Vasco sediou Festival Paralímpico no último sábado
Terça-feira, 24/09/2019 - 15:13
O Club de Regatas Vasco da Gama recebeu, no último sábado (24/9), o Festival Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Na edição deste ano, 168 crianças participaram das quatro oficinas esportivas oferecidas: futebol de 7, parataekowndo, bocha e voleibol sentado.

Ao todo, 35 cidades receberam o evento neste fim de semana. O Festival tem como objetivo promover a experimentação esportiva a crianças com e sem deficiência e nesta segunda edição foi realizado em 70 cidades em todo Brasil e cerca de 15 mil pessoas foram mobilizadas.

- São importâncias distintas. O primeiro e mais positivo impacto foi na vida direta dessas 168 crianças que atendemos. Elas, junto com a família, viram a possibilidade de praticar esportes e quem sabe virar atletas paralímpicos e fizeram essas experimentações no futebol de 7, parataekowndo, bocha e voleibol sentado e conseguiram mostrar a capacidade real que elas possuem - disse a coordenadora paralímpica do Vasco, Lívia Prates, antes de completar:

- O segundo impacto, também muito importante é o que o Vasco tem com a sociedade. Nos tornamos pioneiros de tal forma que tivemos pessoas de Campos, Resende, saindo de suas cidades para buscar um norte. Acredito que o Vasco é uma referência no Brasil de inclusão social dessas crianças. Através do esporte, a autoestima melhora, o desenvolvimento escolar, a vida melhora. Isso são relatos dos pais que estão com a gente desde o Festival do ano passado. Eles vieram novamente para conversar com quem esteve aqui pela primeira vez. Demos um salto de 98 crianças em 2018 para 168 neste ano. O pós Festival também foi muito legal. Estou recebendo muitas ligações de pais, de outras instituições para ajudar nos próximos eventos é muito bom e me deixa totalmente orgulhosa da minha equipe e do meu clube.

Os medalhistadas parapan-americanos e atletas vascaínos Diogo Rebouças (vôlei sentado), Tuany Barbosa (atletismo), Douglas Matera e Thomaz Matera (natação) marcaram presença no evento na capital carioca. A nadadora e bailarina da abertura do Fantástico Camille Rodrigues também participou. Mesmo com a previsão de chuva, a garotada compareceu e tietou os medalhistas.




Fonte: Site oficial do Vasco