Dívida de cerca de R$ 1 milhão com Jorge Henrique impede Vasco de registrar novos jogadores
Terça-feira, 07/01/2020 - 08:16
A torcida do Vasco fez festa com a chegada do atacante argentino Germán Cano, ontem (6), no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, mas para vê-lo oficialmente em campo, o clube terá que se acertar com a Justiça. Isso porque o Cruzmaltino acumula uma dívida de cerca de R$ 1 milhão com o atacante Jorge Henrique e, por falta de pagamento dos acordos, tem em sua mesa uma decisão da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) que o impede de registrar reforços na CBF por até seis meses. A sentença cabe recurso.

O UOL Esporte teve acesso à ordem processual nº 2 e verificou os detalhes de todo o imbróglio jurídico. O primeiro acordo com o jogador - que passou pelo clube entre 2015 e 2016 - foi feito em julho de 2018 ainda na gestão Eurico Miranda e, a partir de dezembro daquele ano, o Vasco passou a descumpri-lo.

Após as seguidas sinalizações de não pagamento por parte de Jorge Henrique, a CNRD — em novembro de 2019 — emitiu a ordem processual nº 1, aplicando uma advertência ao Vasco e exigindo que o clube cumprisse integralmente o acordo até 2 de dezembro de 2019.

Quando chegou a data estipulada, o Cruz-Maltino, segundo o documento, solicitou o prazo adicional de cinco dias para o cumprimento da obrigação e, em 10 de dezembro de 2019, o Vasco pediu mais 72 horas.

No parágrafo 17 da ordem processual nº 2, a relatora da CNRD, Ana Beatriz Macedo, reitera o esforço do órgão em conceder tempo ao clube para que ele cumprisse o acordo:

"(...) Ou seja, para além dos oito meses entre a apresentação do último comprovante de pagamento e a emissão da Ordem Processual nº 1, a CNRD concedeu ao CLUBE praticamente mais um mês para renegociar ou encontrar meios para saldar a dívida. Apesar disso, 40 dias se passaram desde a intimação da Ordem Processual nº 1 sem que o CLUBE tenha realizado qualquer novo pagamento".

Na decisão, datada em 17 de dezembro de 2019, a relatora ressalta ainda que se o Vasco não pagasse o valor integral a Jorge Henrique até o dia 20 de dezembro de 2019, a CNRD iria "aplicar ao clube a sanção de proibição de registrar novos atletas pelo período determinado de 6 meses", sugerindo que "a Secretaria da CNRD deve oficiar com urgência à Diretoria de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF para que bloqueie o registro de qualquer novo atleta pelo clube".

Até o momento, Germán Cano é o único reforço anunciado pelo Vasco para 2020 no mercado da bola. O jogador ainda não aparece registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Procurado pelo UOL Esporte, o Cruz-Maltino informou que "está buscando solucionar a questão".

Jorge Henrique defendeu o Vasco entre 2015 e 2016. Neste período, o atacante de 37 anos foi bicampeão carioca e participou do grupo que foi rebaixado no Brasileiro de 2015. Foram 65 jogos e quatro gols. Atualmente ele está no Náutico.



Fonte: UOL