Chapa Mais Vasco defende prerrogativas institucionais do presidente da Assembleia Geral
Segunda-feira, 24/08/2020 - 09:30
Comunicado em defesa do presidente da Assembleia Geral

A chapa Mais Vasco vem a público defender as prerrogativas institucionais do Presidente da Assembleia Geral do Club de Regatas Vasco da Gama, Sr. Faues Cherene Jassus (o Mussa), de convocar as assembleias gerais do Clube e de exercer as atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto Social do CRVG, notadamente aquelas previstas no artigo 71, de tomar "todas as medidas para garantir a realização do Pleito" e de garantir "que o sistema de recolhimento seja imune a fraudes".

Ressalte-se que o Sr. Mussa é o legitimo representante da Assembleia Geral, Poder estatutário do CRVG (art. 44, I, do Estatuto) e órgão soberano nas associações, e, atualmente, é o único Presidente de Poder eleito diretamente pelos sócios (art. 58, I, do Estatuto).

Causa espanto que o Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Roberto Monteiro, tenha convocado, em caráter de urgência, reunião virtual daquele Conselho para o dia 24/8, véspera da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) em que os sócios decidirão sobre as eleições diretas para Presidente do Clube, para "decidir e deliberar sobre a instauração ou não de inquérito administrativo" contra o Sr. Mussa, inclusive com a ameaça de "adoção de medida preventiva", por conta da contratação de empresa para a realização de AGE virtual, em razão das conhecidas limitações impostas pela pandemia da COVID-19. Esta matéria deveria ser tratada de forma institucional apenas entre o Presidente da Assembleia Geral e o Presidente do Clube, para viabilizar a tão desejada AGE para deliberação das eleições diretas, desejo maior de todos os Vascaínos.

Esta convocação do Conselho Deliberativo, irrazoável e inoportuna, levanta sérias e fundadas suspeitas de que estaria em curso outra tentativa de golpe contra a vontade dos sócios manifestada nas urnas, como aquela engendrada com a ajuda do Sr. Roberto Monteiro ao final das eleições de 2017, e que o alçou à condição de Presidente do Conselho Deliberativo. Se confirmadas as suspeitas, será o golpe fatal contra os legítimos anseios democráticos dos sócios do CRVG, e a confirmação cabal de que o atual Presidente do Conselho Deliberativo tem como único objetivo o exercício despótico do poder.

A Mais Vasco, defensora dos legítimos anseios democráticos dos sócios do CRVG, não pode se manter silente diante das arbitrariedades do Presidente do Conselho Deliberativo, e por isso vem a público denunciar esta absurda tentativa de golpe na véspera da tão aguardada AGE e a poucos meses das próximas eleições do Clube.

O Vasco é dos sócios e de sua imensa torcida, e não pode servir apenas àqueles que se utilizam do poder para fechar ainda mais o Clube à participação de seus verdadeiros donos. Lutaremos até o fim para que a democracia volte a reinar no nosso amado Club de Regatas Vasco da Gama, o verdadeiro Clube do Povo, que em 122 anos construiu a história mais bonita de um clube esportivo em todo o mundo, marcada pela inclusão social e pela defesa intransigente dos valores que nos elevam e nos orgulham.

Fonte: Mais Vasco