Basquete Base: Em 2005, Urubu apagou a luz do ginásio da Gávea e Vasco recebeu premiação do título estadual juvenil no escuro

Domingo, 25/01/2015 - 17:13
comentário(s)

Medalhas no Escuro

Não me estranha a recente notícia de que por uma votação mínima, em reunião entre clubes integrantes da Liga Nacional de Basquete, a qual organiza o NBB, ter vetado a participação do Vasco na Liga Ouro de 2015.

O Gigante da Colina ao longo de sua história sempre foi locomotiva e conquistou títulos em diversas modalidades esportivas, entre elas o basquete. Sendo o único clube brasileiro à jogar com um Campeão da NBA. Fato, que bem provável deve incomodar muita gente.

Dentre as manobras ou iniciativas desrespeitosas contra o cruzmaltino, me veio à memória a decisão do Estadual Juvenil de Basquete do ano de 2005. Na época, numa melhor-de-três contra o Flamengo, o Vasco, já com 2x0 de vantagem precisava de somente mais uma vitória para conquistar o título.

No dia 5 de setembro daquele ano, na finalíssima na Gávea, o Vasco venceu novamente os rubro-negros pelo placar de 69x65 (3x0 na série) e sagrou-se campeão da categoria no Rio de Janeiro. Uma partida disputada, digna da rivalidade entre os clubes.

Dentro de campo vitória normal na bola. Após o apito final, jogadores, comissão técnica, familiares e torcida comemoravam civilizadamente a conquista. Porém ao chegar o grande momento da entrega de medalhas, as luzes do Ginásio da Gávea se apagaram. Deixando todos num breu, tudo escuro. Me parecendo numa tentativa de jogar água no chopp da festa. Lamentável atitude.

Felizmente, havia uma pequena luz na mesa da arbitragem e pode-se entregar o troféu e os vascaínos no fim puderam entoar o tradicional grito de Casaca.

Vale lembrar que esta mesma base do juvenil, comandadas pelo técnico Christiano Medeiros, formaram a espinha dorsal da equipe adulta. Chegando à vencer o mesmo Flamengo profissional no Estadual daquele ano.



Fonte: Blog A Costeleta