Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Ramon após Vasco 2 x 1 São Paulo
Domingo, 16/08/2020 - 19:29
A vitória por 2 a 1 diante do São Paulo na tarde deste sábado, em São Januário, manteve o Vasco com 100% de aproveitamento no Brasileirão. Para Ramon Menezes o resultado foi construído a partir da aceitação do grupo ao trabalho.

Em coletiva virtual na "Vasco TV", canal oficial do clube, o treinador destacou a importância do desempenho em "mais uma final" para a equipe na competição.

- A gente já sabia da dificuldade da partida. No vestiário dediquei a vitória aos jogadores, ao entendimento de tudo aquilo que tem sido passado. Espírito e atitude são marcas registradas desse grupo. Por isso nós conseguimos, com muita humildade, vencer mais um jogo, mais uma final de campeonato para a gente - afirmou o treinador.

Ramon acumula quatro vitórias no comando do Vasco - as duas primeiras pelo Campeonato Carioca. O treinador não esconde a felicidade pelo bom início e tenta achar a receita do "Ramonismo" pregado em São Januário.

- É a cara do Vasco: um time equilibrado e que entrega a alma em campo para vencer o jogo. Todo mundo que teve a oportunidade de entrar deu o seu máximo. Conseguimos os dois resultados.

O Vasco começa nesta segunda a preparação para a próxima rodada do Brasileirão. Na quinta-feira, às 20h (de Brasília), a equipe encara o Ceará no Castelão.

VEJA MAIS TRECHOS DA COLETIVA:


IMPORTÂNCIA DE CANO


"É fundamental, ele tem uma característica espetacular de movimentar em espaço curto. Ele coloca a bola para dentro. Dificilmente, ele passa um jogo em branco. A ideia é ter o jogo voltado para ele para que possa exercer o que sabe. Mas não é sempre possível. A nossa fase defensiva comea lá na frente com ele, ele orienta os mais jovens. Mesmo com poucas oportunidades criadas, ele sempre esteve bem posicionado para fazer o gol. Ele vai fazer um grande campeonato e nos ajudar muito ainda".

EVOLUÇÃO DO TIME


"Estou no Vasco faz muito tempo, então, isso joga a meu favor. Conheço os jogadores e, na pandemia, comecei a falar o que pretendia. Construção leva tempo, mas eu entendo o futebol como cumprir função. E isso passa pelo entendimento do atleta. Isso é gratificante. O campeonato está apenas começando. Vão ter muitos jogos pela frente. Hoje buscamos o equilíbrio. Contra o Sport, também. É importante ter prazer de jogar com a bola, mas também induzir o adversário ao erro e marcá-lo".

OPÇÕES

"É muito bom para o treinador (ter opções). O mais importante é o jogador entender tudo o que se passa nos treinos e nos jogos. Sem o Yago (Pikachu), optamos pelo (Cayo) Tenório, mas a característica é diferente. Pec foi o extremo, trouxemos o Benítez pelo lado direito. Com a força do Tenório, ele seria o homem da amplitude. Foi bem no jogo, tem o processo de maturação. Precisamos ter calma com os garotos, mas gostei muito. Vai crescer ao longo do tempo.

É lógico que, jogando contra o São Paulo, um time que fica com a bola, era normal termos a dificuldade. Pec foi para o lad direito, mas os dois naquele espaço ocuparam o mesmo espaço. Optamos por uma situação tática, com a entrada do Bruno Gomes. Não tinhamos feito esse tripé do Bruno, Andrey e Bastos. Depois, mais uma mudança com a entrada do Neto. Eu falei com ele no treino da segunda linha, ele é forte e alto e nos ajuda na bola pelo alto. Ainda não tivemos chance de estrar ao Carlinhos, Paredes já teve a sua chance".

ERROS NA SAÍDA DE BOLA


"Isso tudo passa pelo equilíbrio. Tivemos dificuldade ali, o São Paulo pressionou. Fizemos o que treinamos, de tentar a saída. Quando isso não deu, tiramos o time lá de trás. É a busca pelo equilíbrio. Ainda no primeiro tempo, equilibramos as ações. Tivemos a chance com o Talles. Eu gostei pois tiramos lições, vou ver o jogo em casa e vou aprender. Volto a falar: a entrega dos atletas".

VIRTUDES E NECESSIDADE DE MELHORA


"A conversa franca no olho no olho foi uma virtude do grupo. Eles me conheciam de ser auxiliar. Fico feliz. Todos são importantes, você vê a melhora fisica, tática e técnica de todos. Isso é interessante na formação de um grupo. É um começo, mas um começo bom. Todos entendem o posicionamento, a função, o que se faz com e sem a bola".

RECADO AO TORCEDOR


"É o nosso 12º jogador aqui ou em casa. O pensamento positivo é importantíssimo. Mesmo em casa, ele nos traz isso".



Fonte: ge