Conselho Fiscal emite negativa de parecer sobre contas de 2019 da gestão Campello
Sábado, 21/03/2020 - 08:12
O Conselho Fiscal do Vasco emitiu uma negativa de parecer sobre as contas de 2019 do presidente Alexandre Campello. Ao alegar não ter recebido toda a documentação necessária em tempo hábil de avaliar as finanças do segundo ano da gestão, os membros elaboraram dois relatórios com críticas à maneira pela qual o presidente trata do tema.

Campello, em um ofício enviado aos demais poderes do clube, solicitou, um prazo maior para disponibilizar os documentos auditados. O mandatário alegou transtornos causados pela pandemia do novo coronavírus em São Januário e na BDO, empresa responsável por auditar as contas do clube.



Foi a segunda vez que o CF emitiu uma negativa de parecer na gestão Campello. Ao igualmente alegar não ter recebido a documentação solicitada, adotou a prática sobre as contas de 2018, o primeiro ano do médico no poder. Posteriormente, com as informações, se posicionou pela reprovação. O que foi recentemente acatado em votação do Conselho Deliberativo.

O que diz o parecer do Conselho Fiscal

Rafael Landa, relator do CF, assinou o parecer sobre as contas de 2019 de Campello no último dia 18. No documento de seis páginas, o conselheiro alegou que até o dia 10 de março a direção não havia enviado toda ou parte da seguinte documentação:

- Boletins diários de caixa de julho a dezembro de 2019.
- Balancete analítico do 4º trimestre de 2019.
- Execução orçamentária do exercício de 2019.
- Resposta a inúmeros ofícios.

A data de 10 de março é o prazo estabelecido pelo Regimento Interno do CF para ter acesso a informações financeiras do clube. De posse delas, o CF tem de elaborar o parecer até o dia 20 de março.

- É de se pontuar que a Diretoria Administrativa, notoriamente e com requintes de pirotecnia, por diversas oportunidades se demonstrou orgulhosa da reestruturação ocorrida no Departamento de Finanças, inclusive com a implementação de poderoso sistema de gestão. É bom que se diga que este mesmo departamento, pelo orçamento aprovado para este exercício, prevê para o pagamento de profissionais (dentre folha de pagamento, auditoria, consultoria e pessoas jurídicas), a considerável quantia de cerca de R$ 4,5 milhões. Portanto, causou extrema estranheza o fato da Diretoria Administrativa oficiar que o festejado Departamento de Finanças teria disponibilizado, somente no último dia de prazo para envio de documentos, a movimentação financeira relativa a seis meses, para que o Conselho Fiscal a analisasse em apenas dez dias. Por óbvio, a medida passa longe da razoabilidade e da lógica de uma excelência corporativa - escreveu Landa.

No texto, o relator confirmou que a direção do Vasco enviou ofício em 10 de março, último dia do prazo, informando estarem disponíveis os boletins diários de caixa de julho a dezembro de 2019. Em reunião no dia 11, porém, o CF constatou que faltavam:

- os boletins de alguns dias dos meses de agosto e outubro e de todo o mês de dezembro.
- o balancete relativo ao 4º trimestre de 2019.
- a execução orçamentária relativa ao exercício de 2019.
- resposta a alguns ofícios enviados.

No mesmo dia 11, ou seja, fora do prazo, em novo ofício, Campello informou estarem disponíveis quatro volumes de boletins referentes a julho e dezembro e o balancete relativo ao 4º trimestre de 2019. Porém, segundo o CF, a execução orçamentária relativa ao exercício de 2019 e a resposta de outros ofícios não foram enviadas.

O que diz a administração Campello

Antes da reunião do CF, o presidente Campello enviou novo ofício. Datado de 17 de março, comunicou que, a partir do dia 18, para aderir aos esforços de contenção da propagação da COVID-19, o Vasco iria suspender as atividades das sedes sociais e administrativas (veja a imagem abaixo).



Desta forma, ele solicitou um prazo maior para enviar os documentos auditados: sugeriu 30 de abril, a data limite para cada clube brasileiro apresentar o Balanço Patrimonial (veja a imagem abaixo).



O que diz a ata da reunião do Conselho Fiscal

Além do parecer, o CF emitiu uma ata sobre a reunião do dia 11. Este documento foi assinado, além de Landa, por Edmilson José Valentim dos Santos (presidente) e Otto Alves de Carvalho Junior (membro efetivo).

Nele, os três concordaram em não atender ao pedido da direção por entender que as consequências da COVID-19 foram geradas após o prazo do envio de documentos (veja a imagem abaixo).



Portanto, ao elencar estes motivos, o Conselho Fiscal emitiu a negativa de parecer sobre as contas de 2019 do Vasco. O Conselho Deliberativo, em data ainda indefinida, analisará o caso.

Fonte: GloboEsporte.com