Rafael Silva relembra o título estadual do Vasco em 2015, fala sobre o elenco e cita seu gol mais marcante, contra o Urubu
Domingo, 03/05/2020 - 13:26
A pressão era imensa. Pela segunda vez em sua história, o Vasco ficava 12 anos sem conquista estadual - a primeira vez foi entre 1958 e 1970. Da segunda, da letra de Léo Lima e o gol de Souza, em 2003, até a torcida vascaína explodir com a conquista de 2015, ela sofreu como poucas com rebaixamento inédito e derrotas em finais.

Mas uma canhota certeira de um herói um tanto quanto improvável mudou tudo. Foi há cinco anos, num dia 3 de maio, em 2015, que Rafael Silva entrou para a história do Vasco. O Botafogo tinha a vantagem da melhor campanha, mas deu Vasco. No primeiro jogo, 1 a 0, gol de Rafael nos acréscimos. No segundo 2 a 1 - o primeiro de Rafael, o segundo de Gilberto.

Além dos gols nas finais, Rafael Silva escolheu esse gol abaixo, que decretou a eliminação do Flamengo da Copa de Brasil de 2015, como o seu mais marcante pelo Vasco.

Veja de novo:



Em entrevista no podcast 45 do "GE Vasco" (clique para ouvir mais acima ou na sua plataforma predileta), ele lembrou bastidores daquela conquista. Descontraído, ainda com as madeixas douradas no cabelo, Rafael contou sobre a chegada ao Vasco em 2014, a formação daquela equipe em 2015 e a convivência com personagem controverso como Eurico Miranda, falecido em 2019.

- Parece que foi ontem. Saudade, hein - disse Rafael, no podcast (leia mais depois da sequência de fotos).



Contratado em 2014, o jogador disputou a Série B pelo Vasco, quando conviveu com Joel Santana - "Papai me chamava de perna nervosa (risos)" -, e fez parte daquele grupo que tinha Martín Silva e Guiñazu, a quem chamava carinhosamente de "careca", como nomes mais experientes. O goleiro uruguaio sofreu com as brincadeiras do atacante.

- A gente colocava ele no grupo de WhatsApp, passava dois minutos ele saía do grupo. Aí de sacanagem eu colocava de novo, colocava e ele saía. Ele não gostava de resenha no grupo. Aí chegava no outro dia para treinar e ele me dava dura. Perturbava ele, porque teve um jogo que estavam mexendo comigo que eu só dava passe, não fazia gol. Aí disse para ele, que não gostava de tirar selfie: "Se eu fizer você vai tirar selfie comigo." Aí no jogo fiz o gol e corri até ele para tirar selfie - lembrou

Contratado pelo Always Ready, da Bolívia, o atacante conta os primeiros passos no futebol do país e a "surpresa" com uma velha vilã, a altitude de La Paz. Com passagens também pela China, Rafael recorda com carinho dos tempos de Vasco. Até mesmo do receio inicial nos contatos com Eurico. Depois, gostou da companhia do antigo cartola.

- Ele deixava a gente bem tranquilo. "Vocês já sabem o que têm que fazer". Ele não era muito de falar, ficar dando palestra. Era curto e grosso. "A gente vai ganhar e ponto" - contou.



Fonte: GloboEsporte.com