Atletismo: Mais forte e mais rápido do que em Londres-2012, Aldemir Gomes estreia nas Olimpíadas nesta 3ª-feira

Terça-feira, 16/08/2016 - 05:43
comentário(s)

Aldemir da Silva, quatro anos atrás, enfrentou, além do jamaicano Usain Bolt, um outro tipo de adversário. Depois da disputa de seus primeiros Jogos Olímpicos, em Londres, foi detectado pela sua comissão técnica que a diferença entre seu desempenho e o dos rivais não era apenas uma questão de experiência. O atleta, representante do Brasil nos 200m e no revezamento 4x100m, precisava ganhar corpo. Atualmente 4kg mais forte do que em 2012, ele tentará converter os músculos em resultados nos Jogos do Rio.

Vânia Valentino da Silva, sua treinadora, foi quem decidiu colocar o plano em prática. Com 1,93m, o brasileiro saiu dos 76kg na sua estreia olímpica, aos 20 anos, para bater o número mágico de 80kg. A diferença, em imagens da época e atuais, é flagrante. Suas marcas também evoluíram. Em abril deste ano, atingiu sua melhor marca nos 200m: 20s32.

- Todo esse trabalho foi desenvolvido depois que, observado o perfil do atleta, foi notado que ele precisava ganhar um aporte de musculatura - explicou Vânia, para ressaltar em seguida: - A prova de velocidade pede músculos, mas não pode ser um corpo de halterofilista. Ele não pode perder mobilidade.

É preciso encontrar o ponto de equilíbrio. Depois que abriu mão das provas de 100m rasos, que pedem uma explosão muscular maior por um tempo mais curto, para se dedicar exclusivamente aos 200m, Aldemir precisa ser forte, mas também ter uma musculatura capaz de perder menos velocidade durante a prova.

Atleta do Vasco e carioca da Ilha do Governador, Aldemir não foi submetido apenas a mais sessões de musculação. Sua alimentação também mudou, para que ganhasse massa magra e perdesse gordura. Foi priorizado uma dieta mais proteica do que rica em carboidratos, segundo Vânia.

- Isso tudo faz parte do plano de treinamento que montamos para ele. Ele está preparado para fazer grandes Jogos - afirmou Vânia, técnica e "mãe" de Aldemir desde que ele tinha 12 anos.

O brasileiro competirá pela primeira vez nos Jogos do Rio na próxima terça-feira, quando disputará a prova eliminatória dos 200m rasos. Na quinta, correrá a eliminatória do revezamento 4x100m.



Fonte: Extra Online