Roberto Dinamite vence enquete do GloboEsporte.com de maior ídolo do Vasco: 'O Vasco está dentro de mim'
Domingo, 03/05/2020 - 10:08
A disputa foi acirradíssima e decidida por apenas oito votos. Por uma diferença praticamente mínima, Roberto Dinamite foi eleito nesta semana, em enquete do GloboEsporte.com, o maior ídolo da história do Vasco. Ele superou Juninho Pernambucano por 0,3% e venceu a votação em uma lista com dez grandes nomes que fizeram história em São Januário.

Jogador com mais gols (702) e jogos (1110) na história do Vasco, Roberto ficou orgulhoso com o resultado. Fazer parte da história do Cruz-Maltino é seu maior orgulho.

- É o maior orgulho que tenho. É algo para coroar a minha trajetória dentro do Vasco. Cheguei ao clube com 14 anos. Todo mundo tem um pouco de vaidade. Quando eu poderia imaginar que seria o jogador com mais gols e jogos da história do Vasco? Falo isso para o meu filho. Vim de classe média baixa e sempre sonhei e ser um jogador famoso. Ainda mais ter uma história dentro de um clube com a grandeza do Vasco - ressalta Dinamite.

Para Roberto, vencer a votação tem um significado grande. Aposentando há quase 30 anos, muita gente não o viu jogar.

- O tempo não para, e o tempo passa. Há quanto tempo eu parei de jogar? Essa geração de hoje não me viu em campo com a camisa do Vasco. Ser reverenciado e lembrado junto com esses caras é demais. Não é demagogia. Conheci Ademir Menezes e Barbosa quando eu ainda era garoto no Vasco. Eu ficava olhando para os caras. São meus ídolos. Isso é muito legal.

- Faço parte da história ao lado de caras que foram baita jogadores. Cada um tem seu espaço dentro da história do Vasco. Isso que é o legal. Ademir e Barbosa eram meus ídolos. Depois vieram Edmundo, Romário, Bebeto.... A diferença é que joguei muito tempo dentro do Vasco. Vivi tudo, gols, vitórias e derrotas. O Vasco está dentro de mim.

Roberto no Vasco

- Períodos no Vasco: (1971 - 1979; 1980 - 1989; 1992 - 1993)
- 1110 jogos pelo Vasco
- 702 gols pelo Vasco
- Principais títulos pelo Vasco: Brasileiro (1974) e Carioca (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992)
- Seleção: 47 jogos; 25 gols (disputou as Copas de 1978 e 1982)
- Marcas: artilheiro do Brasileiro (1974 e 1984), artilheiro do Carioca (1978, 1981 e 1985), artilheiro da Copa América (1983), maior artilheiro da história do Vasco, maior artilheiro de São Januário, maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, maior artilheiro do Campeonato Carioca.
- Presidente do Vasco entre 2008 e 2014



Elogios a Juninho

Ídolos de Roberto, Ademir e Barbosa foram adversários na votação. Mas quem mais se aproximou de superá-lo foi Juninho Pernambucano. O Reizinho chegou a liderar a enquete, mas foi superado no fim por apenas oito votos. Dinamite, que enquanto presidente trabalhou com Juninho, encheu a bola do "adversário".

- O Juninho é fantástico. Quando eu era presidente, ele voltou para o Vasco, um cara super dedicado. Ele tem uma relação fantástica com o clube. Sempre mostrou boas coisas dentro e fora de campo. Em campo ele foi excepcional. Fora de campo, sempre foi um cara muito integro com todos, com torcedor, diretores e companheiros.

- Ele tem um temperamento forte, com posições fortes. Para o Vasco, ele foi mais do que um jogador. E é isso que o torcedor enxerga. E, claro, dentro de campo ele fazia chover. Foi decisivo em jogos importantes, especialmente na Libertadores.

- Sem sombra de dúvida, Juninho foi um profissional completo. Se o resultado da votação fosse invertido, sem demagogia, eu teria o maior respeito. Mas acho que o primeiro lugar ficou em boas mãos (gargalhada).



O resultado

A enquete, que ficou no ar entre terça e sexta-feira desta semana, teve quase 20 mil votos. Roberto Dinamite venceu com 32,59% contra 32,54% de Juninho.

Outros grandes nomes participaram da votação. Edmundo ficou em terceiro (16%) e Romário terminou em quarto (5,65%). Felipe, Barbosa, Ademir Menezes, Belllini, Danilo Alvim e Vavá foram outros nomes votados.



Fonte: GloboEsporte.com