Marcos Júnior realiza sonho de criança: ter seu rosto no álbum de figurinhas
Domingo, 01/09/2019 - 13:46
Marcos Júnior não havia se atentado ao fato até que seu primo Juan, de apenas 4 anos, mandou uma mensagem de áudio. Nela, o garoto avisou que havia tirado a figurinha do volante do Vasco no álbum do Campeonato Brasileiro. "Ficou bonita", disse, a respeito da fotografia. São pequenos episódios como esse que fazem o jogador ter certeza: finalmente está acontecendo.

Neste domingo, às 19h, ele começará a partida contra o Cruzeiro, no Mineirão. A três rodadas do fim do primeiro turno, no oitavo jogo como titular, tem superado o estigma que pesa sobre atletas com o seu perfil. Quem atinge certa idade sem nunca ter atuado por grandes equipes acabada rotulado como "jogador de time pequeno". Ter seu rosto estampado nas páginas reservadas ao Vasco no álbum, no entanto, é uma prova de que não é necessariamente assim.

Aos 24 anos, foi a primeira vez que ele virou figurinha. A alegria foi tanta que ele decidiu compartilhá-la em uma rede social. O gosto é ainda mais especial porque Marcos Júnior era garoto e contava com a ajuda de sua mãe para completar o álbum da Copa do Mundo de 2002, quando ainda tinha 7 anos e já era apaixonado por futebol. Ver seu rosto estampado no pequeno papel retangular é uma representação do sucesso dele e também daqueles que o cercam:

— O sonho de todo moleque é se ver ali, com o rosto no álbum de figurinhas. Eu não tinha tido esse privilégio ainda. Tive essa chance e foi muito gratificante para mim, minha família. Minha mãe ficou feliz demais, era quem comprava as figurinhas para eu colecionar. É uma sensação indescritível.

Rival em baixa

De certo modo, Marcos Júnior começou a colocar seu rosto no álbum ainda quando jogava pelo Bangu, durante o Estadual. O volante foi um dos destaques da equipe e consolidou a sensação de que merecia uma chance num clube grande ao marcar belo gol na vitória sobre o Vasco, em São Januário. Antes disso, rodou por clubes menores, como Bonsucesso, Volta Redonda, América-RN, ABC e Paysandu. Na vida pessoal, viveu o drama de perder a esposa Vanessa, vítima de um câncer, em dezembro passado. Ao comemorar o gol sobre seu futuro time, mostrou uma camisa com a imagem da mulher e os dizeres "Para sempre minha princesa".

Agora, presente no álbum da Série A, ele já consegue se enxergar de alguma forma igual aos ídolos de infância:

— Pude me ver como eu via Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho, Rivaldo. A primeira reação quando vi a figurinha foi lembrar de ter visto os três e agora me ver da mesma maneira.

Depois de ser alertado pelo primo Juan, Marcos Júnior decidiu retomar o hábito da infância e voltar a colecionar o álbum do Brasileiro. A edição deste ano será guardada para sempre, como um sinal de que sua carreira deu a guinada que sempre esperou:

— Essa figurinha será a primeira de muitas.

A esperança de Marcos Júnior e do restante do time treinado por Vanderlei Luxemburgo é de que o Vasco consiga esta noite a segunda vitória fora de casa no Brasileirão. O Cruzeiro atravessa fase instável, de reconstrução depois da demissão de Mano Menezes e da chegada de Rogério Ceni. Além disso, deve poupar alguns titulares para a semifinal da Copa do Brasil, contra o Internacional, quarta-feira.

Na primeira vez que conseguiu os três pontos longe do Rio, o Vasco teve como protagonista justamente Marcos Júnior. Foi ele quem marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Goiás no Serra Dourada, seu único gol pelo time da Colina.



Fonte: O Globo Online