Automobilismo: Daniel Rienda disputará prova da Fórmula Vee em Piracicaba neste sábado
Terça-feira, 25/08/2020 - 05:43
O piloto Daniel Rienda, que compete na Fórmula Vee com o apoio do Vasco da Gama, irá voltar à pista no próximo sábado (29/8) para mais um desafio. Ele estreia na Copa ECPA F/Promo Racing de FVee, na cidade de Piracicaba (SP), a cerca de 150 km de São Paulo.

A competição disputada no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) é uma das mais tradicionais da Fórmula Vee, e oferece oportunidade para pilotos de todas as idades, sendo bastante inclusiva. Este ano, por exemplo, as provas terão pilotos de 19 e até de 63 anos.

- A Copa ECPA é reconhecida por revelar os principais pilotos da Fórmula Vee- afirma Daniel Rienda.

O piloto do Vasco vai competir pela segunda vez em Piracicaba. Ele fez a sua estreia na temporada 2020 no início de agosto, na disputa do Campeonato Paulista, em Interlagos. Daniel obteve dois sextos lugares na Máster, que reúne pilotos acima de 40 anos.

- No ano passado, eu disputei apenas as duas últimas etapas e conquistei duas vezes o terceiro lugar na Máster. Este ano, estou confiante para ir em busca de grandes resultados. Esta é a minha segunda temporada na FVee, e pretendo disputar todas as cinco etapas da Copa ECPA. Tenho evoluído a cada prova e acredito numa boa campanha- comenta o piloto.

Medidas de segurança adotadas para o retorno da competição

A Copa ECPA estava marcada para começar em março de 2020, mas foi suspensa pela pandemia do novo coronavírus. Agora, a competição será iniciada seguindo os protocolos de segurança definidos para provas de automobilismo em todo o país.

Por enquanto não haverá presença de público. Pilotos e equipe técnica deverão seguir medidas de proteção recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O protocolo inclui: evitar aglomeração, uso de máscara na área dos boxes e higienização de equipamento. O procedimento segue as normas já adotadas no Campeonato Paulista de FVee, em Interlagos.

Este ano, a competição será exclusiva para os pilotos da F/Promo Racing, que disponibiliza os carros, seja para disputar uma ou todas as etapas. A Copa ECPA será dividida em duas categorias: Elite 1, com a soma dos resultados da 1ª bateria; e Elite 2, somando aos resultados da 2ª bateria. Haverá ainda classificação para FVee Júnior (jovens de 15 a 19 anos), Máster (acima de 40 anos) e geral (onde todos pontuam).

Sobre a Fórmula Vee

A Fórmula Vee é a categoria mais tradicional do automobilismo brasileiro na formação de pilotos. Há 53 anos está presente no país. Entre seus criadores está Wilson Fittipaldi Júnior, atual consultor técnico. Além disso, outros grandes nomes passaram pela FVee: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet (Super-V) e José Carlos Pace.

É importante destacar que dos oito títulos mundiais de Fórmula 1 do Brasil, cinco foram conquistados por pilotos que começaram na FVee: Piquet (3) e Emerson (2). A categoria também revelou grandes nomes no exterior, como os também campeões mundiais de F1 Niki Lauda e Keke Rosberg.

A FVee é também a categoria de automobilismo mais praticada no mundo, em razão de suas características principais: carros de baixo custo e utilização de peças originais. No Brasil, os monopostos são movidos a motor do Fox 1.6 a álcool e câmbios de quatro ou cinco marchas, com pneus radiais (os mesmos de carros de passeio). Em Interlagos, o recorde de velocidade é de 208 km/h. Em Piracicaba, os carros chegam a 140 km/h.

A Copa ECPA F/Promo Racing terá etapas até dezembro (cinco no total). Para saber como participar, acesse www.fvee.com.br

Para saber mais sobre o ECPA, acesse www.ecpa.com.br

Programação da 1ª etapa da Copa ECPA F/Promo Racing de Fórmula Vee:

Sábado (29/8):
Treinos livres: das 9h às 9h25 e das 10h15 às 10h40.
Treinos classificatórios: das 12h às 12h10 e das 12h45 às 12h55
Primeira bateria: largada às 14h10 (12 voltas)
Segunda bateria: largada às 15h20 (12 voltas)



Fonte: Site oficial do Vasco