Desde junho, CBF não desconvoca jogadores das Seleções de base
Quarta-feira, 14/08/2019 - 21:49
Com postura irredutível - e recente - em não liberar atletas de convocações para seleções de base, a CBF desconvocou Kaio Jorge de período de treinos no mesmo dia da solicitação do Santos, no último 6 de junho. O atacante santista estava convocado para período de treinos com a seleção brasileira sub-17, mas um pedido do presidente santista José Carlos Peres teve retorno positivo da entidade, que liberou o atacante em carta assinada por Walter Feldman, secretário geral da CBF.

Confira os documentos logo abaixo:



Na ocasião, Kaio Jorge estava convocado para período de treinos - sem jogos - entre 7 a 14 de junho na Granja Comary. O Santos argumentou: "a razão para o pedido de dispensa é o calendário da equipe principal do Santos... nos quais o atleta está inserido e é peça relevante", escreveu o presidente santista, insistindo ainda que o atleta concordava com o pedido de dispensa e podia esclarecer pessoalmente, caso fosse necessário.

Desconvocado pela CBF, Kaio Jorge ficou no banco de reservas em dois jogos do Campeonato Brasileiro - vitórias santistas sobre o Atlético-MG (3 a 1) e Corinthians (1 a 0), nos dias 9 e 12 de junho, respectivamente. Durante o período de treinos da seleção sub-17.

Nas últimas convocações, a CBF recebeu alguns pedidos de desconvocações. Foi assim com o Fluminense por Miguel, com o Vasco por Talles Magno em julho e, novamente, agora em agosto, com pedido negado para que o atacante atue contra o Flamengo, no sábado, em Brasília - culminando na nota do clube, avisando que o jogador não se apresentaria à seleção sub-17. A CBF não desconvocou em nenhum dos casos - além dos treinos, havia jogos amistosos programados.

Dentro da entidade as ausências no torneio de Toulon - Renan Lodi, do Athletico, e Rodrygo, do Santos, que não se apresentaram para a viagem à França - fez a diretoria da CBF se tornar inflexível sobre as chances de liberar jogadores. E mais: deixou até de consultar clubes antes de chamar os atletas, prática corriqueira anteriormente.

Em entrevista recente ao GloboEsporte.com, o coordenador das seleções de base Branco disse que a nova postura veio de determinação do novo presidente da CBF, Rogério Caboclo, pois "ninguém liberava ninguém". Ele, inclusive, lamentava que não tinha sido apresentado até então a Kaio Jorge.

Durante a Copa América, o próprio Santos e o Athletico-PR decidiram não escalar Rodrygo e Renan Lodi em compromissos pelo Brasileiro e Copa do Brasil.. O lateral, que foi vendido ao Atletico de Madrid, atuou pela Copa Sul-Americana, organizada pela Conmebol.

No caso de Kaio Jorge, a CBF atendeu o Santos em junho, mas não voltou a desconvocar o jogador santista em julho. Na ocasião, novamente Kaio Jorge não se apresentou. Desta vez, porém, o Santos cortou o atleta da lista de relacionados antes do jogo contra o Botafogo (21 de julho). Nesta oportunidade, a CBF não desconvocou o jogador.

Fonte: GloboEsporte.com