Sugestão de Luxemburgo para rebaixamento no Brasileiro não teria salvo o Vasco em 2008, 2013 e 2015
Sexta-feira, 06/12/2019 - 09:54
O Cruzeiro é apenas mais um dos times considerados grandes do Brasil a lutar contra o rebaixamento desde que o Campeonato Brasileiro passou para pontos corridos. Recentemente, o técnico Vanderlei Luxemburgo, hoje no Vasco, sugeriu que caem muitos times no Brasileirão e que a fórmula poderia mudar. Mas será que muitos grandes escapariam da queda se algo mudasse?

Primeiro, vamos avaliar a fala de Luxemburgo após a vitória do Vasco contra o Cruzeiro para montar a "nova" fórmula de descenso.

"O Cruzeiro está passando como outras equipes passaram por esse problema. Eu posso falar isso hoje porque não tenho preocupação nenhuma: é uma punição muito severa para um clube que faz uma temporada ruim. Ter 20% (rebaixados) é injusto dentro do futebol", afirmou Luxa.

"Acho que deveria mudar. Ter três ou dois mais um. Acho que você não merece punição por um ano ruim. E sim por dois, três anos. Ver o Cruzeiro nesta situação a gente fica triste. É ruim um grande clube deste estar neste momento", fechou.

Bom, Luxemburgo sugeriu que o campeonato tivesse apenas três rebaixados ou dois mais um, o que parece se referir a ter um playoff entre o antepenúltimo e o terceiro colocado da Série B para decidir vaga na primeira divisão.

Para ficar mais fácil, vamos adotar que apenas três clubes seriam rebaixados em todos os Brasileirões com 20 equipes.

Curiosamente, a medida de Luxa não ajudaria o time em que ele está hoje. Mesmo que apenas três equipes caíssem, o Vasco não se salvaria em nenhuma das três ocasiões em que visitou a Série B. Botafogo e Palmeiras são outros dois grandes que não escapariam, diferentemente de Corinthians e Internacional.

Existem duas equipes que seriam muito beneficiadas se esta fosse a fórmula desde 2006, quando o campeonato passou a ter 20 clubes. O Coritiba não teria caído em nenhuma das vezes que foi para a Série B e o Sport teria que encarar a degola em apenas uma das três vezes que foi rebaixado.

Em um cenário extremamente hipotético, a medida poderia ter evitado uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro. Em 2013, a Portuguesa não teria caído no meio de toda a confusão com Flamengo e Fluminense nos tribunais. Quem sabe onde a Lusa poderia estar se não fosse por isso?

E a Série B?

Se caíssem apenas três da Série A, seria necessário que o número de times que conquistam o acesso diminuísse também. E quem seria mais prejudicado caso isso mudasse? América-MG e Vitória não teriam subido duas vezes cada se apenas três times fossem promovidos por temporada

Confira o que mudaria na Série A em cada uma das temporadas:

2018

Quem escaparia: Sport
Quem cairia: América-MG, Vitória e Paraná

2017

Quem escaparia: Coritiba
Quem cairia: Avaí, Ponte Preta e Atlético-GO

2016

Quem escaparia: Internacional
Quem cairia: Figueirense, Santa Cruz e América-MG

2015

Quem escaparia: Avaí
Quem cairia: Vasco, Goiás e Joinville

2014

Quem escaparia: Vitória
Quem cairia: Bahia, Botafogo e Criciúma

2013

Quem escaparia: Portuguesa
Quem cairia: Vasco, Ponte Preta e Náutico

2012

Quem escaparia: Sport
Quem cairia: Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense

2011

Quem escaparia: Athletico
Quem cairia: Ceará, América-MG e Avaí

2010

Quem escaparia: Vitória
Quem cairia: Guarani, Goiás e Grêmio Prudente

2009

Quem escaparia: Coritiba
Quem cairia: Santo André, Náutico e Sport

2008

Quem escaparia: Figueirense
Quem cairia: Vasco, Portuguesa e Ipatinga

2007

Quem escaparia: Corinthians
Quem cairia: Paraná, Juventude e América-RN

2006

Quem escaparia: Ponte Preta
Quem cairia: Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz



Fonte: Yahoo