Relembre o jogo do Bayern citado por Luxemburgo como inspiração para armar o Vasco diante do Urubu
Sábado, 16/11/2019 - 14:15
Vanderlei Luxemburgo ganhou os holofotes após o empate por 4 a 4 entre Flamengo e Vasco. Isso porque o treinador, mesmo com um time inferior, conseguiu enfrentar de igual para igual o rival, que faz campanha impressionante no Campeonato Brasileiro.

Na última quinta-feira, Luxemburgo revelou inspiração no duelo entre Bayern de Munique e Barcelona, pela semifinal da Champions League da temporada 2012-13 para encarar o Rubro-Negro. Na ocasião, o time alemão goleou o Barça por 4 a 0 e encaminhou vaga para a final daquela edição do torneio.

Você se lembra dessa partida?

Há mais do que os quatro gols do Bayern para se analisar daquele confronto. Com uma proposta de jogo sólida, os alemães conseguiram anular Lionel Messi, Xavi e Iniesta e construir a goleada.

O primeiro fato que chama atenção é que o Bayern "jogou pouco" com a bola, mas de forma muito mais eficiente. O Bayern teve apenas 34.9% de posse contra 65,1% do Barcelona.

Em compensação, o time alemão finalizou 15 vezes contra o gol de Victor Valdés. O Barça, quase "inofensivo", conseguiu apenas quatro chutes.

Para efeito de comparação, o Flamengo teve 66,3% de posse de bola contra o Vasco, mas chutou 11 vezes ao gol. O Cruz-Maltino finalizou em nove ocasiões.

Outro ponto é que o Bayern conseguiu anular Lionel Messi. O argentino finalizou apenas uma vez e tocou menos na bola do que Iniesta, Xavi, Piqué, Daniel Alves e Jordi Alba. Vale lembrar também que, naquela ocasião, o camisa 10 voltava de lesão.

Luxemburgo chegou a falar sobre sobre as particularidades táticas daquele jogo ao comentar o clássico da última quarta-feira.

"O que eu fiz foi estudar futebol. Existem equipes que têm as ações do jogo, jogam o tempo inteiro com a posse de bola e jogam sua equipe para trás e com uma linha mais alta. Eu tenho a experiência de um jogo entre Barcelona e Bayern de Munique, em que o Bayern jogou vertical e o Barcelona tinha a posse de bola. A equipe tinha seus zagueiros no meio-campo ou na linha do grande círculo como o Flamengo faz, adiantando todo mundo com oito jogadores", explicou.

Após o clássico da última quarta-feira, Flamengo e Vasco voltam a campo pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro enfrenta o Grêmio no último compromisso antes da final da Copa Libertadores, enquanto o Cruz-Maltino encara o Goiás.



Fonte: ESPN.com.br