Proposta de 1 ano de associação para se votar nas eleições do Vasco e 6 para ser elegível a partir de 2023 é aprovada
Terça-feira, 11/02/2020 - 23:12
Bruno Marinho @bruno_marinho
Saiu. Segue o tempo de um ano para o sócio votar. Vai para seis anos o tempo para o sócio ser elegível, com idade mínima de 35 anos, sem necessidade de mandato prévio no Conselho Deliberativo. Essa mudança no tempo de elegível passa a valer para o próximo processo eleitoral.

Fonte: Twitter do jornalista Bruno Marinho/O Globo


Conselho avança em reforma, mas adia análise de polêmicas no estatuto; Comissão pede suspensão de Campello

O Conselho Deliberativo adiou, mais uma vez, a conclusão da reforma do estatuto do Vasco. Em sessão realizada na noite desta terça-feira, na Sede Náutica, na Lagoa, o debate ficou marcado pelo avanço da aprovação das novas regras para o sócio votar e ser candidato a presidente e dos critérios de punição para o dirigente que cometer ato de gestão temerária.

Porém, a análise de alguns pontos considerados polêmicos ficou para depois. Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, deverá convocar nova reunião para a primeira semana de março. Será quando haverá a chance de concluir o debate.

Antes da sessão, a comissão de justiça, que investiga a associação em massa registrada em agosto de 2019, pediu a suspensão do presidente Alexandre Campello.

Houve diversas confusões e paralisações do encontro, que dourou três horas e meia - ele foi a continuidade do ocorrido no último dia 4, quando a discussão não foi finalizada. O bate boca ocorreu especialmente nas tentativas de verificar o quórum e de costurar um acordo para modificar o artigo que versava sobre a inelegibilidade de dirigentes. Monteiro e Campello, adversários políticos, discutiram asperamente, e o segundo chegou a ameaçar abandonar a reunião. O que não aconteceu.

Depois de muita insistência e de ao menos três interrupções da sessão, motivadas por gritos de desentendimento, o quórum foi verificado e, então, um acordo acabou por ser celebrado. Foi ele que garantiu a continuidade da sessão.

Monteiro, Campello, Julio Brant (conselheiro e líder do "Sempre Vasco"), Alexandre Bittencourt (benemérito) e Luis Manoel Fernandes (grande benemérito) concordaram pela apresentação de uma emenda sobre a mudança do artigo que tratava da inelegibilidade de dirigentes. Foi proposta a retirada do texto da expressão "reprovação de contas". Anteriormente, a proposta era de tornar inelegível por 10 anos, prazo que caiu para cinco posteriormente, quem tivesse as contas reprovadas. Detalhe: na semana passada, Campello teve reprovadas no Conselho as contas referentes ao ano de 2018.

- O que foi feito aqui foi um acordo, afinal, a Diretoria Administrativa tem um temor que isso seja usado de forma política. Não concordo pessoalmente com a retirada do termo "reprovação de contas", mas peço que a emenda seja aprovada para darmos fim ao impasse pelo bem maior de aprovação da reforma - discursou Luis Manoel Fernandes.

- A proteção ao clube continua por força de lei. Ficará inelegível quem não apresentar as contas - disse ao plenário Alexandre Bittencourt.

O conselheiro Leonardo Rodrigues, do Fuzarca, por sua vez, apresentou outra emenda sobre o mesmo tema: uma sindicância deveria ser aberta para dar nova chance de defesa a quem tivesse as contas reprovadas. Desta forma, em caso de confirmação da reprovação, a inelegibilidade seria mantida.

- É fundamental que haja punição em caso de reprovação - afirmou.

O que foi, então, aprovado?

Entre os principais pontos aprovados, estão:

Elegibilidade

Seis anos de associação para o sócio se candidatar a presidente (antes era cinco)
Mínimo de 35 anos de idade
Sem obrigatoriedade de ter mandato de conselheiro
Sócio pode votar desde que tenha um ano de associação
*Regras não valem para o pleito de novembro. Passam a ter validade a partir da eleição seguinte.

Gestão Temerária

Estabelece a responsabilidade de dirigente apurada em processo administrativo
O que, então, foi adiado?
Entre os principais pontos, estão:

Inelegibilidade

Não há definição se o dirigente que tiver contas reprovadas ficará inelegível
Conflito de interesses de conselheiros contratados pelo clube

A proposta é de que quem é conselheiro não pode assumir cargo no clube ou terá de se afastar do Conselho

E o pedido de suspensão de Campello?

A comissão de justiça, por seis votos, pediu a suspensão do presidente Alexandre Campello por cinco dias - cinco integrantes votaram pela punição de advertência. Houve o entendimento de que o presidente foi culpado por obstruir o trabalho da comissão de sindicância, que tentou apurar se houve irregularidade nas associações registradas em agosto de 2019.

O pedido terá de ser votado pelo plenário do Conselho Deliberativo em futura sessão. Será quando Campello poderá apresentar nova defesa. Caso seja confirmada sua punição, o vice-presidente Elói Ferreira assume o clube.

Fonte: GloboEsporte.com


Reforma de estatuto do Vasco avança, mas terá nova sessão

Pontos pendentes são sobre conflito de interesses e inelegibilidade de presidente em caso de contas reprovadas

Com momentos de tensão, bate-boca e alguns acordos, a Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco conseguiu avançar na reforma do Estatuto do clube. Realizada nesta terça-feira na Sede Náutica da Lagoa, estabeleceu punições para gestores que cometerem ato de gestão temerária e definiu novos critérios para o sócio votar e ser candidato a cargo. Por outro lado, questões mais polêmicas foram postergadas para um novo encontro, que deve acontecer na primeira semana de março.

A sessão durou cerca de três horas e meia. Durante um bom tempo ficou parada por causa de discussões sobre o quórum - consellheiros e o presidente Alexandre Campello requisitava a quantidade de pessoas presentes enquanto que Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, se recusava a revelar o número.

Os dois chegaram a bater boca asperamente, Campello ameaçou deixar a sessão, mas no fim das contas a reunião seguiu. Além da inclusão da gestão temerária no novo estatuto, os conselheiros mantiveram em um ano o tempo de associação necessário para o sócio votar e aumentaram de cinco para seis anos o tempo para ele se tornar candidato. Estabeleceu-se uma idade mínima de 35 anos, mas as mudanças acontecerão somente depois do próximo pleito.

Tópicos mais polêmicos, como a proibição de conselheiros ocuparem cargos remunerados e a instauração da inelegibilidade para o presidente que tiver as contas reprovadas no Conselho Deliberativo foram adiados. Outro ponto muito discutido que ficou sem definição foi o referente ao Conselho de Beneméritos: estuda-se o aumento do número de beneméritos de 150 para 160 ou até 170. Outra questão aberta é sobre a responsabilidade pela nomeação de novos membros.

Campello ameaçado

Antes da reunião do Conselho Deliberativo desta terça-feira, os membros da Comissão de Justiça se encontraram pela última vez para tomarem uma decisão sobre o presidente Alexandre Campello, acusado de ter obstruído o trabalho de sindicância aberta para apurar a entrada de novos sócios no clube. Seis votaram pela suspensão de cinco dias do presidente, contra cinco votos pela advertência do dirigente.

Com isso, caberá ao Conselho Deliberativo se reunir para votar pela aplicação ou não da pena estabelecida pela Comissão de Justiça. Campello terá tempo para montar uma defesa e ir ao plenário do Conselho Deliberativo para se defender. Caso seja confirmada sua punição, o vice-presidente Elói Ferreira assume.

Fonte: O Globo Online