Com 663 mil inscritos no seu canal no Youtube, Vasco se aproxima do Santos, que tem 891 mil
Sexta-feira, 03/07/2020 - 12:56
O Vasco teve pouco mais de seis horas para poder colocar de pé toda a estrutura de sua primeira transmissão de uma partida profissional ao vivo em sua história, e o saldo foi positivo mesmo assim. O clube - ainda tímido no Youtube em função do tamanho de sua torcida - teve um grande salto no número de inscritos em seu canal, ultrapassou o Grêmio, se tornou o sexto do Brasil com mais adesões na plataforma e agora mira o quarteto que já ultrapassou a barreira do milhão: Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Corinthians.

O rival mais próximo agora, porém, é o Santos, em quinto, com 891 mil.

Para se ter uma ideia, cerca de 24 horas antes do jogo com o Madureira - vencido pelo Cruzmaltino por 1 a 0 - a "Vasco TV" tinha 550 mil inscrições. Depois do duelo, já eram mais de 663 mil.

Com um histórico de engajamento recente em campanhas como as das doações ao centro de treinamento e, principalmente, na associação em massa - onde se tornou o maior programa de sócios-torcedores do Brasil - o Vasco brincou com o novo desafio em seu Twitter, postando um meme que ficou conhecido na época do crescimento de associados:



Jogo terminou com 461 mil visualizações

Se o tempo para a montagem da estrutura foi curto, a divulgação ao grande público de que a transmissão iria acontecer acabou sendo menor ainda, em cerca de uma hora antes de a bola rolar em São Januário, fato que pegou muitos torcedores de surpresa e deu a sensação de que a audiência poderia ser ainda mais satisfatória.

A partida começou com 162 mil assistindo no Youtube e 6,4 mil no Facebook. No intervalo, subiu para 366 mil e 16,3 mil, respectivamente. E encerrou com 461 mil e 19 mil.

A hastag "VemPraVascoTV" também tornou-se o segundo assunto mais comentado do Brasil no Twitter.

Transmissão pirata

O ponto negativo ficou em algo que, infelizmente, já havia se tornado praxe nas lives dos músicos durante a pandemia do coronavírus: as transmissões piratas. Ao longo da partida, algumas delas foram identificadas e expostas pelos próprios torcedores vascaínos nas redes sociais:



Entrevistas pré e pós-jogo

Assim como já vinha fazendo antes da pandemia, a Vasco TV trouxe atrativos para o telespectador no pré e no pós-jogo, exibindo entrevistas ao vivo com jogadores, dirigentes e integrantes da comissão técnica.

Ontem, por exemplo, atletas falaram quando chegaram ao estádio, além do presidente Alexandre Campello, o diretor-executivo, André Mazzuco, e outros profissionais do departamento do futebol.

Após o jogo, uma coletiva virtual foi feita com o técnico Ramon Menezes, o goleiro Fernando Miguel e o zagueiro Ricardo Graça, que responderam perguntas ao vivo de jornalistas.

Vale lembrar que este formato de conferência com a imprensa já vinha sendo aplicado nas lives semanais do clube mesmo antes da partida contra o Madureira.

Na cabine, transmitiram Sandro Gama e Alex Calheiros na narração e Carlos Gregório Júnior nos comentários, este último que também é assessor de imprensa do clube.

Diretor de Comunicação do Vasco, Mário Vassalo postou um vídeo no Twitter mostrando parte da estrutura montada em São Januário:

Veja abaixo os 10 primeiros no ranking do Youtube entre os clubes brasileiros

1º - Flamengo - 4,5 milhões
2º - Palmeiras - 1,3 milhão
3º - São Paulo - 1,2 milhão
4º - Corinthians - 1,1 milhão
5º - Santos - 891 mil
6º - VASCO - 663 mil
7º - Grêmio - 626 mil
8º - Cruzeiro - 281 mil
9º - Atlético-MG - 255 mil
10º - Internacional - 239 mil

Fonte: UOL