Remo: Vascaínos brilham no 1º dia do Brasileiro de Barcos Curtos em SP

Sexta-feira, 08/04/2016 - 03:23
comentário(s)

Os clubes cariocas dominaram o primeiro dia do Troféu Brasil de remo, na Raia da USP, em São Paulo. Das 14 provas da fase eliminatória, na manhã desta quinta-feira, nove foram vencidas por barcos do Rio: cinco do Botafogo, três do Vasco e um do Loureiro. Os gaúchos do União ganharam duas baterias, com uma vitória do Paulistano, uma da Cepeusp e uma de Isabelle Camargo, ex-atleta do Flamengo que competiu pela CBR.

Apesar de os remadores do Botafogo vencerem quatro das oito baterias do Single Skiff Masculino – com Uncas Tales, Emanuel Borges, Lucas Verthein e Ailson Eráclito – fazendo duas dobradinhas, o melhor tempo do dia na prova foi do gaúcho Evaldo Becker, do União, que venceu em 7m08s41. Vasco (Jefferson Santos), Loureiro (Ronaldo Brito) e Paulistano (Matias Boledi) ganharam as outras eliminatórias, que classificaram os dois primeiros direto para as quartas de final.

O Botafogo conquistou sua quinta vitória matinal no Dois Sem Masculino, com os juniores Daniel Afonso e Bernardo Boggian superando cinco guarnições Sênior, quatro delas de Peso-Leve. Os unionistas Victor Ruzicki e Vinícius Delazeri – que representaram o Brasil no último Mundial Sub-23 – fizeram o melhor tempo do dia (6m43s32), com os vascaínos Thiago Almeida e Renato Azevedo ganhando a terceira bateria. Guarnições de Corinthians, Flamengo e Riachuelo também passaram direto às semifinais.

No Single Skiff Feminino, que não tem Fabiana Beltrame na disputa, a também vascaína Yanka Brito venceu em 7m55s81, mais rápida que Nathalia Rodrigues (Cepeusp) e Isabelle Camargo (CBR), vencedoras das outras duas baterias, com dois barcos do Flamengo e um do Corinthians ganhando a segunda vaga direta às semifinais em cada bateria.

À tarde, os barcos do Rio venceram cinco das 12 repescagens, com três triunfos do Botafogo, um do Vasco e um do Rema Campos. Os gaúchos do União venceram três (uma em guarnição mista com o Vasco, no Dois Sem), Pinheiros (SP), Saldanha da Gama (ES) e União de Natal (RN), ganharam uma repescagem cada, com Nathalia Barbosa vencendo como avulsa no Single Skiff Feminino.

Disputado em barcos Single Skiff, masculino e feminino, e Dois Sem, só masculino, com atletas de diferentes categorias na mesma prova, a competição serve de etapa classificatória para as finais do Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, no próximo domingo. Nesta sexta-feira de manhã serão disputadas as semifinais do Single Skiff Feminino e do Dois Sem Masculino, e as quartas de final do Single Skiff Masculino.

Fonte: Remo em Voga