra cá, o campo já estava escuro e os que não jogaram estavam treinando forte. Esse é o nosso trabalho disse o treinador, antes de completar:

- Sabíamos que era um jogo muito importante. Na parte financeira, projeção para os atletas. A busca é chegar longe em todas as competições. Foi um jogo muito bom. Esse grupo, todos os jogos, temos passado aos atletas da importância. Todos se tornaram finais de campeonato. A entrega foi como a gente e tenho certeza que o torcedor do Vasco gosta de ver. Estão todos de parabéns. Uma atuação excepcional. O campo nos ajudou muito. Gramado muito bom pra se jogar. Procuramos ter o controle das ações, o prazer de jogar futebol, de encurtar, de marcar, induzir o adversário a fazer aquilo que a gente quer que eles façam. Foram todos fantásticos.

CONFIRA OUTRAS RESPOSTAS DO TREINADOR

ANDREY

O Andrey tem muito talento, fez uma grande jogada e tocou para o Talles. Benítez já merecia um gol há tempo, jogador importantíssimo pra gente. A entrega dele é excepcional. É muito inteligente, faz o companheiro crescer. Jogador que tem uma garra e um espírito de luta enorme. Com a bola, é um talento absurdo. E sem a bola com muita disposição.

HENRIQUE

Tudo passa por estratégia. Cada jogo você tem uma estratégia. Nós estamos ganhando mais opções, tivemos as voltas do Yago e do Vinícius, que até então não tinha participado desde o começo de uma partida. Yago voltou agora depois de jogar contra o Sport. Hoje optamos por fazer a formação que começamos lá atrás. Em determinados momentos, em cima da plataforma do Goiás deixando só um atacante, poderíamos deixar os dois zagueiros e aí vem a projeção do Henrique. Fico muito feliz por tudo que está acontecendo com Henrique, merece muito. É um menino de ouro. Entendeu muito bem a função. Ele poderia chegar para mim falar que não tava entendendo.

Na minha opinião, é forte na fase ofensiva e defensiva. Ele é bom para atacar e defender. Ele vem nos ajudando muito. Fiquei muito feliz pela entrega e dedicação do Henrique, mas por ele entender e jogar pelo Vasco. Por ele jogar pelo grupo. Tudo aquilo que ele faz é pelo grupo. Tenho certeza que torcedor tá feliz com o Henrique também.

SISTEMA DEFENSIVO

Nosso sistema defensivo... Miguel, o Castan não perde uma bola. O que vou falar do Castan? Tem o Ricardo. Jogar dessa maneira é muito bom, mostra um entendimento de um trabalho. Eles fazem isso no treinamento, fazem isso todo dia. Isso que está muito legal. Hoje o jogo é muito estratégico. Vai chegando no segundo tempo, e você tem que pensar muita coisa. Vi Benítez no final do jogo já cansado. Mas ele mesmo cansado, com o talento que ele tem, consegue segurar a bola e fazer um grande lance. E ainda tinham os pênaltis.

SUBSTITUIÇÕES

Todas as substituições foram pensadas. Talles fez um grande jogo, ele tem nos ajudado muito. Estou feliz com a entrega defensiva dele, ele está segurando mais a bola. Está errando porque é um jogador diferente e vai tentar o grande lance. Talvez ele precise entender o momento certo de passar a bola ou circular a bola. No campo adversário, aí sim ele vai para cima e faz o grande lance com improviso e a magia que tem de sobra. Tem a minha confiança e de todos do grupo.

Gostei da entrada do Carlinhos, do Parede, da volta do Yago. E aí o grupo se fortalece. Muitos poderiam entrar hoje e dar sua parcela de contribuição mesmo não entrando. Temos jogo agora no sábado, o tempo de recuperação é muito curto. Precisamos de todos e dos departamentos para a recuperação dos atletas. E os atletas estão nessa luta de querer mais e querer melhorar.

EVOLUÇÃO DOS ATLETAS

Fico muito feliz com o crescimento de todos os atletas. Falei lá atrás do Ricardo, do Andrey e do Henrique, que são oriundos da base e hoje são referências. Andrey é referência de superação, não vinha jogando no ano passado. Fez o que se espera e botou todo o talento para fora. Tem uma técnica impressionante. Ele tinha sim que melhorar quando não tem a bola, que é encurtar e marcar. Isso está fazendo muito bem.

Há o crescimento do Ricardo e do Henrique tendo o Castan do lado. O Castan é importantíssimo para o clube. Castan e Fernando Miguel são a minha extensão dentro do campo. Como representam bem do clube! E fazem esses atletas crescerem. Hoje não tivemos o Bruno Gomes, atleta importantíssimo e que vem crescendo muito. Não podemos esquecer da evolução do Fellipe Bastos, que sabe muito o que é ser Vasco e ser campeão aqui. O Yago vem jogando aqui há algumas temporadas e é importantíssimo.

OPÇÕES NO ELENCO

Tem o Juninho, que vai começar a ter oportunidade. Pec teve chance. Quando Lucas Santos se recuperar, vai nos ajudar muito. Neto, que já jogou e está em processo de adaptação, já está entendendo tudo e a estratégia do jogo. Jogou contra o São Paulo e depois foi titular contra o Ceará.

Carlinhos teve oportunidade de entrar contra o Ceará. Hoje entrou e muito bem. Quase fez um gol. Parede também vem tendo oportunidades, ainda não teve chance de iniciar um jogo, mas vai ter a oportunidade. Ribamar é um exemplo de grupo. Foi lá e com três ou quatro minutos e fez o que se espera dele, que é o gol do atacante.

Fonte: Site oficial do Vasco