Vascaínos de Portugal falam sobre sua paixão pelo Gigante da Colina
Quinta-feira, 27/08/2020 - 06:15
Amor incondicional, sem limites e sem fronteiras. É o que acontece quando se torce para um Gigante conhecido internacionalmente. O lema de todo vascaíno é estar sempre ao lado do Vasco até o fim, pois o sentimento não pode parar. Assim como o navegador Vasco da Gama, muitos torcedores atravessaram oceanos carregando a Cruz de Malta. Isso transcende qualquer país e continente. Por isso, o Site Oficial inicia nesta quarta-feira (26/8), uma série mostrando torcedores em vários locais do mapa mundi.

É impossível duvidar da paixão da torcida cruzmaltina pelo Gigante da Colina e por tudo que o clube representa. Ultrapassando barreiras, torcedores do Vasco espalhados fora do Brasil continuam se reunindo, divulgando e apoiando o Cruzmaltino dentro das suas lutas. Visto todo esse sentimento, não irá faltar torcida para apoiar o Vasco no jogo desta quarta (26/8) contra o Goiás. A partida será pela Copa do Brasil e acontecerá no estádio Hailé Pinheiro, às 21h30. Os vascaínos pelo mundo todo, novamente, irão vibrar com cada lance do Gigante, mesmo com a distância.

Vasco em Portugal

A união Brasil-Portugal não está só no hino e nas raízes do Vasco. Em Portugal, o Vasco da Gama pode contar com o apoio de brasileiros apaixonados. A matriz do grupo vascaíno, que se une para acompanhar o time, é situada na cidade de Porto, entretanto o grupo se estende por todo país lusitano. Carlos Júnior, torcedor do Vasco e membro do grupo Gigante de Portugal, explicou como surgiu a união da torcida brasileira com os portugueses e como eles se encontram para acompanhar o Vasco.

- Eu cheguei no ano de 2018 e através da minha paixão vascaína que comecei a procurar pela internet locais que passassem as partidas do Vasco. Encontrei um bar que outros torcedores estavam assistindo o jogo e foi quando iniciei minha história com o grupo. Depois falei para eles da intenção que eu tinha de propagar a torcida, da importância da gente criar um logotipo e melhorar toda essa movimentação que está acontecendo aqui em Portugal. Nós começamos fazer barulho forte com a mídia e iniciamos as chamadas de jogos. Nisso nasceu oficialmente o grupo Gigante de Portugal, que no início de 2020 alteramos o nome no Facebook para Capitania Vasco Portugal. No ano anterior, chegou o Fernando Sartório com a chamada e a parceria da Força Jovem- relatou o torcedor vascaíno - Carlos Júnior.

Fernando Sartório se considera torcedor fanático do Club de Regatas Vasco da Gama e, agora, também torce para o Porto. Ele conta como iniciou a parceria com a Super Dragões e garante que essa irmandade aumentou o vínculo do Vasco com os portugueses.

- A aliança com a Super Dragões não foi planejada. Apenas aconteceu. Quando cheguei no Estádio do Dragão parecia que eu estava em casa, em São Januário. Toda recepção da torcida e da instituição foi bem parecida com o Vasco. Nisso começamos ficar mais próximos e firmamos essa irmandade que temos atualmente. Hoje o Vascaíno representa o Porto e o portista representa o Vasco da Gama. Eles levantam a nossa bandeira na Europa e nós levantamos a deles na América do sul. Quando o nosso maior rival no Brasil quis criar uma união com o Porto em 2020, o diretor portista rapidamente enfatizou que eles são vascaínos e isso inflou mais ainda a nossa parceria-explica Fernando Sartório.

- O Vasco sempre foi um clube que me despertou carinho, por conta das origens portuguesas, tem tudo a ver com Portugal. Eu tenho amigos como o José Pedro que sempre quando eu ia ao Rio de Janeiro me levou para ver vários jogos do Vasco tanto no Maracanã, quanto em São Januário. Depois o Sartório, da Força Jovem, falou comigo em um jogo do Porto. Rolou química e, consequentemente, uma amizade profunda. Nisso nasceu a ligação entre a Força Jovem e a Super Dragões.

- Para mim o Vasco tem a melhor torcida da América do Sul. Eu gosto muito dos torcedores vascaínos. Nós temos essa irmandade, amizade e essa parceria que é para durar toda vida - enfatiza o diretor da Super Dragões.

- Inclusive a torcida do Porto criou e canta uma paródia em cima da nossa música do Juninho Pernambucano, com o mesmo ritmo, porém homenageando o clube deles. Aquela: "Vou torcer pro Vasco ser campeão. São Januário, meu Caldeirão..."- acrescenta Fernando Sartório.

Lembrando do ocorrido quando um dos maiores rivais do Vasco, tentou arranjar parceria com a torcida do Porto em 2020, o diretor Fernando Madureira deu o depoimento dele.

- Todo mundo da nossa torcida ficou ligado, feliz e empolgado com essa irmandade. Como eu já disse anteriormente: "AQUI É VASCO!". Aqui não tem para mais ninguém. Estamos juntos, Porto e Vasco / Super Dragões e Força Jovem- finaliza o diretor da torcida organizada do Porto.

Voltando ao assunto com o vascaíno Carlos, ele convida todos os torcedores do Vasco para conhecerem a sede em Portugal, pois eles estão abertos para receberem novos membros no grupo vascaíno:

- A nossa sede fica no centro do Porto, no Trindade Bar, na rua Doutor Ricardo Jovem, número 41. Nos organizamos através dos dois grupos que temos no WhatsApp. Nós selecionamos algumas pessoas para administrarem para que não ficassem desorganizados. Além disso, criamos três grupos no Facebook: Malta vascaína, Vascaínos e Portugal e o Gigantes de Portugal. Através deles a torcida procura a gente para se juntar.

Apesar do Brasil e Portugal serem dois países muito próximos, principalmente por falarem o mesmo idioma, ambos tem diferenças culturais. Pensando no choque de identidade, foi perguntado para Carlos qual é a relação dos portugueses quando eles presenciam essas reuniões da torcida vascaína.

- A relação com os moradores locais está sendo iniciada agora. Com a campanha que o Vasco tem feito e o nosso trabalho bem massante nas redes sociais, estamos tendo um resultado bem interessante em Portugal. O nosso relacionamento com os portugueses é bem legal. O tempo inteiro a gente buscar mostrar para eles que o Vasco é um clube genuíno e com identidade portuguesa. Também enfatizamos muito o hino do Vasco nos jogos que assistimos juntos e as músicas vascaínas que envolvem Portugal. Eles ficam impactados com as letras, porque são todas voltadas para o país. Como não havia um trabalho referente ao Vasco da Gama aqui, eles não sabiam da grandiosidade da instituição. Conheciam o clube, a história, mas em termo de torcida e quantidade de vascaínos aqui em Portugal era muito fraco o conhecimento. Hoje estamos sendo vistos. Nos dois grupos do WhatsApp daqui, nós temos mais de 320 pessoas do país inteiro. Tudo isso foi feito através das redes sociais - comentou Carlos, sobre o envolvimento dos portugueses com o Club.

Infelizmente os moradores fora do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro, enfrentam obstáculos para acompanhar o time do coração. Carlos contou um pouco sobre alguns momentos difíceis.

- Ficar longe do Vasco é muito complicado, ainda mais a gente que estava acostumado a ir em todos os jogos, chegando cedo na Barreira, tomando uma cerveja em frente a social... É diferente. Nenhum clube no Rio de Janeiro tem essa sensação, só o Vasco da Gama. Infelizmente ainda não consegui voltar para ver o meu time jogar. Estou seguindo com a minha vida aqui, mas estou bem ansioso para passar umas férias no Rio de Janeiro durante algum campeonato de futebol - acrescentou Carlos enfatizando a sensação de estar distante de São Januário.

Apesar dos momentos complicados que os torcedores fora do Brasil passam para seguirem o Gigante da Colina, o trabalho que vem sendo realizado pelos vascaínos em Portugal está sendo reconhecido. O país conquistou mais visibilidade pela própria torcida vascaína que mora no Brasil, em outros lugares do mundo e pelo Club.

- Os olhos estão voltados também para Portugal. Com o nosso trabalho sendo visto nas redes e com a explosão da parceria Super Dragões, torcida organizada do Porto, e Força Jovem. Ficou bem atrativo para gente. Aqui a facilidade para captação de novos sócios é enorme. Hoje eu pago 18 euros no sócio mais importante do Club. Às vezes fica mais barato que sair com a família para comer um lanche em um Fast-food e eu sinto que estou contribuindo com o Vascão - comentou Carlos, sobre o impacto do Vasco ter torcida fiel em Portugal.

Entre os momentos mais memoráveis do Carlos Júnior durante o período que ele está morando em Portugal, o torcedor citou o jogo da final da Taça Guanabara de 2019.

- Quando o Vasco foi campeão invicto em cima do Fluminense, esse dia foi histórico. O time estava fazendo uma campanha boa e nós estávamos nos reunindo todos os jogos com uma grande quantidade de torcedores. Foram em torno de sessenta vascaínos juntos assistindo o jogo, em Portugal, nesse dia. Foi bem marcante para mim e um dos momentos mais especiais nessa jornada - conclui o torcedor emocionado .



Fonte: Site oficial do Vasco