Dinamite relembra jogo dos 5 gols contra o Corinthians: 'Foi o jogo da minha vida'
Segunda-feira, 04/05/2020 - 21:43
Maracanã, Rio de Janeiro, 4 de maio de 1980. É domingo, dia de futebol. E dois jogos movimentam a rodada do Campeonato Brasileiro. Flamengo e Bangu, na preliminar, e Vasco e Corinthians. Mais de 100 mil pessoas no estádio e um retorno especial para os vascaínos: o maior ídolo da história do clube, Roberto Dinamite, iria fazer sua reestreia após uma rápida passagem pelo Barcelona. E aquele jogo não se tornaria inesquecível apenas pelo retorno, mas também pela atuação do craque, que marcou os cinco gols do Gigante da Colina na vitória por 5 a 2 sobre os paulistas.

O Site Oficial do Vasco procurou Roberto Dinamite para relembrar aquele dia especial. De bate-pronto, o ídolo respondeu: "Foi o jogo da minha vida". Por todos os ingredientes, o retorno, o palco, as torcidas que o lotaram, o forte time adversário e os cinco gols.

- Foi o jogo da minha vida. Voltar ao Brasil, reencontrar a torcida do Vasco, num Vasco e Corinthians, no Maracanã com mais de 100 mil pessoas e marcar cinco gols? Isso pra mim realmente teve um significado muito especial, principalmente como jogador de futebol e profissional em voltar pra minha casa e pro meu clube. O Corinthians tinha um grande time: Sócrates, Amaral, Vladimir, Jairão, Zé Maria... Foi um dia que deu tudo certo. Marquei cinco gols. A única vez, dentro de um clássico, de um grande jogo, que marquei. Ficou marcado e guardado pro resto da minha vida - conta Roberto, lembrando que a torcida do Corinthians se juntou com a do Flamengo nas arquibancadas e nem as faixas de "Fla-Fiel" foram capazes de parar o craque:

- O legal foi isso. Eram mais de 100 mil pessoas. A preliminar foi Flamengo e Bangu e a torcida do Flamengo ficou junto com a do Corinhtians. Fla-Fiel. Mas não teve jeito. Cinco oportunidades, cinco gols e saímos pro abraço.

Ainda no Barcelona, Roberto Dinamite despertou o interesse do arquirrival do Vasco. O Flamengo foi até a Espanha e negociou com o clube catalão para contratar o jogador. As conversas avançaram, mas o Vasco acabou entrando no circuito e conseguiu trazer o ídolo de volta, já que a decisão, no fim das contas, ficou no colo do camisa 10, que conta como foi:

- Se existe uma coisa de eu ter voltado ao Brasil, realmente foi porque o Flamengo foi lá e mostrou interesse em me trazer. Mas a decisão final, com relação em voltar ao Brasil, ao Vasco, num primeiro momento não encaixou, principalmente por conta da direção na época, mas depois, houve o entendimento e aí a decisão era minha. Então eu optei por vestir a camisa do Vasco e fiquei lá bastante tempo, por mais de dez anos. Por amor, respeito e tudo que o Vasco me deu como condição de projetar e me colocar no cenário do futebol.

CARINHO E GRATIDÃO AO VASCO

Nesta semana, Roberto Dinamite foi eleito novamente o maior ídolo da história do Vasco em uma enquete realizada pelo site GloboEsporte.com. Dinamite ressalta que a escolha pelo retorno, lá em 1980, fizeram com que ele pudesse atingir essas marcas e não esconde a gratidão pelo clube que o formou e abriu as portas do futebol para ele chegar a marcas como 708 gols (maior artilheiro da história do Vasco), 1100 partidas, maior artilheiro do Campeonato Brasileiro (190 gols), maior artilheiro do Campeonato Carioca (279 gols), quinto maior artilheiro do futebol mundial em campeonatos nacionais de primeira divisão, com 470 gols em 758 jogos, entre outras.

- Se hoje cheguei a essas marcas que pra mim são muito importantes e que vão ficar. O jogo simboliza isso. São mais de mil partidas com a camisa do Vasco, o maior artilheiro da história do Vasco, o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, o maior da história do Campeonato Carioca, quarto ou quinto maior artilheiro do mundo em ligas. Pra mim é motivo de muito orgulho. Obrigado Vasco por me dar essa condição e aos mesmo tempo por ter proporcionado momentos de muitas alegrias e satisfação ao torcedor vascaíno.



Fonte: Site oficial do Vasco