Disputa por tomada de decisões do marketing teria motivado saída de Bruno Maia
Sábado, 12/10/2019 - 03:16
A torcida do Vasco foi pega de surpresa pela saída de um dos vice-presidentes mais atuantes da gestão Alexandre Campello. Bruno Maia deixou o comando do marketing do Vasco no último dia 27 alegando motivos profissionais. Além disso, outro fator pesou para que se desligasse da diretoria: o desgaste acumulado com Adriano Mendes, vice-presidente de controladoria.

O motivo: a disputa pelas tomadas de decisão do marketing. Escolhido pelo presidente Alexandre Campello para montarem o projeto de reestruturação financeira do Vasco, o grupo "Desenvolve Vasco", formado majoritariamente por funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), voltou os olhos para a pasta comandada por Maia.

Adriano Mendes é a liderança desse grupo e casos de ingerência aconteceram. Um dos maiores pontos de atrito foi a condução do programa de sócios "Gigante", uma das principais frentes de atuação de Bruno Maia no primeiro ano da gestão Campello. A disputa culminou com a derrota política do departamento de marketing, com a migração do sócio-torcedor para a vice-presidência de comunicação no começo de 2019. O episódio desagradou Maia.

Inicialmente, Campello tentou administrar o desgaste. Adriano Mendes é um dos vice-presidentes mais estratégicos do organograma do clube. Bruno Maia, por outro lado, esteve muito próximo da presidência desde o começo da gestão, tanto que os resultados alcançados foram ressaltados pelo dirigente na carta de agradecimento publicada na ocasião da saída de Maia. Entretanto, Alexandre Campello acabou pendendo para o lado de Mendes e passou a também interferir nas decisões de Maia. O ex-vice de marketing ficou mais isolado e esvaziado.

Procurado pela reportagem, Bruno Maia afirmou que não comentaria o caso. Adriano Mendes, por sua vez, não respondeu aos chamados.

Cadeiras vagas

Adriano Mendes é o principal nome da gestão de Alexandre Campello. As questões financeiras, tanto de curto quanto de longo prazo, passam pelo dirigente. É ele quem conduz a liberação ou não de verbas para outros departamentos do clube. A ascensão em São Januário é tamanha que ele tem sido cotado como possível candidato à presidente ano que vem, seja pela situação, seja concorrendo contra Campello. Para pessoas próximas, ele já negou qualquer pretensão de concorrer ao cargo.

Inicialmente, não há maiores movimentações para que Bruno Maia seja substituído na vice-presidência de marketing. Outra cadeira que ficou vaga recentemente foi a de vice-presidente de patrimônio. Rodrigo Saavedra pediu afastamento no último dia 19 depois de ser citado em uma investigação conduzida pela Operação Lava Jato na Petrobras.

De acordo com o site do Vasco, existem cinco cadeiras vagas atualmente no organograma vascaíno. Além do marketing e do patrimônio, as vice-presidências de futebol, de gestão estratégica e de quadra e salão estão desocupadas. A última perdeu seu dirigente em julho. Jorge Veríssimo se desligou do clube depois que o time de basquete adulto foi descontinuado por causa da crise financeira.



Fonte: O Globo Online