Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Abel Braga após Altos-PI 1 x 1 Vasco
Quinta-feira, 13/02/2020 - 00:31
Abel Braga viu um placar muito injusto para o Vasco no empate por 1 a 1 com o Altos, no Piauí, onde sua equipe conquistou a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. O treinador acredita que o time merecia mais, porém viu algo positivo na má pontaria de seus atacantes. Aposta que, caso conseguisse uma goleada no Nordeste, seus comandados poderiam encarar a partida decisiva com o Oriente Petrolero, marcada para o próximo dia 19, com soberba.

- É o mais importante (a classificação). E o mais importante é que tínhamos conseguido um número bom de ocasiões contra o Petrolero e hoje a criação de jogadas de gol foi um absurdo. Eu prefiro acreditar que, se nós tivéssemos aproveitado as oportunidades que criamos, talvez chegássemos com um pouquinho de soberba lá na Bolívia, onde é um jogo muito complicado.

- Mas o resultado é totalmente injusto. Adversário fez o gol na primeira vez que foi na nossa área. E depois teve outra chance no período de desconto. Acho que a vitória seria justíssima, mas fica o ensinamento.

Durante o jogo, o Vasco finalizou 25 vezes, mais do que o triplo do adversário (sete). Perdeu chances incríveis com Cano e Talles Magno (duas vezes).

Confira outros tópicos:

Técnico se irrita ao ser perguntado sobre o que faltou para a vitória

Não é sério que você está perguntando isso para mim. Você assistiu ao jogo, não viu? Botar a bola pra dentro. Vou te citar só um exemplo. Teve um momento em que chegamos com três jogadores na área e não conseguimos finalizar. Se você chega numa situação de superioridade de três contra dois na área, pelo menos tu tem que chutar. Finalizamos 26 vezes a gol. É um número bem significativo.

Esse problema preocupa para a sequência?

Encontramos o que estava preocupando, que era a criação de jogadas. Venceu o Petrolero, venceu a Portuguesa. Já não criamos tanto no segundo tempo, mas poderíamos ter liquidado. Depois daqueles primeiros 10 minutos que tentaram marcar pressão, encaixamos bem na movimentação e criamos demais. Que preocupa, preocupa. Aborrece um pouco. Não só a mim, como os atletas. Não foram uma ou duas situações claras. Estou falando de várias.

E o gol perdido por Talles no primeiro tempo?

Não importa quem perdeu, cara. Pior que criamos muitas chances e perdemos várias. Teoricamente pode acontecer você jogando num jogo de classificação. Na bola parada sofremos um gol e depois por pouco não sofremos o segundo.

Vaias após o jogo

A torcida veio com uma empolgação muito grande, deu um incentivo muito grande, foi fantástica. Nossa estada aqui em Teresina foi maravilhosa. Queríamos abrir o campo ontem para que eles vissem o treino, mas tivemos que treinar fora daqui. Porque o Deus da verdade... O presidente desse grande clube que é o Altos. Um grande clube que procurou jogar de igual para igual, não se meteu na defesa, mas você viu o que ele falou. "Quem manda aqui, se a gente quiser dormir aqui, o Vasco que se vire". E depois dizem que a Copa do Brasil é a competição mais democrática.

Ele devia entender um pouquinho mais de democracia porque ele é deputado. Ele devia entender ou ler um pouquinho sobre o tamanho do Vasco. O Vasco é muito grande, é muito gigante para um presidente de clube falar o que ele falou. E de forma pejorativa.

Usaram essas declarações do presidente como motivação para a partida?

Não, nada, mas foi lamentável. Foi lamentável porque nós nos sentimos ofendidos. Isso não nos fez jogar melhor ou pior, mas nos sentimos ofendidos. Assim como todo torcedor vascaíno. Nosso problema era treinar às 16h. Eles não treinariam aqui. Aí falaram que iam treinar às 16h e nós às 18h. Depois ele falou que o ônibus ia sair do hotel às 18h30. Quem é ele para dizer a hora que deveríamos sair do hotel ou onde íamos treinar?

Mas ele foi muito infeliz naquilo que disse. "A briga está aberta". Não sei como ele é eleito com esse tipo de democracia que ele tem. Também já me falaram que tiveram de mandar deputados embora. Não sei essas histórias porque sou apolítico. Mas totalmente infeliz, porque esse clube é centenário, cara. De muita história.

Que mensagem o rendimento do Vasco passa para a torcida?

Tem que melhorar porque tem que guardar. Tem que botar pra dentro, só isso. Posso reclamar da atuação? Não. Você cria oito, nove chances de gol... Tem que botar pra dentro. Então isso tem que melhorar, não tenha dúvida.

Vaias a Marrony, garantido por Abel contra o Petrolero

O torcedor é soberano, tem direito, nunca vou falar das atitudes dele. Só vou dizer que o Marrony está garantido para o próximo jogo. Minha função é tentar botar em campo o melhor.

Fonte: GloboEsporte.com