Confira a íntegra da entrevista coletiva de Eurico desta 4ª-feira

Quarta-feira, 09/12/2015 - 18:26
comentário(s)

O presidente Eurico Miranda anunciou, na tarde desta quarta-feira, o que definiu como "reformulação geral" do departamento do futebol do Vasco. Em entrevista coletiva em São Januário, o mandatário confirmou a saída do gerente Paulo Angioni, o retorno de Isaías Tinoco, que havia deixado a base do Cruz-Maltino para trabalhar no Cruzeiro, e anunciou ainda o licenciamento do vice da pasta, José Luis Moreira.

Eurico, inicialmente, fez um pronunciamento. E reiterou a continuidade do treinador Jorginho e do auxiliar dele, Zinho. As mudanças visam uma nova estrutura interna para a temporada 2016, cujo maior objetivo do clube será o retorno a Série A do Campeonato Brasileiro.

- Tomei a decisão de fazer uma reformulação completa no futebol do Vasco. Já tínhamos resolvido já o problema do treinador e seu auxiliar, ambos continuam. Além do preparador que veio com eles (Joelton Urtiga). Tenho um vice de futebol que pediu para se licenciar. Já tinha me pedido antes, pedi para continuar até o final. Mas o Zé Luis optou pela licença, e está licenciado. Não terá outro no lugar dele até o seu retorno, já adianto isso. Houve uma decisão, então, da presidência no sentido de fazer essa reformulação. Paulo Angioni, o auxiliar dele, a preparação física, os que estão na logística... Todos aqueles que compõem hoje o departamento de futebol, vamos passar por reformulação total. Pode ser que um ou outro seja reaproveitado, mas a intenção é a reformulação completa - explicou Eurico.

Foram cerca de 40 minutos de entrevista. Ao justificar a escolha por Isaías para o cargo de gerente de futebol, o presidente falou em ''pessoa de sua total confiança'':

- Tem um ponto de partida. Não coloco em cargos principais qualquer pessoa que não seja da minha inteira e total confiança. E eu vou trazer uma pessoa que é da minha confiança, que é o Isaías Tinoco. Ele vem para assumi a gerência no futebol, não como diretor executivo que nós não tínhamos. Ele vem substituir o primeiro homem do futebol, que era o Paulo Angioni, o ex-gerente. Evidentemente que vamos ter reuniões com o Jorginho e Zinho. Quero parar com essas especulações, todas as matérias que vi sobre mudança no futebol foram absoluta especulação. Dito isto, a reformulação não é de uma pessoa, é geral.

Confira a íntegra da coletiva:

Vice presidência de futebol
Ele (Zé Luis) não saiu, pediu licença e não terá outro vice de futebol. Continuamos da forma como sempre. Outro vice não será nomeado. Além de precisar se dedicar mais aos negócios, ele não estava se sentindo bem por toda essa situação, pela pressão que existe no futebol. É de manhã, tarde e noite. Ele estava se sentindo incomodado, mas não teve em momento algum qualquer tipo de problema de relacionamento interno de diretoria, com as pessoas do Vasco. Sempre trabalhou e continua com uma ligação forte comigo. Sinto muito a falta dele nesse momento, mas ele continua o mesmo. A maior demonstração que eu dou de que isso não acontece, é o que deixei muito claro: ele se licencia, mas não coloco outro no lugar. Acredito que será por pouco tempo.

Acumular a presidência e a vice-presidência de futebol
Diria que sim, vai ser como acumula. O que vier a acontecer, tem que ser do meu conhecimento, com certeza. Posso até não ter a presença física, mas o que vier a acontecer vai te que ser do meu conhecimento.

Mudanças no departamento de futebol
Todos vão sair. Não tem um que não vai sair. Pode ser que saiam de seus cargos e na reformulação um ou outro seja reaproveitado. Mas todos vão sair. (No comando) Não tem mudança, porque continuo comandando. No futebol do Vasco mando eu e meu vice de futebol, que pediu licença. Se a coisa não deu certo, temos que reformular. Vou fazer isso. Único que estou trazendo e é de minha confiança, e posso noticiar, é o Isaías. Fora isso não tem ninguém cotado. Quem contrata no Vasco sou eu. Podem me dar sugestões, mas quem contrata sou eu. Estou aberto a sugestões. Ninguém mais contrata, até porque sou eu que pago.

Departamento médico
Optamos pela criação do Caprres, que já funciona e terá sua sede construída até abril. Ele cuida da parte científica, nada a ver com a logística do futebol, com a preparação de campo. É um projeto que continua e tem dado resultado. Terminamos o campeonato sem jogadores lesionados, o que demonstra a eficiência do departamento. Médicos e fisioterapeutas são do departamento médico, que é interligado ao futebol, mas é independente.

Isaías
Ele ainda não começou, deve ser amanhã (quinta-feira). Ainda vamos conversar direitinho.

Elenco inchado
Muito se fala que o Vasco tem 43 jogadores. Quero deixar claro que não investi um centavo em contratações em 2015. A não ser nos salários. A reformulação será também do próprio elenco. Cerca de 90% dos atletas que ficam sem contrato (20 no total, não terão o contrato renovado. Os contratos em vigor serão honrados. Se o treinador entende que algum com contrato não será aproveitado, veremos o destino deles.

Fair Play financeiro
Se o que o Goiás pleiteia tem fundamento legal, da forma como ele entrou, estou de acordo. Mas preciso saber qual a fundamentação. Uma coisa é a lei, outra coisa é a aplicação da lei. Pude dizer antes que um dos motivos que levou o Vasco a não ter condição de fazer investimentos no futebol, foi o fato de manter as obrigações em dia.

Se sente sozinho no comando após a licença de Zé Luis?
Acho que tenho até gente demais ao meu redor. Tenho uma maneira de conduzir o futebol e não vou mudar. Me dou muito bem com meus vice presidentes, diretores, assessores, mas o futebol, a maneira como vejo o futebol, eu blindo o futebol. se eu falasse que estou só, é por minha culpa.

Desafios de 2016
Na reunião do Conselho Deliberativo de ontem, houve um voto de louvor aos jogadores, ao treinador e ao seu auxiliar pela maneira que eles se comportaram nesse final, honrando a camisa do Vasco. O fato de ter o rebaixamento não tira o mérito do comportamento deles. Quanto ao desafio do próximo ano, tem uma certeza e não é frase de efeito: o Vasco volta à Série A. Isso eu não tenho a menor dúvida. É o planejamento que nós temos e vamos fazer por onde. É não é a volta a Serie A a unica coisa que pretendemos. Não queremos voltar com dificuldades.

Brasileirão 2015
O acerto foi um pouco tardio. Mas o Vasco deu uma demonstração de que se não tivesse tido um problema para além da metade do campeonato, se o comportamento fosse o mesmo apresentado após a virada, não teríamos tido problema. Não foi culpa de A B ou C. A responsabilidade pelo que ocorreu, foi minha. Eu tinha uma opção, ou eu saneava o clube, ou ia para a aventura. Optei por sanear. Não tinha como contratar. Se me disser que foi feita uma analise técnica do jogador… não foi. Era o que tinha no momento. Se esses jogadores que vieram nao deram certo, trouxemos outros, aparecia a oportunidade e nós contratávamos, desde que não fosse necessário investir.

Outros clubes não tinham como investir e fizeram uma campanha melhor...
Tá certo, uma coisa é administrar a Chapecoense, outra coisa é o Vasco, com todo o respeito. Pode não ser grande a diferença, mas é muito grande. Enorme. Jogador não vem para o Vasco, sem investimento, por falta de opção. Eles não vêm pro Vasco por falta de opção. Vem porque é o Vasco.

Mais investimentos em 2016?
Vai ter uma base, mas vamos ter uma política de trazer muito jogadores da base, vamos mesclar.Serginho, você me perguntou, tem chance de ficar. Tenho interesse. Os que tem contrato eu não tenho interesse em liberar. Vamos mesclar e puxar jogadores da base.

Qual a prioridade agora: novos profissionais para o futebol ou o novos jogadores?
Todos (do departamento de futebol) estão fora. Os novos profissionais nem vão participar disso, não vão influir na decisão do elenco. Vamos sentar com o Jorginho e ele vai chegar e colocar os jogadores que gostaria que permanecessem. A escolha é do treinador, com a participação do Isaías e comigo




Fonte: GloboEsporte.com