Remo: Prata no Double Skiff Masculino Júnior, Vasco termina o Brasileiro de Barcos Longos em 3º lugar
Segunda-feira, 28/10/2019 - 15:36
O Clube de Regatas do Flamengo (RJ) se consagrou como o grande vencedor do Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo Barcos Longos 2019. O clube carioca subiu ao topo do pódio 14 vezes, levando para casa também os troféus de campeão por categoria. As provas aconteceram entre os dias 24 e 27/10 no Rio de Janeiro, com mais de 280 atletas inscritos.

Em segundo lugar no campeonato ficou o Botafogo de Futebol e Regatas (RJ) com sete vitórias, seguido pelo Vasco da Gama (RJ) em terceiro lugar com três vitórias. Este ano, também houve premiação para os clubes campeões nas categorias Sênior, Sub 23 e Júnior. Os três troféus foram para o Flamengo, que conquistou sete vitórias no Sênior, quatro no Sub 23 e três no Júnior. Nesta última categoria, houve empate com o Vasco da Gama, a decisão do vencedor de seu pelo total de segundos lugares.

As atividades do campeonato iniciaram na quarta-feira, 23/10, com a realização do Congresso Técnico. A reunião contou com a presença dos técnicos dos clubes participantes, do presidente da CBR Edson Altino Pereira Junior, da Diretora de Arbitragem da CBR Magali Moreira, do presidente da FRERJ Paulo Carvalho, do supervisor de projetos do CBC Elisiário Palermo, e do vice-presidente do Vasco da Gama Horácio Gilberto Neto.

Na quinta-feira, 24/10, estavam marcadas as primeiras Eliminatórias. Porém, após a pesagem dos atletas, alguns barcos Peso Leve foram desclassificados e, devido ao número de inscritos restantes, as provas foram canceladas e seguiram direto para às Finais no sábado. Na sexta, 25/10, foram disputadas quatro baterias Eliminatórias e duas Repescagens para as Finais de domingo.

Na noite de sexta-feira foi realizada uma palestra com o advogado Marcelo Franklin. Especialista em direito esportivo e regras antidoping, Marcelo foi contratado do COB por 14 anos, advogou para inúmeras confederações desportivas, atletas olímpicos e campeões mundiais. O auditório do Flamengo ficou lotado, foram duas horas de informações fundamentais para atletas e técnicos. Além de Marcelo, participaram da palestra o médico da CBF Fernando Solera, o procurador do Tribunal de Justiça Antidopagem João Guilherme e a procuradora geral do CPB e remadora Alexandra Amadeo.

A CBR recebeu a inscrição de 285 atletas (81 remadoras e 204 remadores). Em 2018, foram 266 inscritos, um aumento de 7% no número de atletas neste ano. A categoria com mais participantes foi a Júnior com 143 inscritos, seguida pela categoria Sênior com 78 atletas. Nas provas da categoria Sub 23 foram 64 remadores. Os 27 clubes inscritos representaram nove estados: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O CBI de Remo Barcos Longos 2019 foi organizado pela CBR em parceria com a Federação Estadual de Remo do Rio de Janeiro (FRERJ), Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e Clube de Regatas Vasco da Gama, clube anfitrião do evento. As despesas com material de premiação, transmissão, sonorização e arbitragem foram custeadas com verba da Lei Piva de Apoio ao Esporte, através do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A prestação de contas dos eventos nacionais da CBR está disponível no link Transparência.



Fonte: CBR (texto, resultado), Instagram Remo Vasco da Gama (foto)