Com Talles Magno titular, Brasil enfrenta Angola nesta 6ª-feira às 20h em Goiânia pelo Mundial Sub-17
Sexta-feira, 01/11/2019 - 07:16
A vaga nas oitavas de final já está garantida. Mas há muito em jogo na noite desta sexta-feira, no duelo entre Brasil e Angola pela terceira rodada do Grupo A do Mundial Sub-17. Em disputa, está a liderança do grupo, a garantia de uma melhor logística para o restante do torneio e a possibilidade de enfrentar um adversário mais fraco. No entanto, a seleção brasileira terá pela frente um temido histórico nos torneios da categoria: os africanos.

Brasil e Angola se enfrentam às 20h (de Brasília) desta sexta-feira, no Estádio Olímpico, em Goiânia, com acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com e transmissão no SporTV

O Brasil já fez 14 jogos contra seleções africanas no Mundial Sub-17. Venceu seis vezes, empatou três e perdeu cinco. Das cinco derrotas, quatro foram em mata-mata: quartas de final de 1991 para Gana, decisão de 1995 novamente para Gana, oitavas de final de 2007 diante também dos ganeses e quartas de final de 2013 para a Nigéria.

O retrospecto muda completamente quando o ambiente é o Mundial Sub-20. No outro torneio de base da Fifa, o Brasil tem 15 jogos contra seleções da África: 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota. O diagnóstico é que, entre os jogadores com menos de 17 anos, os africanos conseguem maior vantagem física. Para a comissão técnica brasileira, a seleção angolana ainda tem outro trunfo: a velocidade.

– A seleção angolana tem os mesmos seis pontos, o que mostra muito seus jogadores de ponta, que são jogadores versáteis. Muito agudos, com enfrentamento de um contra um. É onde nós temos que anular. Mas jamais deixar de jogar o bom futebol, como a gente vem apresentando para vocês e para o torcedor brasileiro. Tem que passar essa ideia. Voltar a jogar com a posse de bola, e quando souber, ser muito vertical e ir em busca do gol – avaliou o técnico Guilherme Dalla Déa.

Brasil contra africanos no Mundial Sub-17:

14 jogos
Seis vitórias
Cinco derrotas
Três empates

Brasil contra africanos no Mundial Sub-20:

15 jogos
11 vitórias
Três empates
Uma derrota

Mudanças no time

Depois de duas rodadas com os mesmos 11 titulares, o Brasil terá duas modificações para o compromisso contra Angola. Garcia entra na lateral direita na vaga de Yan, que foi expulso no 3 a 0 contra a Nova Zelândia e está suspenso. Além dele, Diego Rosa ganha a vaga de Talles Costa no meio-campo. O Brasil não muda o seu desenho tático. Confira a escalação:



O zagueiro e lateral-esquerdo Renan segue fora. Desfalque nas duas primeiras rodadas, ele se recuperou de lesão na coxa, mas ainda não está à disposição da comissão técnica. Uma das novidades na equipe, Garcia espera manter a agressividade que o titular Yan tinha na lateral.

– O Yan é um grande jogador. Aconteceu tudo aquilo, mas agora é passado (expulsão de Yan). Estou pronto para substituí-lo, como tem 20 jogadores prontos para entrar também em qualquer situação que acontecer – disse o lateral do Palmeiras.

"Muda a característica, mas o estilo de jogo do Brasil não vai mudar, que é alegria, é confiança de estar lá dentro fazendo o melhor. Cheguei para somar também", garantiu Garcia.

O que vem pela frente?

O Brasil é o primeiro colocado do Grupo A, com seis pontos, mesma pontuação de Angola, mas com saldo de gols maior. Ambos estão classificados. A seleção brasileira termina na liderança da chave mesmo se empatar. Nova Zelândia e Canadá se enfrentam no mesmo horário no Bezerrão e lutam pela remota chance de ser um dos quatro melhores terceiros.

Caso fique seja o primeiro, o Brasil retorna a Brasília para fazer as oitavas de final contra um dos melhores terceiros classificados. Caso perca para Angola e fique em segundo no Grupo, a seleção de Guilherme Dalla Déa permanece em Goiânia, onde encara o vice-líder do Grupo C na próxima fase.

Se ficar em segundo, o possível jogo de quartas de final para o Brasil será em Cariacica-ES. Essa é a única hipótese de a seleção brasileira atuar no Kleber Andrade.

Ficha técnica: Brasil x Angola

Local: Estádio Olímpico, Goiânia
Data: 01/11/2019
Horário: 20h (de Brasília)

Brasil: Matheus Donelli; Garcia, Henri, Luan Patrick e Patryck; Daniel Cabral; Gabriel Veron, Diego Rosa, Peglow e Talles Magno; Kaio Jorge.
Técnico: Guilherme Dalla Déa

Reservas do Brasil: Marcelo, Cristian, Garcia, Noga, Talles Costa, Sandry, Pedro Lucas, Matheus Araújo e Lázaro

Desfalque: Yan (suspenso) e Renan (lesionado)

Angola: Geovani; Porfirio, Afonso, Pablo e Gege; Maestro, Domingos, Beni e Zini; Capita e Zito
Técnico: Pedro Gonçalves

Arbitragem: Andreas Ekbert (SUE), auxiliado por Mehmet Culum (SUE) e Stefan Hallbert (SUE)

Fonte: GloboEsporte.com