Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 31/03/2010 - QUA - 05:15 - Tênis de Mesa: Vascaínos faturam ouro e bronze na 1ª etapa do Ranking

O tênis de mesa do Rio de Janeiro deu início à sua temporada de 2010 neste último domingo, 28 de Março com a competição de Ranking, onde os atletas são separados por idades, as disputas entre os clubes começou e teve belíssimas disputas e grandes promessas para este ano. Foram mais de 110 inscritos nesta primeira etapa.

Grande destaque para a equipe do Fluminense que, dos 11 títulos em disputa, venceu 6. A equipe da casa, Marina Barra ficou com dois títulos.

No Feminino Hideco Takemura e Letícia Groke foram as campeãs.

A experiência de Hideco Takemura mais uma vez falou mais alto. No Adulto feminino onde as disputas foram em único grupo, Hideco superou Ângela Moreira (Universidade Severino Sombra) e Jéssica Homem (Magnólia) por 3-0 levando mais uma vez o título para a Associação Takemura Nakazato (ATN). Ângela Moreira ficou em segundo lugar e Jéssica em terceiro.

Já no Infantil a grande vencedora foi Letícia Groke (NÁUTICO). A forte atleta de Volta Redonda venceu todos os seus jogos por 3-0 não dando chances às suas adversárias.

O equilíbrio foi grande no entanto para as outras colocações. No pódio foram 4 atletas de 4 clubes diferentes, fato que só viria a ocorrer novamente no Veteranos 40.

Paloma Castriotto (FLU) ficou com o segundo lugar enquanto Thauany Correa (MAGNÓLIA) e Paula Takemura (ATN) ficaram com a honrosa terceira colocação.

Fluminense domina Pré-mirim e Mirim.

Diego Dias (FLU), grande favorito para o título do Mirim, não decepcionou e venceu Alexandre Monção (HEBRAICA) em um excelente jogo vencido por 3-2.

Os estreantes Paulo Simões e Bruno Gianoti, ambos do Fluminense, ficaram com a medalha de bronze.

Paulo Simões por sinal estreou com o pé direito. Além do bronze na categoria Mirim, conquistou o ouro na sua categoria de origem, a Pré-mirim, derrotando Rodrigo Mitre, também do Fluminense, na decisão por 3-0.

Completaram o pódio Fernando Kubo (NIKKEI) e Felipe Rosmam (ATN).

Em dia inspirado, Jefferson Bento vence no Infantil.

Jefferson Bento (FLU) já fez boas apresentações nas competições da FTMERJ várias vezes. Porém, arrisco dizer, nenhuma no nível desta do último Domingo.

Jefferson ganhou a categoria Infantil sem grandes dificuldades jogando com muita segurança, maturidade e tranqüilidade.

O jovem tricolor já tinha jogado a categoria Adulto pela manhã, onde passou por Fábio Nakazato por 3-0 e poderia ter vencido Marcelo Ribeiro por 3-0. Eventualmente Jefferson, bravamente, acabou perdendo por 3-2.

O outro finalista da categoria Infantil foi João Sampaio (FLU), outro jovem que vem mostrando grande desenvolvimento em seu jogo.

Matheus Pacheco (VASCO) e Mateus Ferreira (FLU) ficaram em terceiro lugar.

Hugo Calderano e Eduardo Cazeiro decidem o Juvenil Masculino.

Mesmo sendo o mais jovem na categoria, não havia como discutir o grande favoritismo de Hugo Calderano (que é da categoria Infantil) no Juvenil. “Favoritismo não vence jogo” alguém pode dizer. E com muita propriedade, pois foi mais ou menos o que se pôde ver.

Na fase de grupos Hugo enfrentou seu colega de Fluminense Eduardo Cazeiro e foi derrotado por 2 sets a 1. Eduardo por sua vez perdeu (ainda no grupo), em uma acirrada partida, para Matheus Moura (NÁUTICO) após estar vencendo o set decisivo por 10-6.

No final do grupo Hugo e Eduardo se classificaram para as semi-finais contra Hélio Travessa (FLU) e Ian Almeida (NÁUTICO), respectivamente.

Hugo passou facilmente por Hélio enquanto Eduardo passou por outra dura batalha contra Ian Almeida, tendo matchpoint contra. No final Eduardo venceu por 3-2 e encarou seu colega na final. Mas então prevaleceu o favoritismo de Calderano, que venceu por 3-1 e ficou com o ouro.

Em uma final decidida nos detalhes e na garra, Marcus Fernandes fatura o Juventude.

A decisão da categoria Juventude colocou frente à frente dois jovens jogadores com estilos parecidos e decididos a vencer.

Marcus Fernandes (FLU) derrotou Bernardo Fogel (MARINA) em 5 sets de tirar o fôlego. Uma bela partida para quem aprecia jogadores atacantes e belos rallies.

Foi o primeiro título de juventude do atleta tricolor que, junto com Fogel, disputa o primeiro ano da categoria.

Leandro Fernandes (FLU) e André Bueno (ATN) ficaram com a medalha de bronze.

Omar Barbosa fatura título para o clube da colina.

Representando o Vasco da Gama, Omar Barbosa fez uma impressionante campanha na categoria Veteranos 40. Vencendo 2 dos principais favoritos em seu caminho até a final – Possivelmente o melhor jogo da competição foi o de 4as de final decidida por 12-10 no 5º set contra Cláudio Beznos (FLU) e semi-final contra Sérgio Gomes (MARINA) – Omar chegou à decisão contra José Correa (FLU), vencendo por w.o.

José Correa alegou muito cansaço e não disputou a final. Antes, na semi-final, Correa passou por Gilson Araújo (ATN/Olaria) por 3-2.

Entre os veteranos 50, Marcílio Luz foi o melhor

Líder do ranking estadual de veteranos 50 em 2009, Marcílio Luz (Marina) voltou a vencer em 2010. Após derrotar seu irmão e colega de clube na semi-final, Mário Luz, Marcílio venceu seu novo companheiro na equipe do Marina Barra Clube, Jonas Pinheiro.

Completou o pódio o experiente Cézar Villaça (Club Municipal).

Márcio Pinto vence o Sênior mais uma vez. O oponente? Novamente Fábio Nakazato.

Em 2009 o grande confronto que deciciu a categoria Sênior foi entre Fábio Nakazato (ATN/Olaria) e Márcio Pinto (MARINA). Parece que em 2010 a história não será diferente.

Após duas belíssimas e disputadas semi-finais entre Jayme Amaral x Fábio Nakazato e Márcio Pinto x Windeson Silva, ambas decididas no 5º set, Fábio e Márcio se encontraram mais uma vez.

Diferente de outros jogos entre os dois, não foi uma partida muito equilibrada e disputada. No final um sorridente Márcio Pinto comemorava com seus colegas de equipe a vitória de 3-0 sobre o rival.

Jayme Amaral e Windeson Silva, ambos da ATN/Olaria fizeram excelentes apresentações tanto no Sênior quanto na categoria Adulto e merecidamente levaram a medalha de bronze.

Após show da garotada, Hugo Calderano vence mais uma vez o Adulto.

Não vale mais a pena chamar Hugo Calderano de “promessa” ou de “surpresa” da competição. Hugo Calderano hoje é uma realidade. Após os 77 jogos realizados na categoria, Hugo venceu.

Apesar das ausências de Bruno Vital e Fernando Ribeiro, dois dos favoritos, Hugo Calderano mostra cada vez mais segurança e versatilidade em seu jogo. Não foi uma de suas melhores apresentações, mas foi o suficiente para passar por Jayme Amaral (ATN) por 3-2 nas 4as de final, André Moreira (FLU) na semi-final por 3-1 e pelo jovem Eduardo Cazeiro na final 3-0, se sagrando novamente o mais jovem campeão de Adulto no Rio.

Eduardo Cazeiro por outro lado pode ser considerado, se não o grande destaque da competição, um dos maiores destaques. “Duduzinho” como é mais conhecido derrotou Hugo Calderano na 1ª fase da categoria juvenil. No Adulto, Duduzinho superou o último campeão de 1ª divisão, Enock Andrade (FLU), por 3 sets a 0 nas 4as de final antes de passar por Marcelo Ribeiro (FLU) por 3-1 na semi-final e colocar esses dois jovens talentos na decisão do Adulto.

Vale ressaltar outros resultados como a vitória do jovem Jefferson Bento por 3-0 sobre o experiente Fábio Nakazato e, em uma excelente apresentação contra Marcelo Ribeiro, sendo derrotado apenas no 5º set.

Samuel Cardoso(FLU) conquistou uma grande vitória sobre o forte atleta da ATN, André Ribeiro. O inverso ocorreu quando o atleta da ATN Jorge Guedes venceu pela primeira vez após muitos confrontos o tricolor Clayton Sereno. Jayme Amaral passou pelo eventual campeão de Sênior, Márcio Pinto enquanto Windeson Silva mostrou muita velocidade e agilidade vencendo o campeão brasileiro do rating G, Renê Silva.

Esses primeiros resultados mostram a renovação do tênis de mesa do Rio, com grandes jovens promessas. Também mostra que 2010 será um ano cheio de surpresas e grandes apresentações de todos os jogadores.

Fonte: Site da FTMERJ

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 03:03 - Ceará e Corinthians-PR decidem quem vai pegar Vasco ou ASA-AL
Próxima: 08:25 - Mário Piragibe não é mais o representante do Vasco na FFERJ