Jair Marinho, lateral do Vasco em 1967, morre aos 83 anos
Sábado, 07/03/2020 - 16:04
Campeão mundial com a seleção brasileira em 1962 e ídolo do Fluminense, Jair Marinho morreu neste sábado aos 83 anos, informou o tricolor em suas redes sociais. Ele havia sofrido um AVC em fevereiro e estava internado na UTI do Hospital das Clínicas da Alameda, em Niterói.

O Fluminense lamentou a morte do ex-lateral e se solidarizou com amigos e parentes. Pelo tricolor foram 258 jogos, conquistando o Carioca de 1959 e o Rio-São Paulo de 1957 e 1960. Ele também passou pela Portuguesa-SP, Corinthians e Vasco e aposentou-se em 1970, vestindo a camisa do Campo Grande.

No ano passado, Jair participou de uma homenagem ao ex-companheiro de clube Altair, que deu nome a um dos campos do CT do Fluminense. Ambos eram amigos de longa data e frequentadores do Canto do Rio, em Niterói. Altair, que jogava pela esquerda, morreu em agosto, marcado pelo ostracismo – sofria com mal de Alzheimer desde 2008.

Jair Marinho, que dá nome ao CT do Canto do Rio, nasceu em Santo Antônio de Pádua, no estado do Rio, em 1936. Ele integrou o grupo campeão da Copa do Mundo de 1962, no Chile, como reserva de Djalma Santos, e não chegou a entrar em campo.

Fonte: O Globo Online


JAIR MARINHO - VASCO DAS PÁGINAS

Reserva de Djalma Santos, durante a Copa do Mundo-1962, no Chile, o lateral-direito Jair Marinho, passou pelo Vasco, em 1967. Depois de consagrar-se pelo Fluminense (1954/1963), ele foi defender a Portuguesa de Desportos (1964/1965). No mesmo 1965, mudou-se para o Corinthians. Mas não tirava a cabeça do RJ, por ser proprietário de cinco imóveis alugados, em Niterói, e não tinha ninguém para fazer as cobranças aos inquilinos. Nada como ter amigos na praça. Ao tomar conhecimento dos problemas do seu jogador, o treinador Zezé Moreira negociou, com a diretoria corintiana, o empr4éstimo de Jair Marinho à "Turma da Colina", para que ele resolvesse a sua vida no seu Estado. E, assim, um grande adversário tornou-se um cruzmaltino, por pouco tempo. Em 1968, já estava no peruano Alianza Lima – encerrou a carreira, em 1970, pelo Campo Grande-RJ.

Jair Marinho de Oliveira nasceu em 17 de julho de 1936, em Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro. Filho de Francisco Marinho de Oliveira e de Leonor Albino Nascimento, foi cria do Flu, que o profissionalizou, em 1954. O meia vascaíno Lorico, no início da década-1960, o acusou de ser um jogador violento. Talvez, por isso, o seu apelido era "Jacaré", por ser "mordedor". Jair Marinho tinha uma altura boa para os laterais-direitos do seu tempo, 1m70cm. Jogava quase sempre pesando 74 quilos, mas enrolava-se muito com a balança, que cobrava-lhe manter a cintura na marca dos 85cm. Com cabelos castanhos e professando a religião católica (devoto de Nossa Senhora das Graças e de São Jorge), ele confessava-se adorador de praia e de cinema. Ele disputou cinco jogos pela Seleção Brasileira, sem marcar gols. Aliás, só marcou dois em sua carreira: um pelo Fluminense e o outro pelo Corinthians.



Fonte: Kike da Bola