Veja raio-x dos gols de Germán Cano pelo Vasco; Mazzuco fala sobre a contratação do atacante
Quarta-feira, 01/07/2020 - 07:28
Até janeiro, o argentino Germán Cano era um desconhecido no Brasil. A torcida do Vasco, porém, ao saber do interesse do clube em contratá-lo, tratou de ficar por dentro dos impressionantes números do jogador de 32 anos com a camisa do Independiente Medellín, o DIM, da Colômbia, e passou a fazer forte campanha pelo gringo.

Deu certo, e Cano desembarcou em 6 de janeiro no Rio de Janeiro sob grande festa no Galeão. Hoje, mais de seis meses depois após a chegada, é uma realidade não apenas na Colina, mas no futebol brasileiro.

Com a "tripleta" do último domingo, como se referiu ao três gols anotados contra o Macaé na vitória por 3 a 1, chegou a oito em 12 jogos pelo Vasco. É responsável por 72,7% dos gols da equipe na temporada - 11 no total.

- A avaliação (da contratação) certamente é muito positiva. Ele é um atleta extremamente profissional, e os números dele já contam um pouco isso. Com certeza está muito ansioso pra fazer uma grande historia no Vasco - afirmou André Mazzuco, diretor executivo do clube e uma das figuras centrais na condução da negociação de Cano com o Vasco.



Poucos toques na bola para marcar

Nesse pouco tempo de Vasco, Cano mostrou que sempre busca definir as jogadas com poucos toques na bola. Em apenas dois dos oito gols que marcou, encostou mais de uma vez na bola.

O mais bonito e complexo foi anotado na vitória por 3 a 2 sobre a Portuguesa, em 9 de fevereiro. Recebeu de Vinícius, cortou para dentro, ameaçou chutar e, enfim, bateu de pico.

O outro em que deu mais de um toque foi contra o Altos, pela Copa do Brasil, três dias depois do duelo com a Lusa. Recebeu de Talles, ajeitou o corpo e bateu sem chances para o goleiro rival.

Bom posicionamento

Cano também mostrou-se um jogador com ótimo senso de posicionamento entre os zagueiros rivais. Todos seus oito gols foram feitos dentro da área.

Por estar geralmente "na boa", precisou somente encostar na bola para marcar em seis gols. Um foi de pênalti, contra o Macaé. Diante do mesmo adversário, atirou-se na bola com o pé esquerdo após chute errado de Benítez e depois completou com leve toque passe de Fellipe Bastos.

Contra o Boavista, ainda em janeiro, em seu primeiro gol pelo clube, testou cruzamento preciso de Pec. No único jogo disputado no Maracanã, contra o ABC, pela Copa do Brasil, posicionou o corpo corretamente para apenas empurrar cruzamento de Marrony.

Raio-x dos gols de Cano:

Boavista, 25/01 - um toque de cabeça
Oriente Petrolero, 05/02 - um toque de pé direito (pequena área)
Portuguesa, 09/02 - três toques com o pé direito
Altos, 12/02 - dois toques com o pé direito
ABC, 05/03 - um toque de pé esquerdo (pequena área)
Macaé, 28/06 - um de pênalti (pé direito) e outros dois com um toque (pé esquerdo no segundo e direito no terceiro).

Para quem ainda está conhecendo Germán Cano, o GloboEsporte.com bateu papo com o executivo André Mazzuco para entender os passos da negociação do clube para contratar seu artilheiro e mais novo xodó da torcida. Confira:

Como o nome do Cano chegou à diretoria do Vasco?

- A história começou no meio do ano passado. Através de contatos nossos no mercado sul-americano, fizemos um levantamento de vários atacantes com números expressivos. E um deles foi o Cano, que nos chamou muita atenção. Fizemos um contato inicial, aprofundamos um pouco para saber seu histórico, personalidade e outras informações "fora de campo". Todas foram muito boas. Além de que seus agentes são pessoas corretas.

Entrave no meio do ano passado

- Porém, naquele momento, ele não poderia sair do Independiente, salvo um investimento alto. E havia a possibilidade inclusive de uma renovação por lá. Mas , por tudo isso, acompanhamos todo o segundo semestre dele do ano passado.

Retomada dos contatos e influência positiva da torcida para fisgar o gringo

- Final de ano voltamos a estreitar o contato, e eles estavam inclinados a não renovar. E gostaram da ideia da vinda pro Brasil. Contamos muito sobre a história do Vasco, o projeto do clube e falamos da necessidade de um atleta importante para uma posição importante na historia do clube. E aí fizemos o primeiro encontro em Buenos Aires, que foi muito proveitoso.

- Em paralelo, a participação em massa de nossa torcida ajudou a brilhar o olho dele. Ele começou a ter uma noção melhor do tamanho do clube e, consequentemente, da responsabilidade. E como ele tinha um desafio pessoal, de, após os expressivos números no Campeonato Colombiano, poder jogar uma liga mais desafiadora, a historia começou a virar realidade.

Final feliz em 27 de dezembro de 2019

- Fizemos mais duas viagens pra Argentina para selar de vez o compromisso de duas temporadas com ele.



Fonte: GloboEsporte.com