Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 21/06/2010 - SEG - 21:23 - Oposição divulga nota sobre reunião do Conselho de Beneméritos

A nota abaixo foi publicada pelo site do Casaca, principal grupo de oposição da política vascaína. O texto original pode ser consultado neste link.

"“Novo Vasco” é posto em xeque na reunião do Conselho de Beneméritos

Uma sucessão de erros administrativos, um desastre político, concentração de poderes em quem não tem raiz vascaína e um “presidente” que ignora boa parte do que é feito em seu nome. Esse pode ser um resumo dos dois anos da administração Roberto Dinamite de acordo com depoimento do Primeiro Vice-Presidente do Vasco, Luso Soares da Costa, ao Conselho de Beneméritos. Luso também é benemérito e tem mais de 60 anos como integrante do quadro social do Vasco.

Além de relatar diversos casos que ajudaram a levar o clube à situação atual, Luso revelou que recebeu uma carta anônima e um CD contendo diversos trechos de gravações de reuniões da diretoria do Vasco. Na carta, o vascaíno relacionava uma série de fatos que deveriam ser revelados aos beneméritos do clube e dizia que tinha, pelo menos, quatro horas de gravações com revelações comprometedoras. Outro Grande Benemérito do Vasco, Sr. Nelson Gonçalves, também recebeu uma cópia do CD e repassou ao Presidente do Conselho, Eurico Miranda.

Luso Soares da Costa afirmou que sua discordância com o método de atuação da diretoria começou logo no início da administração, teve encontros com o “ presidente “ Roberto Dinamite relatando o que ocorria e que só não explicitou o que acontecia por respeito ao momento da Instituição, que lutava por patrocínios e buscava voltar à primeira divisão.

Esses são alguns dos principais trechos da fala do Primeiro Vice-Presidente, Luso Soares da Costa:

. Concentração de Poderes – Luso relatou o caso em que o advogado Luiz Américo foi diretamente ao Segundo Vice-Presidente, José Hamilton Mandarino, pedindo remuneração, mesmo sendo Vice Jurídico, o que é proibido pelo estatuto. Antes, o próprio Luso tinha afirmado a Luiz Américo da impossibilidade de um Vice-Presidente ser remunerado. Meses depois, o caso estourou com uma denúncia no CASACA. Luso entendeu que, além de já controlar o setor administrativo, Mandarino também passava a ter influência no Jurídico. Ao mesmo tempo, com a saída de Benjamin Nazário, Mandarino acumulou naquele segundo semestre de 2008 a Vice de Finanças. Logo depois ficou com o futebol.

. Pinilla – Luso revelou que, numa clara demonstração de que já controlava o Vasco, o Sr. José Hamilton Mandarino contratou um jogador sem nunca tê-lo visto jogar. Diz o Sr. Luso que a declaração de Mandarino foi a seguinte: …“ Esse f.d.p. do Tita não deixa contratar ninguém. Eu peguei e trouxe esse Pinilla ( jogador chileno de péssima passagem no clube ), mesmo sem nunca ter visto ou ouvido falar, só pra ferrar com ele”… Luso classificou como “ tenebrosos “ os meses do segundo semestre de 2008 que levaram o Vasco ao único rebaixamento de sua história.

Dinamite assina sem saber – . O Primeiro Vice-Presidente, Luso Soares da Costa, disse que no final de 2008 começaram contratações com salários altíssimos para a disputa da Segunda Divisão. Num diálogo com o “ presidente “ ele levantou o caso do lateral Paulo Sérgio:

Luso – “ Roberto, você sabe quanto vão pagar a esse lateral?

Roberto – Não

Luso – 120 mil por mês.

Roberto – Não pode ser “

Foi. Assim como outros contratos milionários que foram assumidos sem que o Vasco tivesse condições para tal.

Vasco-Barra – Luso disse que procurou o proprietário do VascoBarra e fez uma proposta: o Vasco voltaria a pagar o aluguel e dividiria os atrasados para pagamento a longo prazo. O proprietário gostou e ficaram de acelerar os entendimentos. Mas, o “vice-presidente “ José Hamilton Mandarino pediu que ele saísse do caso e deixasse com o Jurídico. Numa reunião de diretoria chegaram a falar que o clube tinha que comprar o local. Não se sabe como, já que nem aluguel pagava. Resultado: o Vasco perdeu o seu centro de treinamento.

Luso Arenas – Luso Soares da Costa reconheceu que a antiga diretoria tinha iniciado entendimentos com a empresa Luso Arenas e que já estava praticamente pronto um Protocolo de Intenções para a reforma de São Januário. Como já se sentia isolado na diretoria, Luso formou uma comissão de engenheiros vascaínos para que analisassem o protocolo. A comissão avaliou bem o trabalho, mas a diretoria ignorou e o Vasco perdeu a chance de reformar S. Januário.

Jurídico – A pedido da própria diretoria, Luso convidou o desembargador aposentado Ney Moreira da Fonseca para o cargo de Vice-Presidente Jurídico. Depois, disseram que era preciso nomear o advogado Nelson de Almeida para “ ter alguém que batesse no Eurico “. Luso argumentou que Nelson poderia ser um Assessor da Presidência. No dia em que Ney Moreira da Fonseca foi a São Januário, o “ presidente “ Roberto Dinamite fez a indelicadeza de “ desconvidar “ o desembargador. Logo depois, foi nomeado Nelson de Almeida.

Habib`s – Luso afirmou que esteve conversando com o presidente do Habib`s em São Paulo sobre a questão da parceria do Vasco com a empresa e que o dono do Habib`s aceitou que se retirasse a logo da empresa da manga da camisa, mantendo livre aquele espaço para o Vasco pôr nele um outro patrocinador, mas mantendo total interesse de mesmo assim continuar com a parceria. Ao informar sobre o acordo à diretoria do Vasco esta – para surpresa dele, Luso – preferiu a discussão jurídica do contrato, ao invés da manutenção dar parceria.

BWA – Luso afirmou que o Sr. Nelson Rocha pouco tempo após assumir a vice-presidência de finanças apareceu com um contrato firmado junto a empresa BWA e este foi assinado pelo clube sem que se discutisse qualquer coisa a respeito (considerado pelo Conselho Fiscal como lesivo ao Vasco).

Plano de sócios – Após o Vasco ter assinado com a empresa que fizera o programa de sócios do Internacional-RS, entre outros, por decisão de Olavo Monteiro de Carvalho foi escolhida uma outra empresa “Torcedor Afinidade” para desenvolver o novo plano de sócios (considerado pelo Conselho Fiscal como lesivo ao Vasco).

Ao final do pronunciamento, o Presidente Eurico Miranda e vários beneméritos consideraram graves as afirmações do Primeiro Vice-Presidente e extremamente preocupante o momento do Vasco. O Conselho considera fundamental que sejam dadas as explicações até hoje não encaminhadas aos Poderes do Clube.

———————

O Conselho de Beneméritos aprovou proposta do Presidente Eurico Miranda de solicitar informações ao Conselho Fiscal sobre a venda do meio-campo Souza. Eurico relatou que, ao deixar a Presidência do Vasco, já havia entendimentos para a renovação de contrato do jogador, que era inteiramente do clube. Agora, veio a informação através do Sr. José Hamilton Mandarino que o empresário Carlos Leite tem 50% ( cinqüenta por cento) do total. Eurico considerou grave o prejuízo para o Vasco e pediu que o Conselho Fiscal solicite informações à Diretoria Administrativa.

*Não estiveram presentes à reunião o “presidente” do Club de Regatas Vasco da Gama, Carlos Roberto de Oliveira e o presidente do Conselho Deliberativo, José Carlos Osório (este por motivo de saúde segundo foi informado ao Conselho).
"

Fonte: Casaca

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 19:11 - Com reforço de juniores, PC comanda treino com bola em Mangaratiba
Próxima: 21:34 - Luso nega impeachment e revela gravações; Mandarino reage